Aniversário de Goiânia

O Aniversário de Goiânia, comemorado anualmente em 24 de outubro, marca  fundação daquela que seria uma das mais importantes cidades do Centro Oeste brasileiro e também de todo o Brasil. A cidade foi criada para ser a capital do Estado de Goiás, em substituição à antiga capital, que era a cidade de Goiás (hoje conhecida como Goiás Velho). As razões para isso foram de vários aspectos, especialmente de ordem técnica e política, conforme iremos lhe explicar agora, quando falamos a respeito dessa data comemorativa que é tão importante para os goianienses e todo o povo goiano!

Quantos dias faltam para o dia do aniversário de Goiânia 2020?
hoje é .
O dia do aniversário de Goiânia é comemorado dia 24 de outubro.
Faltam 314 dias para o dia do aniversário de Goiânia 2020
Dia do Aniversário de Goiânia 2020
Outubro
DoSeTeQuQuSe
27282930010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
01020304050607
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
24: Aniversário de Goiânia
28: Dia do Servidor Público

Sobre o Município de Goiânia

Goiânia é a capital do Estado de Goiás e a cidade mais populosa do Estado. A nível regional, é a segunda cidade mais populosa, ficando atrás apenas de Brasília, a capital do país, da qual fica distante apenas 209 km. A cidade se localiza na Região Centro Oeste do Brasil, no coração do Estado. Ela está também localizada no Planalto Central, um conglomerado que inclui o Distrito Federal e os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A qualidade de vida oferecida no município é bastante expressiva, levando as pessoas a reconhecerem que a cidade é uma das melhores para se viver no Brasil, pois ainda que com todas as dificuldades apresentadas, os serviços públicos funcionam de maneira satisfatória e as opções diversão e lazer são sólidas e constantes.

Historicidade do Aniversário de Goiânia

A motivação para a construção de Goiânia está na marcha para o oeste, uma política desenvolvida pelo Governo de Getúlio Vargas que previa o desenvolvimento econômico e populacional em larga escala da região, o que de fato aconteceu, levando a cidade de Goiânia a alcançar em 2018, segundo o IBGE, uma população estimada de 1.495.705 habitantes, PIB per capita de R$32.209,01 (dados de 2016) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,799 (dados de 2010).

Mas não foram somente as motivações econômicas que ensejaram a fundação da cidade de Goiânia. Houve também as motivações políticas, que estavam focadas em tirar das mãos da família Caiado o governo do Estado.

Nessa época a capital era a Cidade de Goiás, totalmente comandada pela família Caiado. Pedro Ludovico Teixeira, que havia sido nomeado interventor em Goiás por Getúlio Vargas, encontrou aí a possibilidade de descentralizar o poder político e assim enfraquecer os poderosos Caiados, que se proliferavam na política goiana.

Note-se que a família Caiado nunca deixou de participar da política goiana, chegando atualmente a ter um governador democraticamente eleito, que é o Sr. Ronaldo Caiado, filiado ao DEM de Goiás.

A Revolução de 1930 e o Aniversário de Goiânia

Foi um movimento armado no Brasil liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, culminando em um golpe. A revolução derrubou o presidente Washington Luíz em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e encerrou a República Velha.

Entenda como tudo ocorreu… Em 1929, líderes de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como “política do café com leite”, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência. Em resposta, o presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, apoiou o candidato da oposição do sul, Getúlio Vargas.

No dia 1º de março de 1930, foram realizadas eleições para o Presidente e a vitória foi conquistada pelo candidato do governo, Júlio Prestes, que era o presidente do estado de São Paulo. No entanto, ele não tomou posse porque o golpe foi desencadeado em 3 de outubro de 1930; ele foi exilado.

Getúlio Vargas assumiu a liderança do governo provisório em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.

E foi em homenagem a esses eventos, que tiveram o ápice em 24 de outubro de 1930, que Pedro Ludovico Teixeira, três anos mais tarde, decidiu fazer o lançamento da pedra fundamental de Goiânia nesse dia. E por esse motivo, desde então o Aniversário de Goiânia vem sendo comemorado no dia 24 de outubro, uma grande data comemorativa para o município e o Estado de Goiás.