14.5 C
São Paulo
5 de julho de 2020
Início Site

Calendário Lunar Fevereiro 2020

0
Calendário Lunar Fevereiro 2020
O calendário lunar mostra todas as Fases da Lua do mês Fevereiro de 2020
Hora em Brasília:

O calendário lunar abaixo mostra todas as Fases da Lua do mês Fevereiro de 2020. Clique em qualquer dia e obtenha informações detalhadas.

Você pode conferir uma porcentagem aproximada da iluminação da lua visível da Terra, a idade da Lua, a distancia e as constelações lunares de cada dia. Você também pode imprimir ou baixar em alta resolução o Calendário Lunar Fevereiro 2020 em formato PDF ou PNG.

CALENDÁRIO LUNAR DO MÊS DE FEVEREIRO 2020
SE Do Se Te Qu Qu Se
5 01 50% visível.
Dur. 7 dias
6 02 60% visível. Dur. 8 dias 03 69% visível. Dur. 9 dias 04 78% visível. Dur. 10 dias 05 87% visível. Dur. 11 dias 06 88% visível. Dur. 11 dias 07 95% visível. Dur. 13 dias 08
99% visível. Dur. 14 dias
7 09 LUA CHEIA
Dur. 15 dias
10 99% visível. Dur. 16 dias 11 94% visível. Dur. 17 dias 12 87% visível. Dur. 18 dias 13 72% visível. Dur. 20 dias 14 61% visível. Dur. 21 dias 15
50% visível.
Dur. 22 dias
8 16 39% visível. Dur. 23 dias 17 29% visível. Dur. 24 dias 18 20% visível. Dur. 25 dias 19 12% visível. Dur. 26 dias 20 8% visível. Dur. 27 dias 21 4% visível. Dur. 28 dias 22
1% visível. Dur. 29 dias
9 23 LUA NOVA
Dur. 0 dia
24 1% visível. Dur. 1 dias 25 4% visível. Dur. 2 dias 26 8% visível. Dur. 3 dias 27 14% visível. Dur. 4 dias 28 22% visível. Dur. 5 dias 29
31% visível. Dur. 6 dias
Calendário lunar fevereiro 2020, as informações corresponde ao Hemisfério Sul (UTC−3).
Quarto Crescente 01: Cresc  Lua Cheia 09: Cheia  Quarto Minguante 15: Ming  Lua Nova 23: Nova

Calendário da lua 2020



Imprimir Calendário Lunar 2020 (PDF)

Modelo de calendário para impressão.

Fases da Lua mês Fevereiro 2020

Calendário Fases da Lua mês Fevereiro 2020

Calendário Lunar com todas as Fases da Lua do mês fevereiro de 2020. As informações corresponde ao Hemisfério Sul (UTC−3).

Calendário Fevereiro

Calendário Fevereiro

As chamadas fases da lua ou lunar são a mudança da parte visível do satélite devido à interação entre os movimentos da lua, do sol e da terra. O ciclo completo dura 29,5 dias.

Sequência da Lua para Fevereiro de 2020

Fases da lua do mês de Fevereiro 2020
Sequência da Lua no Calendário Lunar em Fevereiro 2020

Se levantarmos os olhos para o céu e observarmos a lua, podemos ver que sua aparência nunca será a mesma da semana anterior: poderia estar menos cheia ou, pelo contrário, cair.

Em alguns momentos, podemos nem mesmo vê-la ou notar apenas uma fatia luminosa muito fina: isso acontece porque a lua está em movimento contínuo e sua orientação em relação ao sol e à Terra varia ao longo de um mês.

Essas mudanças que podemos observar na lua correspondem às fases lunares e são repetidas em um intervalo de tempo correspondente a cerca de 29 dias, o que já citamos anteriormente, depois a um mês mais ou menos.

Afinal, o nosso calendário foi criado precisamente com base nas fases da lua e é por isso que os meses têm essa duração! Quando falamos de lua cheia, lua minguante, lua crescente e lua nova, sempre nos referimos às fases lunares, mas na realidade também há outras.

Esses 4 são os fundamentais, então hoje vamos vê-los um a um, especificamente, para esclarecer todas as suas dúvidas.

Fase da Lua Quarto Crescente em Fevereiro 2020

Essa fase da lua ocorrerá entre 01 e 08 de fevereiro, constituindo a fase inicial para o mês, e é definida como o momento em que a lua atingiu o primeiro quarto de sua órbita ao redor da terra.

E é daí que vem o nome. É também chamada “Half Moon”, pois podemos ver exatamente 50% da superfície da lua iluminada. Quer você veja a metade esquerda ou direita iluminada, depende de vários fatores, incluindo sua localização.

A menor diferença entre a maré alta e a baixa, também conhecida como maré baixa, ocorre em torno das luas de 2 quartas.

Fase da Lua Cheia em Fevereiro 2020

A lua cheia aparece no céu noturno no dia 09 de fevereiro, quando o sol e a lua estão alinhados em lados opostos da terra, sendo a mais bela e atraente das fases da lua em fevereiro de 2020.

Mas como a lua cheia pode estar durante o dia?
Tecnicamente, esse alinhamento dura apenas um momento. No entanto, a lua pode parecer cheia um dia antes ou depois, enquanto mais de 98% do disco da lua está iluminado.

Quando uma lua cheia ocasionalmente passa pela sombra da terra, causará um eclipse lunar, um espetáculo esplêndido de se ver que certamente encherá os olhos de cada pessoa que o contemplar.

Quando a lua cheia se aproxima os pontos de sua órbita que estão mais próximos ou mais distantes da terra, nós a chamamos de supermoon ou micromoon, respectivamente, termos que podem ser traduzidos como “grande lua” ou “lua pequena”.

Fase da Lua Quarto Minguante em Fevereiro 2020

ocorre no momento em que a metade oposta da Lua é iluminada em comparação com a Lua do Primeiro Quarto. Nesse período o sol ilumina menos da metade da parte visível da Lua durante a fase da Lua e, às vezes, você pode ver o brilho da Terra no resto da Lua no final.

