Categoria: Estações do Ano

Início do Outono

Equinócio de outono

Equinócio de março 2020 começa dia 20 às 03h50min.  As informações corresponde ao Hemisfério Sul. As datas obedecem à Hora Oficial de Brasília.



O início do outono, que também é conhecido como equinócio de outono, acontece anualmente sempre no dia 20 de março e traz consigo uma porção de características que lhe são peculiares dentro do ciclo anual, tornando este ciclo um dos mais interessantes em termos de estações do ano.

E nós decidimos trazer para você as melhores informações sobre esse assunto, a fim de que você tenha acesso a tudo o que deseja saber com a maior riqueza de detalhes em um único local.

Quantos dias faltam para o início do outono 2020.
hoje é .
O equinócio de outono 2020 começa dia 20 de março.
Faltam 35 dias para o dia do equinócio de março 2020
Início do outono ( Equinócio de outono )
Veja quando inicia e termina as outras estações:
Início do verão
Início do inverno
Início da primavera
Março 2020
Do Se Te Qu Qu Se
01 02 03 04 05 06 07
08 09 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
20: Início do outono

Sinta-se a vontade e venha com a gente conhecer mais sobre o outono e seus encantos para a sociedade brasileira.



Falando sobre equinócio de outono

O outono é uma das estações do ano, que ocorre entre o verão e o inverno, e tem como principais características a gradativa redução da luz solar diária e dias e noites ocorrendo com a mesma duração, pouco a pouco as noites se tornando mais longas que o dia.

Por estar situado entre essas duas estações antagônicas, ele é visto como um período de transição entre uma e outra, o que ajuda a lhe dar um tom mais hibrido e uma singela beleza rodeada de sincretismo.

O equinócio de outono normalmente ocorre entre os dias 20 e 21 de março e se estende até 20 ou 21 de junho no Brasil e em todo o hemisfério sul. No hemisfério norte essas datas são diferentes: seu início se dá entre os dias 22 e 23 de setembro e se estende até 21 – 22 de dezembro.

Muitas vezes no Brasil não conseguimos ver com clareza as estações do ano ocorrendo, devido ao nosso clima predominantemente tropical, mas elas existem e são características do decorrer do ciclo de um ano.

Quedas nas temperaturas

Uma das características mais interessantes do equinócio de outono é a chegada do friozinho que os brasileiros tanto amam, responsável por um “respiro” diante das elevadas temperaturas que costumam assolar o país durante todo o ano.

É nesse período que geralmente as temperaturas caem em todas as regiões e tornam os Estados mais frios (como os estados do Sul) ainda mais convidativos ao turismo, por alcançarem temperaturas baixíssimas em suas regiões serranas.

Destaque especial damos para as cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, onde já houveram inclusive ocorrências de neve em alguns anos, o que chamou bastante a atenção dos turistas, já que no Brasil essa é uma situação atípica.

Todos os anos vários turistas procuram essas cidades no período do outono arriscando a sorte de ver a neve, que é tão incomum no país. Infelizmente não é possível prever quando haverá a ocorrência, já que nem mesmo os institutos meteorológicos conseguem fazer tal afirmação, mas vale a pena tentar ver esse evento porque de fato é emocionante.

Chuvas, umidade relativa do ar e ventania

Com o equinócio de outono 2020 temos menor (ou nenhuma) incidência de chuvas em todas as regiões brasileiras e isso consequentemente causa uma acentuada queda na umidade relativa do ar, exigindo das pessoas que tenham mais cuidado com sua saúde, já que nesse período a incidência de doenças respiratórias é muito grande.

Por isso é importante se precaver e, aos profissionais que são respaldados por lei, assim como o público elegível para tal, tomar as vacinas contra a gripe.

No período também costumam acontecer muitas ventanias devido às alterações climáticas tão abruptas, assim como há maior incidência de ressaca no oceano, também devido aos mesmos motivos.

Mas nada que comprometa efetivamente a beleza que se espalha pelo país nesse período que inebria o coração de todos os brasileiros e dos turistas que procuram conhecer nosso país nessa época do ano.

Nossas informações sobre o equinócio de outono 2020 foram interessantes para você? Então deixe para nós o seu comentário e deixe-nos saber que nosso trabalho foi proveitoso para atender às suas expectativas!

Um abraço e até mais!





