Categoria: Amapá – AP

Dia da criação do Estado do Amapá

No dia 05 de outubro comemoramos o Dia da Criação do Estado do Amapá, uma data comemorativa que diz muito para o sentimento cívico da população amapaense e para o orgulho desse povo que é um dos mais hospitaleiros e gentis de todo o Brasil.

Antes pertencente ao Estado do Pará, o Amapá, antes de se tornar um Estado independente, passou pela situação jurídica de Território Federal, num período da história em que isso parecia ser o mais correto a se fazer para a defesa de interesses do país e outras coisas mais.

Quantos dias faltam para o dia da comemoração da criação do Estado do Amapá 2020?
hoje é .
O dia da criação do Estado do Amapá é comemorado dia 05 de outubro.
Faltam 326 dias para festa do dia da criação do Estado do Amapá 2020
Dia da criação do Estado do Amapá
Outubro 2020
DoSeTeQuQuSe
27282930010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
01020304050607
05: Dia da criação do Estado do Amapá
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
28: Dia do Servidor Público

Os Territórios Federais destituídos pela Constituição Federal

Até o advento da Constituição Federal de 1988 haviam três Territórios Federais no Brasil, sendo um deles o do Amapá. Mas com a promulgação da Constituição de 1988 todos eles foram extintos e içados à categoria de Unidades da Federação. É por esse motivo que o 05 de outubro passou a ser comemorado anualmente como o Dia da Criação do Estado do Amapá, que sua população festeja com intenso carinho a cada ano que passa.

Territórios Federais, a título de explicação, são territórios coordenados pela União, não submetidos a nenhum estado brasileiro. Não há na atualidade Territórios Federais no Brasil, mas nada impede que possam vir a ser criados de acordo com as conveniências do Governo Federal.

Um pouco sobre o Estado do Amapá

Para tornar ainda mais jubiloso do Dia da Criação do Estado do Amapá queremos explanar para você um pouco do que é ele.

O Amapá é um estado localizado na região norte do Brasil. É o segundo estado menos populoso e o décimo oitavo maior em área. Localizado no extremo norte do país, o Amapá é limitado no sentido horário pela Guiana Francesa ao norte, o Oceano Atlântico ao leste, o Pará ao sul e oeste e o Suriname a noroeste. A capital e maior cidade é Macapá.

No período colonial, a região era chamada de Guiana Portuguesa e fazia parte do estado brasileiro de Portugal. Mais tarde, a região foi distinguida das outras Guianas. O Amapá já foi parte do Pará, mas se tornou um território separado em 1943 e um estado em 1988.

A característica dominante da região e 90% de sua área total é a Floresta Amazônica. Florestas inexploradas ocupam 70% do Amapá, e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, estabelecido em 2002, é o maior parque florestal tropical do mundo. O estuário do Rio Oiapoque é o ponto mais setentrional do litoral brasileiro.

Geografia

O estado do Amapá possui a menor taxa de perda de sua vegetação original para qualquer estado brasileiro, estimada em apenas 2%. A maior parte do território do Amapá é coberta por floresta tropical, enquanto as áreas restantes são cobertas por savana e planícies. No litoral do Amapá, praias quase intactas se misturam a pântanos, criando a maior representação desse bioma no Brasil. Esta mistura de sal e água doce é perfeita para a reprodução da cadeia alimentar de várias espécies animais. A poluição, no entanto, é agora um problema crônico no estado do Amapá. O mercúrio, usado na extração de ouro, é amplamente encontrado em fontes de água e sistemas de esgoto nos centros populacionais do Amapá.

Clima

O Amapá tem um clima equatorial, um clima tropical sem estação seca. Na classificação climática de Köppen, tem um clima Tropical Monsoon, Am. A floresta tropical é a vegetação natural.

Por essas características peculiares e prováveis para uma boa estadia e passeios bastante agradáveis, trata-se de um Estado com altíssimo potencial turístico, onde as pessoas passarão por excelentes e únicas experiências.

No Dia da Criação do Estado do Amapá queremos parabenizar aos habitantes do Amapá, sejam filhos nativos da terra, sejam os que a escolheram para viver, pois sabemos que esse é um motivo de muita honra!