Fase da Lua Nova em Fevereiro 2020

A lua nova é a primeira fase primária e ocorre no momento em que o sol e a lua estão alinhados, com o sol e a terra em lados opostos da lua.

Essa é a fase da lua que acontecerá entre 23 de fevereiro e 1º de março, constituindo-se assim o “fechamento” das fases da lua para março de 2020

Uma lua nova normalmente não pode ser vista da terra, já que somente o lado escuro da lua enfrenta nosso planeta neste ponto. Às vezes, se a lua nova estiver perto dos nós lunares de seu caminho, isso pode causar um eclipse solar, que certamente você gostará de ver, se é que nunca presenciou um.

A maior diferença entre a maré alta e a baixa, também conhecida como marés primaveris, ocorre em torno da lua nova e da lua cheia.

E é isso o que tínhamos a lhe falar sobre esse tema! Esperamos que tenha sido proveitoso e que você continue contando com os nossos serviços para lhe ajudar a conhecer mais sobre as fases da lua. Continue navegando pela nossa página e descubra tudo o mais que podemos repassar para você!

A influência da Lua nos signos

Ciclos menstruais irregulares, tire todas as suas dúvidas

0
Ciclos menstruais irregulares
Ciclos menstruais irregulares
Imagem: Reprodução br.freepik

Todas as mulheres após os 10 anos até próximos aos 50 anos menstruaram. E isso, é tema de muitas dúvidas até para as mulheres que já menstruam há algum tempo. Isso acontece porque as alterações hormonais, doenças e outros fatores, podem mudar nossa menstruação.

A menstruação ocorre porque mensalmente há uma descamação do revestimento uterino, esse revestimento é conhecido como endométrio

O endométrio é preparado mensalmente para receber um óvulo fecundado, ou seja, para a gestação. Quando o óvulo não é fecundado, cerca de 14 dias após essa liberação do óvulo, ocorre a menstruação. Mensalmente esse processo é repetido, liberando novos óvulos para uma nova gestação.

Durante esse período várias coisas podem causar mudanças, no ciclo menstrual e na formação do endométrio. Vamos falar de alguns problemas comuns que pode acontecer durante a menstruação e quando você deve buscar ajuda médica especializada.

Quanto tempo em média dura um ciclo menstrual?

A média comum para a duração de um ciclo menstrual é cerca de 28 dias, mas algumas mulheres têm ciclos de 25 dias, outras podem chegar a 45 dias.

A menstruação em si, também pode variar de 4 a 7 dias, a intensidade do fluxo também pode ser diferente em cada mulher. Fatores como cheiro e cor podem ser alterados por fatores como hormônios ou emocionais.

Menstruações com duração de mais de oito dias são consideradas prolongadas e quando não acontece de maneira regular, procure consultar seu ginecologista. Quando a menstruação dura apenas um dia, não é considerada uma menstruação, e sim um sangramento de escape.

Fatores externos como estresse, doenças, alterações hormonais, podem interferir nos ciclos menstruais, assim como na menstruação. Geralmente os primeiros ciclos menstruais são irregulares, depois eles se regulam, se após um ano não regularem procure um médico.

Menstruar mais de uma vez no mês é normal?

Mulheres que tem o ciclo menstrual mais curto, cerca de 25 dias podem menstrual até duas vezes no mês. Isso é bem comum, ainda mais no início dos ciclos menstruais, o desequilíbrio hormonal é o que causa essa irregularidade.

Essas alterações hormonais podem causar mudança na quantidade do sangramento, assim como na cor e no cheiro. Quando essas características estiverem muito alteradas o mais correto é buscar orientação médica.

O volume do fluxo ainda pode sofrer alterações logo após o parto, mas nas mulheres adultas essas alterações são incomuns de acontecer.

Caso essas alterações ocorram podem ser causadas por algumas doenças como mioma, câncer uterino, ovários policísticos, cistos no ovário, cirurgias no ovário ou laqueaduras. Fatores como medicamento, excesso de estresse também pode contribuir para essas alterações. Quando realizar uma consulta ginecológica é sempre bom informar para o ginecologista essas informações.

Minha menstruação atrasou, estou grávida?

A maioria das mulheres quando tem um atraso menstrual, logo pensam em uma gestação. Mas a gestação não é o único motivo que pode levar a um atraso menstrual.

Mudanças na rotina diária, o início de uma nova atividade física, estresse, mudança no trabalho, na alimentação, todos esses fatores podem interferir.

Algumas doenças como depressão, anemia, alterações psicológicas, cisto no ovário, ovários policísticos, ansiedade, dietas desequilibradas e doenças no útero. A própria preocupação em estar grávida pode levar a mulher a ter um atraso menstrual.

Quando esses atrasos não são regulares, pode ficar tranquila, mas quando eles começam a ser frequentes o correto é buscar orientação médica.

Se a irregularidade e os atrasos não forem identificados por mudanças externas, provavelmente o médico indicará que seja realizado o tratamento com pílulas anticoncepcionais.

O anticoncepcional auxilia no controle do fluxo e ajuda a regular produção dos hormônios.

Posso menstruar mesmo estando grávida?

Muitas mulheres se assustam com a notícia de uma gestação, mesmo estando menstruando normalmente. A menstruação durante a gestação é bem comum de acontecer. Principalmente nos três primeiros meses da gestação, essa menstruação é conhecida como menstruação de escape.

Essa menstruação acontece porque o corpo ainda está habituado a realizar o processo da menstruação e com isso ainda pode ocorrer fluxo. O fluxo da menstruação durante a gestação costuma ser menor que o fluxo normal.

Além do fator hormonal existem outras causas que podem levar a mulher a menstruar. Como uma gravides ectópica, a adesão do óvulo na parede uterina, relação sexual intensa, exame de toque ou ultrassom. Medicamentos como heparina, aspirina ou anticoagulantes. Em casos de reprodução assistida, infeções no colo do útero, na vagina ou até aborto.

Se a gestação está com mais de 37 semanas pode ser um aviso de parto pré-maturo.

E a menstruação pós-parto com ela acontece?