Início do Inverno

Solstício Junho 2020 (Início do Inverno), acontece dia 20 às 21h44min. As informações corresponde ao Hemisfério Sul. As datas obedecem à Hora de Brasília.

Se o que hoje você está buscando são informações a respeito do início do inverno e de tudo o que essa belíssima estação pode lhe trazer de bonito para conhecer, então você está no lugar certo.

A nossa equipe se empenhou em lhe trazer, em primeira mão, todas as novidades sobre o inverno que está para se iniciar e também algumas dicas sobre lugares para conhecer e o que fazer dentro do Brasil para aproveitar ao máximo essa estação.

Está preparado? Então vem com a gente e descubra a magia do inverno brasileiro agora mesmo!

Quantos dias faltam para o Início do Inverno 2020.
hoje é .
O Início do Inverno 2020 começa dia 20 de junho.
Faltam 127 dias para o Solstício de junho 2020
Início do Inverno 2020
Veja quando inicia as outras estações do ano:
Início da primavera
Início do verão
Início do outono
Junho 2020
Do Se Te Qu Qu Se
31 01 02 03 04 05 06
07 08 09 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
11: Corpus Christi
12: Dia dos Namorados
21: Início do inverno

As características do inverno

É importante assinalar que o inverno possui suas características peculiares, que devemos conhecer para compreender melhor essa estação do ano.



Desde o início do inverno o que vemos pelo país são as chuvas cada vez mais escassas e as temperaturas caindo vertiginosamente, chegando a ficar, em alguns locais, bastante próximas de zero (quando não iguais ou abaixo disso).

E como desdobramento de um processo que se inicia no outono, as noites costumam ser mais longas que o dia. Isso se deve à menor incidência de raios solares, que nessa época atingem a superfície da Terra com menor intensidade.

Nesse período do ano a região Centro Oeste costuma ter temperaturas baixas a noite e nas madrugadas e temperaturas mais altas da metade da manhã até o final da tarde.

As regiões Norte e Nordeste, por sua vez, não costumam ter temperaturas tão baixas, embora também haja a queda de temperatura. Mas como o normal nesses locais são temperaturas elevadas, a queda não significa um frio muito intenso.

Já as regiões Sul e Sudeste possuem, desde o início do inverno, uma estação bastante característica, com geadas e muito frio, chegando inclusive a nevar (condição atípica) em algumas regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O Brasil não é só praia…

Pode parecer ridículo falar isso quando sabemos que vivemos num país de proporções geométricas e que temos quilômetros e quilômetros de extensões litorâneas, mas também temos belíssimas regiões serranas, o pantanal, as belezas e riquezas do cerrado e mais uma porção de coisas que compõem essa vasta cultura do povo brasileiro.

Mas no início do inverno é interessante afirmar isso, já que na maior parte do Brasil as praias definitivamente não serão um grande atrativo nessa época, devido às baixas temperaturas e às demais condições climáticas.

Para conhecer o Brasil no inverno o interessante é se concentrar em viagens para as regiões serranas, onde normalmente a natureza dá um show a parte nessa época do ano.

Há também cidades que possuem programações especiais para o tempo do frio, como Gramado (RS), Canela(RS), Campos do Jordão (SP), Petrópolis (RJ), Monte Verde (MG), Cunha (SP)e Teresópolis (RJ). A lista não se esgota aqui, mas já é possível ter uma ótima ideia de quais lugares visitar desde o início do inverno e até o seu termo.

E nossas dicas para as melhores experiências é que você procure um hotel, pousada um chalé com lareira ou aquecedor, que faça passeios na cidade e naturais, e que procure se alimentar com alimentos que elevem a temperatura corporal para evitar choques térmicos e a contaminação com doenças próprias do inverno. E, claro, que leve roupas bastante quentes para não sofrer desnecessariamente com o clima que irá encontrar.

O inverno no Brasil se inicia em 21 de junho e se estende até 23 de setembro, quando então dá lugar à primavera, quando as cores da natureza novamente começam a surgir para abrilhantar nossas paisagens.

Gostou da nossa abordagem a respeito do inverno brasileiro e as dicas sobre os locais para visitar nessa época? Então deixe para nós o seu like e seu comentário, pois será de grande valia para a continuidade do nosso trabalho!

Esperamos por você ok? Até a próxima!

Send this to a friend