Salve o Estado do Amapá!

Criação do Território do Amapá

A Criação do Território do Amapá foi um evento que aconteceu em 13 de setembro de 1943 e por isso esse dia é até hoje reconhecido como o dia específico de se comemorar esse evento tão importante para a sociedade amapaense, que com isso se viu liberta da submissão ao governo do Pará, ao qual era legalmente pertencente na época.

Se você quiser conhecer mais a respeito dessa data, saber por que essa atitude foi tomada e quais as consequências a curto, médio e longo prazo que ela trouxe, aqui irá encontrar as melhores informações sobre o tema.

Quantos dias faltam para o dia da comemoração da criação do Território do Amapá em 2020?
hoje é .
O dia da criação do Território do Amapá é comemorado dia 13 de setembro.
A partir de hoje Faltam 304 dias para o dia da comemoração da criação do Território do Amapá 2020
13 de Setembro dia Criação do Território do Amapá
Setembro 2020
DoSeTeQuQuSe
30310102030405
06070809101112
13141516171819
20212223242526
27282930010203
07: Independência do Brasil
13: Criação do Território do Amapá
22: Início da primavera
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Por que aconteceu a Criação do Território do Amapá

Esse evento não se deu unicamente por decisão unilateral do Presidente da República do Brasil. Houve uma gama de interesses que estavam “postos à mesa” quando por fim essa atitude foi tomada. E para compreender de que maneira se deu a concretização desse projeto, precisamos nos remeter ao período da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil, embora não participando diretamente da guerra, sofria intervenções por parte de diversos países que eram seus aliados.

Havia aqui um temor pontual de que o Norte do país fosse invadido e fugisse completamente ao controle do Governo Federal, já que tratava-se de uma área extremamente grande que aos governos locais era difícil coordenar. E foi então que, por motivos de ordem militar, estratégica, política e econômica, o Presidente Getúlio Vargas procedeu a Criação do Território do Amapá, essa importante data comemorativa que até hoje o povo amapaense comemora com enorme sentimento cívico.

A Floresta Amazônica

Outro fator que contribuiu bastante com a Criação do Território do Amapá foi a Floresta Amazônica, que constitui quase 90% de sua área total. Sempre sendo objeto de disputas por povos de diversos países, devido à sua enorme importância para o equilíbrio do meio ambiente, o governo brasileiro decidiu proteger seu espaço para evitar que investidas mais agressivas contra a posse da floresta fossem feitas.

Compreenda o que é um Território Federal

Um território federal é uma espécie de divisão administrativa adotada pela República Federativa do Brasil. Nela o Estado Brasileiro decreta que determinado território pertence a ele e passa a geri-lo. Claro que há um processo legal que deve ser seguido para isso, mas não iremos nos ater a ele porque não faz sentido debater o assunto aqui.

O território federal possui organização administrativa própria, agindo de maneira autônoma (limitadamente) e elege representantes na Câmara dos Deputados, mas não elege Senadores, já que estes representam os Estados e o território é ligado diretamente à União, não estando subjugado a nenhum Estado. É por isso que com a Criação do Território Federal do Amapá se deu sua desvinculação do Estado do Pará.

E foi então que, com a Constituição Federal de 1988, enfim foi criado o Estado do Amapá, retirando-o da condição de Território e elevando-o a Unidade da Federação.

A Bandeira do Estado do Amapá

Já elevado ao posto de Estado, o Amapá adotou a sua bandeira, que foi oficialmente criada

pelo Decreto nº 8 de 23 de abril de 1984. O azul representa o céu sobre o Amapá e a justiça, o verde representa a floresta nativa e o amarelo representa a União e seus recursos naturais. O negro representa o falecido que trabalhava para o Estado, e o branco pela vontade do estado de viver em paz e estabilidade. O símbolo no lado da elevação representa a Fortaleza de São José, da qual a capital do estado cresceu.

Antes de 1984, o estado tinha uma bandeira vermelho-branco-avermelhada, baseada na bandeira do Pará, e semelhante à bandeira do Peru.

Queremos nessa data comemorativa parabenizar os habitantes do Amapá por todas as conquistas obtidas desde sua criação e até os dias de hoje.