Essa questão dependerá se a mulher está ou não amamentando. Após o parto a mulher começa a ter um sangramento comum. Esse sangramento pode durar até 30 dias, a intensidade pode variar em cada mulher, sendo alguns bastante abundantes.

Algumas mulheres que estão amamentando podem ficar até um ano sem menstruar, mas lembrando, mesmo sem menstruação podem ficar grávidas, por isso, cuidado.

Mulheres que não podem amamentar, voltam a ter ciclos menstruais um mês após o parto, inicialmente essa menstruação será irregular. Podendo ser adiantada ou pode vir mais de uma vez no mesmo mês.

O comum é que esse ciclo da menstruação volte a regularidade do seu corpo em torno de três a seis meses. Caso passe esse período e ele não volte a ser regular como antes da gestação, procure orientação médica. Alterações na cor e odor também precisam de atenção.

Menstruação escura e com coágulos é normal?

A menstruação geralmente é rosada ou em tons de vermelho, quando a cor está mais para preto, marrom ou tipo uma “borra de café”, alguns fatores podem estar influenciando.

Alteração da pílula hormonal, alteração dos hormônios, que podem ser causadas por medicamentos, doenças ou fatores esternos.

Fatores psicológicos, estresse, depressão, doenças como endometriose, miomas, cistos e até a gestação pode causar alteração na coloração. Nos últimos dois dias essa alteração da cor pode ser normal.

Já a questão do coágulo, em algumas mulheres pode ser normal, quando o fluxo é mais intenso. Isso acontece porque o sangue coagula antes de sair do corpo da mulher, mas pode ser alguma doença.

 Agora se os coágulos forem grandes demais ou em quantidade elevada o mais correto é consultar um ginecologista para verificar. Os tamanhos dos coágulos podem variar de entre 5mm, chegando até 4 centímetros.

Menstruação faz bem para saúde?

A menstruação feminina é um evento normal para o corpo da mulher, é o processo de liberação do endométrio que não foi utilizado, ou seja, não ouve uma fecundação.

É uma ação fisiológica comum, fazendo parte do ciclo de fertilidade da mulher, todas as mulheres iram passar anos da sua vida menstruando. Algumas passaram de uma maneira tranquila, outras sofreram mais com os sintomas da TPM ou das cólicas.

A menstruação em si não faz mal, somente em casos de menstruação excessivas que podem causar anemia. O uso excessivo de hormônios para que a mulher não menstrue pode elevar o risco de câncer.

Ela é como se fosse uma limpeza uterina, retirando toda essa camada de endométrio velha. Para a menstruação é mais recomendada em casos que as cólicas são intensas, que os sintomas da TPM são difíceis de controlar ou em caso de SOP.

É possível engravidar com ciclo menstrual irregular?

Para mulheres que tem o ciclo menstrual irregular, engravidar pode não ser uma tarefa tão simples. Já que o período irregular pode dificultar a fertilidade e a fecundação.

Cada ciclo pode ser irregular por motivos diferentes e isso pode atrapalhar que o casal pode conseguir uma gestação.

Quando o ciclo é irregular é mais difícil de saber quais serão os dias da ovulação. As alterações podem ser causadas por doenças no sistema reprodutor, alterações hormonais, excesso de atividade física, estresse, hipotireoidismo, hipertiroidismo, SOP, alterações na alimentação.

Essas alterações no ciclo podem levar a mulher a não ter ovulação, para que a mulher possa tentar calcular a ovulação ela pode usar a calculadora menstrual.

Confira a Calculadora e calendário do ciclo menstrual

Ela precisará de mais tempo, cerca de um ano acompanhando para que ela possa conseguir prever esse período. Observe sinais como dor no ventre, muco cervical, aumento libido, elevação da temperatura.

Cólica menstrual quando é normal?

A cólica menstrual também é conhecida como dismenorreia, ela acontece porque o corpo libera uma substância chamada de prostaglandina. Ela faz com que o útero tenha a contração para eliminação do endométrio.

Cerca de 50% das mulheres sofrem com cólicas menstruais de intensidades diferentes. A cólica pode ser primária ou secundária, a primária é quando a cólica é causada pelo aumento da prostaglandina.

A causa secundária é quando ela causada por alterações patológicas dentro do sistema reprodutivo, como tumores, fibromas, entre outras.

A dor da cólica pode ser intermitente e aguda, em algumas mulheres a dor pode ser incapacitante com curtos períodos de acalmaria.

As cólicas podem vir associadas a vômitos, náuseas, dores de cabeça, inchaço, nas mamas. Algumas mulheres podem precisar de hospitalização para controle da dor. Quando as cólicas permanecerem por muitos ciclos de forma intensa, procure ajuda médica para verificar alguma doença.

Você sabe em qual fase do seu período menstrual você está?

0
A primeira menstruação

A maioria das mulheres, não fazem ideia em qual fase do seu ciclo menstrual ela está. Está informação é extremamente importante para ajudar no controle dos sintomas hormonais referentes a cada fase. O início da fase menstrual os ciclos são bem irregulares e com o tempo eles se tornam mais regulares. Algumas mulheres podem ter sintomas mais intensos que outras, esses sintomas são conhecidos como TPM.

Para saber em qual período do seu ciclo menstrual você se encontra é importante que o conheça, para isso o calendário menstrual pode ajudar. Através do calendário menstrual você saberá em qual fase do seu ciclo está. O calendário menstrual pode ajudar a evitar ou a planejar uma gestação, a se preparar para os sintomas da TPM e não ser pega de surpresa. Vamos falar um pouco sobre cada fase do período menstrual, como usar o calendário menstrual e tirar dúvidas sobre cada fase.

O início de tudo: A primeira menstruação

A primeira menstruação

A primeira menstruação deve ocorrer por volta dos 12 anos, mas hoje é bem comum que ocorra por volta dos 9 anos em algumas meninas. Essa precocidade menstrual acontece devido a fatores hormonais, influencia alimentar ou estilo de vida.

Essa primeira menstruação é chamada de menarca e geralmente antes que ela aconteça alguns sinais se tornam visíveis. Entre eles pelos pubianos, crescimento das mamas, aumento de peso e dos quadris.

Junto com essa primeira menstruação a menina geralmente sente dores abdominais mais intensas, sentimentos como irritabilidade, tristeza podem surgir. Raramente é necessário intervir com medicações, na maioria dos casos a bolsa de água quente ajuda.

Quando a menina estiver próxima à fase da primeira menstruação, ela deve ser preparada com uma boa conversa e estar sempre com um absorvente na bolsa.

Essa conversa evita que a menina passe por constrangimentos durante essa fase e torna o processo muito mais natural.

Características da menstruação: Preciso me preocupar?

Seja na primeira menstruação ou na milésima, sempre devemos nos preocupar com alterações de cor e cheiro da menstruação.

A cor da primeira menstruação pode assustar um pouco. Já que ele tem uma coloração marrom escuro, mas logo a coloração deve alterar para tons de rosa ou vermelho. O tom escuro tem mais a ver com questões hormonais, por isso não gera preocupações. Já a em relação ao odor, a menstruação tem um cheiro característico. Deve se tornar uma preocupação quando o cheiro ficar forte demais, como o cheiro de um peixe podre, aí precisa de atenção médica.

Quando há mudanças nas características comuns da menstruação pode se tratar de quadros infecciosos. Por isso é necessário realizar uma consulta médica, para verificar se há qualquer alteração importante. Outro ponto que deve ser observado é a questão do fluxo, se tiver alteração significativa, para mais ou para menos consulte um médico.

Calendário menstrual: O que é?

Esse é um método utilizado para prever com maior precisão o momento em que a próxima menstruação irá acontecer. Ou para as mulheres que desejam engravidar, em qual momento elas estarão no período fértil.

Para que o método funcione a mulher precisa ter um controle sobre a duração do período menstrual, que se caracteriza pelo primeiro dia da última menstruação e o período total do fluxo.

Assim é possível calcular quando será a data da próxima menstruação e o dia em que a mulher estará em um período fértil e ovulando.

Esse cálculo é mais fácil quando a mulher tem um período menstrual regular, significa que ela tem o mesmo tempo entre todos os ciclos.

Mas fique tranquila, mesmo que você não tenha um período tão regular é possível calcular da mesma maneira. Com esse calendário você saberá quando ficará menstruada ou se quiser engravidar fica mais fácil saber o período ideal.

Calendário menstrual: Funciona para quem toma anticoncepcional?

O método utilizado para criar um calendário menstrual se resume em considerar os ciclos em que a ovulação acontece. As mulheres que usam os anticoncepcionais o período de ovulação não acontece.

Outros métodos contraceptivos que não hormonais não atrapalham para o cálculo da tabela.

A partir da realização desse calendário a mulher pode conhecer mais seu corpo, já que o ciclo menstrual de cada mulher é diferente. Assim como os sintomas sentidos por ela, como a TPM. Com essas informações a mulher também consegue observar quando a mudanças na sua saúde.

Se você deseja engravidar saber o período em que você estará fértil ajudará a acelerar esse processo. Ou no caso se você quer evitar uma gestação também pode ajudar.

Evita ter que cancelar algum compromisso desejado porque a menstruação chegou. Quantas vezes você não teve que cancelar uma consulta médica ou uma viagem para praia por estar menstruada?

Calendário menstrual: Como calculo minha próxima menstruação?

Quando a mulher tem um ciclo mais regular isso se torna uma tarefa mais fácil, já que toda menstruação acontecerá na mesma data.

Para que você comece a realizar esse cálculo, anote o primeiro dia da sua menstruação.  O início do seu clico menstrual deve ser anotado a partir de um fluxo mais intenso, e não quando surge aquela borrinha.

O último dia do ciclo será a data da sua próxima menstruação, por isso anote essas duas datas, vamos a um exemplo.

Sua menstruação veio no dia 1 de junho e o outro ciclo iniciou no dia 3 de julho. Então você contará a partir do 1 de junho até o dia 2 de julho, com um ciclo aproximado de 33 dias.

Aqui você já sabe por quanto tempo dura seu período menstrual e saberá em que data aproximada acontecerá sua próxima menstruação. A média dos ciclos é 28 dias.

Tabelinha: Como eu faço a minha?

Tabelinha do ciclo menstrual

A primeira parte para se construir uma tabelinha é saber a duração do ciclo menstrual, isso você já aprendeu, agora vamos aprender a usar a tabelinha.

A maior parte das mulheres possuem um ciclo de 28 dias, para essas mulheres o período fértil deve ocorrer 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Esse é o período em que a mulher estará fértil, ou seja, estará ovulando.

Lembrando que essa não é uma data precisa, já que muitos fatores podem estar envolvidos. Esse cálculo pode ter um erro aproximado de 2 a 3 dias para mais ou para menos.

Para algumas mulheres esse método funciona como método contraceptivo, outras preferem usar para engravidar mais rapidamente. Como método contraceptivo ele pode ser meio arriscado, por isso a recomendado usar outra forma de contraceptivo. Se você quiser ter certeza que está ovulando, pode comprar um teste de farmácia para confirmar a ovulação.

Ciclo Menstrual: Quais são as fases?

O ciclo menstrual é muito diferente para cada mulher, mas um padrão seria de 28 dias. E durante esse período esse ciclo se divide em três fases, separadas de acordo com as alterações hormonais que cada mulher passa.

Do 1º ao 7º dia é o período que acontece a menstruação, chamado de período infértil.

8º ao 19º dia em que a mulher está fértil, ótimo para quem deseja engravidar.

Do 20º ao 28º dia é um período infértil, nessa fase o prazo de validade dos óvulos já passou e o corpo se prepara para a próxima menstruação.

Aproximadamente no 14º dia do ciclo menstrual, acontece o momento da ovulação. Esse momento é controlado pela glândula hipotálamo, que faz a liberação dos hormônios durante essa fase do ciclo menstrual. Quando o óvulo não é fecundado o corpo se prepara para dar início a um novo ciclo, ocorrendo um novo período menstrual.

Período fértil: Quais são os sinais que meu corpo mostra?

Muitas mulheres não observam mais o corpo sempre dá sinais de que o período fértil se aproxima. Um desses sinais é o aumento do muco vaginal, surgimento de acne, dores no ventre, maior apetite, temperatura elevada e aumento da libido.

O corrimento da mulher muda e fica com um aspecto parecido com uma clara de ovo, essa mudança permite que o espermatozoide se movimente mais facilmente até o colo do útero. Se perceber essa mudança significa que a ovulação está bem próxima de acontecer.

Algumas mulheres ainda podem sentir inchaço e dores nos seios, sensação de aumento do peso, náuseas, enxaquecas e alterações no humor.

Algumas mulheres podem ter irregularidades por diversos fatores como, questões psicológicas, excesso de atividades físicas, alterações hormonais e humor. Aumento de peso também pode interferir, distúrbios alimentares, problemas na tireoide, infecções, ovários policísticos, menopausa e até estresse podem afetar. O correto é buscar orientação médica.

TPM: O que é e como aliviar os sintomas

Os sintomas da TPM geralmente acontecem cerca de 2 semanas antes da menstruação. Algumas mulheres podem ter esses sintomas intensificados quando usa anticoncepcional outras podem ter os sintomas controlados com o uso.

Algumas dicas para melhorar os terríveis sintomas da TPM, suco de maracujá, chá de camomila, valeriana ou erva de São João para aliviar a irritação.

Para aliviar a fome, pera, mamão, ameixa, são ricos em fibras e aumenta a saciedade. Para aliviar o mau-humor, com um bombom de chocolate meio amargo. Diminua as cólicas com 50 gramas de abóbora ou com chá de agnocasto.

Reduza a ansiedade com os chás de camomila, valeriana, beba de 2 a 3 xícaras por sai. Acabe com o inchaço que acontece nesse período com 2 fatias de melão ou melancia.

Se essas dicas caseiras não aliviarem os sintomas, marque uma consulta com seu ginecologista para uma avaliação clínica para redução dos sintomas.

Calculadora e calendário do ciclo menstrual

0

Ei mulher, você sabe como usar a calculadora e com fazer seu calendário menstrual?

Muitas mulheres, infelizmente não sabe em qual fase do período menstrual ela está, com a calculadora e o calendário menstrual será muito mais fácil controlar o ciclo menstrual.

Porque isso seria importante? Isso é importante, por exemplo, para você se preparar para a TPM, para os dias da menstruação, para mulheres que desejam engravidar, sabem o dia da sua fertilidade.

A mulher que usa a calculadora saberá como será seu ciclo menstrual e isso só tem vantagens a oferecer para a mulher. Além de apenas calcular e fazer seu calendário menstrual é importante que a mulher entenda alguns detalhes.

calendário de fertilidade com a calculadora do ciclo menstrual

Quer engravidar? Saiba seu período fértil!

Muitos casais tem o desejo de engravidar e apenas decidem ter relações sexuais. Para que a gestação ocorra de forma mais rápida é importante que a mulher esteja ovulando.

O período de ovulação garante que a mulher estará mais fértil, esse período geralmente acontece por volta do 14.º dia do seu ciclo menstrual. Esse é o período que a mulher tem maiores chances de ter um óvulo fecundado.

A calculadora irá te ajudar muito a chegar a data prevista para sua próxima ovulação, ela te fornecerá uma estimativa aproximada da próxima data. O bom é que você tenha um acompanhamento por um profissional em fecundação para cálculos mais exatos.

Outro ponto, é que se você não tem um ciclo menstrual estável, ficará difícil de conseguir informações precisas para esse cálculo. Se você tem um ciclo menstrual muito irregular, o mais certo para você ter uma assertividade maior é observar seus sintomas.

Muitas mulheres acabam apresentando alguns sintomas quando estão no período de ovulação.

Os sintomas do período fértil podem variar um pouco de mulher para mulher, mas no geral são: Há um aumento da secreção vaginal, a temperatura do corpo da mulher também aumenta, essa temperatura deve ser medida assim que você acordar.

Outro ponto é que o apetite e o desejo sexual da mulher aumentarão para que ela tenha mais relações e dores pélvicas podem surgir. O correto para que você perceba melhor esse momento é que você vá realizando anotações mensalmente.

Como funciona a calculadora para o calendário menstrual?

Para uma maior precisão existem algumas calculadoras que irão solicitar muitas mais informações, como, por exemplo, a temperatura do corpo. Para que o cálculo seja preciso, quanto mais informação melhor, mas detalhes como a temperatura basal, não é um dado usual que a mulher possa fornecer.

Quando a calculadora é usada de maneira correta, a precisão pode chegar a 100% de acertos sobre o período fértil da mulher.

Se você prefere um cálculo mais simples, sem muitos dados até porque, você pode não ter em mãos, o modelo de calculadora oferecido aqui, é simples e eficaz.

Como usar a calculadora de modo mais preciso

Para usar a calculadora você precisará inserir alguns dados, entre eles, a data do seu último período menstrual. Para se ter um cálculo mais preciso, é necessário que você insira o primeiro dia do seu último ciclo menstrual.

Essa é a data correta do para o início do seu ciclo menstrual. Caso você não tenha essa data correta, comece a observar a partir do último dia que você menstruou. Anote quanto tempo durou a menstruação e acompanhe a partir de agora.

O período chamado de TPM, acontece após as mudanças hormonais relacionadas aos períodos do ciclo. Os sintomas geralmente são tanto físicos como emocionais e melhoram quando a mulher está grávida ou menstruando. Algumas mudanças na dieta podem ajudar a melhorar os sintomas da TPM.

Outra informação bastante importante para que a calculadora realize o cálculo com maior precisão é o período entre os ciclos. Existem mulheres que os ciclos duram cerca de 30 dias, outras 28 que é o mais comum, e algumas mulheres podem chegar a 25 dias.

Tente ser mais precisa o possível para que você tenha os resultados mais exatos. Caso tenha dúvida, o correto é que você anote durante o mês todas essas informações e só depois use a calculadora para uma maior precisão.

Com todas as informações precisas suas chances de engravidar serão muito maiores.

Qual é a minha fase de ovulação?

De uma maneira bem geral as mulheres têm a ovulação entre os dias 12 e 16 do seu ciclo menstrual. Mas cada mulher tem um período de duração do ciclo menstrual diferente podendo variar de 23 a 30 dias.

E ainda existem outros fatores que podem alterar seu ciclo menstrual, estresse, aumento de peso, medicamentos e até viagens. Tente observar quais fatores podem estar interferindo na duração do seu ciclo.

 

Entenda como seu ciclo menstrual acontece

Para que você saiba usar a calculadora de uma forma mais exata é importante que você conheça seu ciclo menstrual.

Todo processo se inicia quando menstruamos, dentro do nosso útero uma camada espessa chamada de endométrio começa a se soltar. Já que não tem um bebê para ela receber, ela se solta porque nossos índices de hormônios começam a cair.

Essa é a fase da menstruação, após isso seu corpo descansará uns dias e logo os hormônios aumentaram novamente para receber um novo óvulo e o ciclo se reiniciará.

Caso seu corpo receba um espermatozoide nesse período e o óvulo seja fecundado, o útero fecha todos os poros como uma proteção. O óvulo ficará dentro da trompa de Falópio por 3-4 dias e após esse período ele se moverá parar se fixar no útero.

Logo os hormônios da gravidez começaram a ser liberados e dentro de 6 a 8 dias por um exame de sangue, você saberá se está gravida ou não. Para exames de urina a identificação desse hormônio pode levar até 2 semanas.

 

Pontos importantes sobre a calculadora e calendário menstrual

A calculadora que mostramos aqui, te ajuda a realizar um planejamento para os próximos meses, através de um calendário de fertilidade. Assim você saberá se planejar melhor para os dias de menstruação, TPM e principalmente para os dias férteis.

Lembrando sempre que nosso corpo pode sofrer alterações constantes, o que pode alterar a precisão do cálculo. Mas a calculadora ainda é uma ferramenta extremamente útil para quem deseja planejar uma gestação.

Dia Nacional da Língua Portuguesa

0

O Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma data comemorativa de grande representatividade para o povo brasileiro, pois trata-se do reconhecimento de que a nossa língua possui grande valor e por isso merece ser homenageada num dia especial. E não se trata de algo errado, já que a Língua Portuguesa é hoje a quinta mais falada no mundo.

Nessa postagem, queremos lhe explicar melhor sobre esse dia a fim de esclarecer suas dúvidas para que possa fazer uma comemoração consciente dessa data.

Como surgiu o Dia Nacional da Língua Portuguesa

A comemoração desse dia surgiu diante da necessidade de se fazer uma justa homenagem à Língua Portuguesa, nossa língua mãe.

Não somente para nós brasileiros, mas também para outros povos cuja língua materna é também o português e ainda para os que têm afeição pela língua, mesmo não sendo sua língua mãe, essa data deve ter uma representatividade enorme e proporcionar orgulho a essas nações.

Em face disso o Governo Brasileiro promulgou, em 2006, a Lei 11.310, aprovada pelo Congresso Nacional, que instituía o dia 05 de novembro como o Dia Nacional da Língua Portuguesa.

Uma Comemoração Cultural

Não podemos deixar de enaltecer que essa comemoração se dá a uma das línguas mais cultas do mundo, que é a Língua Portuguesa, de beleza sem igual.

Claro que nesse caso estamos falando sobre a língua em suas normas cultas, que não possui, por exemplo, jargões ou gírias. Trata-se da língua pura, em sua essência, que já deu voz a tantos autores renomados que se consagraram no mundo inteiro.

Nesse Dia Nacional da Língua Portuguesa, busque a sua consciência cívica e cultural e preste justas homenagens à língua que é comum a todos os brasileiros.
Parabéns à Língua Portuguesa e a todos os povos que têm ela como sua língua materna!

Veja quantos dias faltam para o dia Nacional da Língua Portuguesa em 2020.
A data de hoje é .
O dia Nacional da Nacional da Língua Portuguesa é comemorado dia 05 novembro.
Faltam 123 dias para o dia Nacional da Língua Portuguesa.
Dia da Bandeira - Conhecendo a Bandeira do Brasil
Novembro 2020
Do Se Te Qu Qu Se
01 02 03 04 05 06 07
08 09 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Horário de Brasília

0
Horário de Brasília, a hora certa
horário de Brasília, é o horário oficial em todo território brasileiro


UTC – 03:00 Hora de Brasília
Acerte seu relógio com o horário de Brasília, a hora certa do Brasil. Atualizar

Hora de Brasília o horário oficial do Brasil!

Quer saber mais sobre o horário de Brasília e como ele funciona? Vem com a gente e fique informado de tudo de mais relevante a respeito desse assunto.

Todos os países possuem um horário oficial e este serve de base para toda a população, mesmo quando se trata de um país imenso como o Brasil, em que há diversos fusos horários regendo a vida das pessoas nas regiões do país.

Esses fusos se devem à imensidão do país, que possui estados em diversas zonas e trópicos, determinando que naquele local o horário seja outro. Mas é fato que para se ter um horário fixo é necessária uma referência, o que temos no Brasil pelo horário de Brasília, que é o horário oficial em todo território brasileiro.

Hora atual no Brasil

Hora de Fernando de Noronha
Hora de Brasília
Hora da Amazônia
Hora do Acre

Hora certa nos principais Estados e Capitais do Brasil

  • Rio Branco Acre (AC)
  • Maceió Alagoas (AL)
  • Macapá Amapá (AP)
  • Manaus Amazonas (AM)
  • Salvador Bahia (BA)
  • Fortaleza Ceará (CE)
  • Brasília Distrito Federal (DF)
  • Vitória Espírito Santo (ES)
  • Goiânia Goiás (GO)
  • São Luís Maranhão (MA)
  • Cuiabá Mato Grosso (MT)
  • Campo Grande Mato Grosso do Sul (MS)
  • Belo Horizonte Minas Gerais (MG)
  • Belém Pará (PA)
  • João Pessoa Paraíba (PB)
  • Curitiba Paraná (PR)
  • Recife Pernambuco (PE)
  • Teresina Piauí (PI)
  • Hora Certa do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Natal Rio Grande do Norte (RN)
  • Porto Alegre Rio Grande do Sul (RS)
  • Porto Velho Rondônia (RO)
  • Boa Vista Roraima (RR)
  • Florianópolis Santa Catarina (SC)
  • Horário de São Paulo – São Paulo (SP)
  • Aracaju Sergipe (SE)
  • Palmas Tocantins (TO)
  • Hora de Fernando de Noronha
  • Ilhas: Trindade, Martin Vaz, Atol das Rocas
    Penedos de São Pedro e São Paulo

SIGLA UTILIZADA NO HORÁRIO DE BRASÍLIA

Qualquer fuso horário que seja pertencente ao Brasil, você sempre notará o horário sendo associada à sigla UTC.

Ainda hoje não se sabe qual o real significado dessa sigla, entretanto, ela é uma abreviação da frase Universal Time Coordinated, que em português tem como significado Tempo Universal Coordenado.

Como o próprio nome sugere, a sigla UTC serve para realizar a medição do tempo com o uso das coordenadas.

No Brasil há pelo menos 4 fusos horários diferentes que são divididos em siglas, são eles:

  • UTC-2, UTC-3, UTC-4, UTC-5
  • A Hora de Fernando de Noronha é UTC-2;
  • A Hora de Brasília é UTC-3;
  • A Hora da Amazônia é UTC-4;
  • A Hora do Acre é UTC-5.

Portanto, dependendo do estado do qual pretende ir, poderá encontrar alterações nos horários, devido aos fusos horários diferentes.

Se você vai a Brasília e seu estado segue um horário diferente, é importante acertar o relógio para conhecer o novo estado e evitar atrasos, principalmente se está indo à negócios.

Fusos horários e UTC no Horário de Brasília

Fusos horários e UTC no Horário de Brasília
As linhas representam a hora real, e as cores indicam a horal legal.

O Horário de Brasília é, portanto, o horário do Brasil, indicado em nosso esboço por UTC-3.

Embora o Brasil possua mais que um único fuso horário, o horário de Brasília é sem dúvidas um dos mais conhecidos.

Há estados inclusive que existem mais de 1 fuso horário presentes no território, são eles: Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Espírito Santo.

É importante verificar o horário de cada estado.

Para conseguir acertar seu relógio com a hora de Brasília basta conferir nosso relógio com a Hora certa e oficial do Brasil.

Ainda ficaram dúvidas sobre o tema? Então que tal conversar com a nossa equipe sobre ele? Entre em contato e nos fale qual foi a sua dúvida em relação ao Horário de Brasília.

Horário de São Paulo

0
Horário de São Paulo a Hora Certa SP


UTC – 03:00 Hora de Brasília
Acerte seu relógio com o horário de São Paulo, a hora certa do Brasil.

(UTC−3) Em relação ao Meridiano de Greenwich

Confira aqui o Horário de São Paulo e fique por dentro da hora certa do Brasil!

Todos os países possuem um horário oficial e este serve de base para toda a população, mesmo quando se trata de um país imenso como o Brasil, em que há diversos fusos horários regendo a vida das pessoas nas regiões do país. Esses fusos se devem à imensidão do país, que possui estados em diversas zonas e trópicos, determinando que naquele local o horário seja outro. Mas é fato que para se ter um horário fixo é necessária uma referência, o que temos no Brasil pelo horário de Brasília, que é o horário oficial em todo território brasileiro.

Horário de São Paulo pertence ao 2º fuso horário que abrange todos os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e o Estado de Goiás.

Hora Certa Rio de Janeiro

0
Hora Certa RJ (Rio de janeiro)


UTC – 03:00 Horário RJ
Acerte seu relógio com a Hora Certa Rio de janeiro – RJ, horário exato do Brasil.

(UTC−3) Em relação ao Meridiano de Greenwich

Confira aqui o Hora Certa Rio de janeiro – RJ e fique por dentro da hora certa do Brasil!

Todos os países possuem um horário oficial e este serve de base para toda a população, mesmo quando se trata de um país imenso como o Brasil, em que há diversos fusos horários regendo a vida das pessoas nas regiões do país. Esses fusos se devem à imensidão do país, que possui estados em diversas zonas e trópicos, determinando que naquele local o horário seja outro. Mas é fato que para se ter um horário fixo é necessária uma referência, o que temos no Brasil pelo horário de Brasília, que é o horário oficial em todo território brasileiro.

Hora Certa Rio de janeiro – RJ pertence ao 2º fuso horário que abrange todos os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e o Estado de Goiás.

Horário de Verão

0
Horário de Verão

horario-de-verao 2020
Muita gente fala sobre o Horário de Verão e faz a ele críticas contundentes, afirmando que suas mudanças são ruins e apresentam poucos resultados para o país. Mas ainda pairam muitas dúvidas a respeito do tema, como por exemplo o que é de fato o horário de verão, as mudanças que por ele são produzidas, quais estados participam da mudança e quais não participam, a quem cabe tomar decisões sobre ele, etc. E é o que iremos esclarecer hoje para você, que está procurando mais informações a esse respeito.

Continue com a gente e descubra tudo sobre o assunto!

O Horário de Verão foi instituído por força de Decreto Presidencial

Para início de conversa, queremos deixar claro que o Horário de Verão é instituído no Brasil por meio de Decreto Presidencial, o que inviabiliza que Estados e Municípios legislem sobre o assunto. Um caso bastante recente foi visto no Estado de Goiás recentemente, quando a Assembleia Legislativa do Estado aprovou o fim do Horário de Verão no Estado e o então Governador Marconi Perillo o vetou, sob a argumentação de que não lhes era permitido legislar sobre um assunto tratado por Decreto Presidencial, sendo mais tarde o seu veto mantido pela mesma Assembleia Legislativa.

Quando ele foi instituído pela primeira vez, em 1931, tinha abrangência sobre todo o território nacional, ou seja, todos os estados e municípios obrigatoriamente participavam das mudanças promovidas pelo decreto. A partir de então houve grande alternância em relação ao tema, passando períodos em que ele era adotado e períodos em que não era. Também houveram alguns estudos que indicaram que alguns estados não precisava estar incluídos no Decreto ou deveriam estar incluídos parcialmente.

Mas a partir de 1985 e até o ano de 2018 ele foi adotado de maneira ininterrupta, sendo que até 2008 um novo Decreto Presidencial era promulgado para que ele entrasse em vigor. Em 2008 o então Presidente Lula assinou um Decreto que marcou a data de início e término do Horário de Verão anualmente, dispensando assim a necessidade de um novo decreto a cada ano.

O fim do Horário de Verão

Já nesse ano de 2019 o Presidente Jair Messias Bolsonaro editou um Decreto acabando com o mesmo, afirmando se tratar da vontade majoritária da população. Entretanto, ele deixou claro que a qualquer momento o Horário de Verão pode voltar caso haja necessidade comprovada dele.

Por que surgiu o Horário de Verão?

Engana-se quem pensa que o Horário de Verão foi inventado pelo governo brasileiro. A sua instituição se deu em 1784 por Benjamim Franklin, desde o início tendo como objetivo um processo de economia de recursos. Nessa época a ideia era fazer com que a população consumisse menos as velas que eram utilizadas para iluminar as casas e as ruas a noite.

Quando adotado no Brasil a ideia era a economia de energia, visto que o pico de consumo se dava sempre no início da noite, quando a maioria das pessoas estava chegando do serviço. Com o adiantamento dos relógios em uma hora esse problema era parcialmente resolvido, já que nesse caso as pessoas não iriam acender lâmpadas ou outros meios de iluminação, já que o dia estaria claro.

Críticas

Devido à mudança nos hábitos da população, muito se falou nos últimos anos que esse modelo de economia de energia já estava ultrapassado, posto que os hábitos de consumo das pessoas haviam mudado e se concentrado em outros horários do dia, o que foi um fator determinante para o Decreto que extinguiu, conforme vimos anteriormente.

Também haviam reclamações de dificuldades em lidar com as alterações no sistema biológico, insegurança (já que a maioria das pessoas passaram a sair de casa no “escuro” para ir para o trabalho) e outras coisas mais.

Estados que não participavam do Horário de Verão

Quando em plena atividade o Horário de Verão atingia todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Até um determinado tempo alguns municípios da Bahia também eram submetidos às alterações no Fuso Horário, mas depois foram excluídos. Portanto, nenhum dos estados das regiões Norte e Nordeste participava, sequer parcialmente, das mudanças promovidas.

Contagem regressiva para festa de Ano Novo 2021!

0
Contagem regressiva 2020
contagem regressiva para final de ano – Feliz 2020!!!

Veja a Contagem Regressiva 2021 e confira quantos dias, horas, minutos e segundos faltam até dia 1º de janeiro de 2021, dia de festa de final de ano em todo Brasil.

Estamos na contagem regressiva para final de ano – Feliz 2021!!!

O Réveyllon é uma das datas que compõe as festas de final de ano e é bastante aguardado pelas pessoas durante o decorrer de todo o ano. Trata-se de uma festa bastante movimentada, com comemorações de um extremo ao outro do mundo, sempre levando as pessoas a se despedirem de um ano para recepcionarem o ano vindouro.

O mundo todo celebra o Réveillon

Fato indiscutível é que o mundo se rendeu às festas de Réveillon, desenvolvendo o costume de celebrá-lo em família, com os amigos ou nos bailes e festas promovidos pelo poder público ou por particulares nas cidades.

Esse é um dia realmente festivo, que tem total significado de transformação para todas as pessoas do mundo, que independentemente de sua cultura, o celebram com profundo amor e respeito.
Nesse dia, procure fazer suas promessas de ser melhor, de mudar os rumos da sua história e, principalmente, faça todos os esforços possíveis para cumprir com todos eles, para que no futuro novas esperanças venham morar no seu coração.

Temporizador Online

0
Temporizador Online
Como Utilizar o nosso Temporizador OnLine
Todo mundo precisa de um cronômetro em algum momento – e nunca há um por perto, especialmente quando mais precisamos! Não é mesmo?
Bem … agora existe! O temporizador online, que está ajustado de acordo com a hora de Brasília e nunca vai te deixar na mão!
Colocamos à sua disposição um temporizador simples e rápido e um cronômetro de contagem regressiva sempre disponíveis quando você precisar, mesmo nas horas de maior dificuldade.
   horário de brasília:

Como Utilizar o nosso Temporizador OnLine

Conforme dissemos, o nosso temporizador on line é um sistema de contagem regressiva com alarme para lhe ajudar a se manter sempre dentro do horário para cumprir com as suas obrigações.

Você pode escolher quanto tempo quer marcar e configurar o seu temporizador.

Configurando o Temporizador On Line
Para utilizá-lo você deverá apenas selecionar a duração do temporizador online, deixar ativado o som do alarme e clicar em “iniciar”. Pronto! Agora você só precisa se despreocupar e esperar que o tempo acabe e o temporizador desperte.

Abaixo você poderá acompanhar uma contagem regressiva, indicando quanto tempo já se passou.

Se acaso for necessário interromper a contagem você pode clicar em “Resetar”. Se quiser apenas pausar, clique em “parar”. No primeiro caso a contagem é interrompida e deverá ser reiniciada do início. Já no segundo caso a contagem poderá ser reiniciada do ponto onde parou.

Agora que você já sabe como funciona o nosso temporizador online, que tal começar a utilizá-lo? Faça testes, se divirta com ele e tire as conclusões de que poderá utilizá-lo com segurança quando tiver real necessidade.

Ciclos menstruais irregulares

Ciclos menstruais irregulares, tire todas as suas dúvidas

Imagem: Reprodução br.freepik Todas as mulheres após os 10 anos até próximos aos 50 anos menstruaram. E isso,...

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Horário de Brasília, a hora certa

Horário de Brasília