Aniversário de Roraima

0
80

Em 05 de outubro a sociedade roraimense tem a alegria de comemorar o aniversário de Roraima, um Estado muito importante para o Brasil e com forte ligação com a própria história do Brasil, já que seu principal rio, o Rio Branco, foi rota de tráfego para os portugueses quando navegavam buscando desbravar as terras da região Norte da colônia brasileira ora descoberta, o que de princípio já demonstra a relevância dessa data comemorativa.

Para saber mais informações sobre o aniversário de Roraima e sua importância no cenário nacional, veja o que temos a lhe dizer sobre o assunto e tire todas as dúvidas sobre o tema!



Quantos dias faltam para o dia do Aniversário de Roraima 2020?
hoje é .
O dia do Aniversário de Roraima é comemorado dia 05 de outubro.
Faltam 88 dias para o dia do Aniversário de Roraima 2020
aniversário de Roraima
Outubro
Do Se Te Qu Qu Se
27 28 29 30 01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
01 02 03 04 05 06 07
05: Aniversário de Roraima
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
28: Dia do Servidor Público

Falando sobre o Estado de Roraima…

Roraima é o estado menos povoado do Brasil, na América do Sul, com pouco mais de 500.000 habitantes. É o estado mais setentrional, que o coloca firmemente dentro da bela selva amazônica. Abrange uma área total de 224.299 quilômetros quadrados ou 86.602 milhas quadradas. A capital de Roraima é Boa Vista.



As tribos semi-nômades de caçadores-coletores habitaram as selvas de Roraima durante séculos. Eles viviam em pequenas comunidades, usando a terra para sua sobrevivência. Então, quando os europeus começaram a explorar o mundo, eles “descobriram” a América do Sul, estabelecendo-se em várias áreas para colonizá-los e desenvolvê-los.

Como Roraima era tão abundante em minerais valiosos, os colonos e colonizadores europeus logo começaram a disputar a posse oficial de seu território. Estes incluíam o holandês, o inglês, o espanhol e o português. Essas disputas continuaram por cerca de 400 anos até que, em 1943, Roraima foi combinada com uma seção do Amazonas para formar o território de Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima e, em 1988, tornou-se um estado formal.

Os interesses de ingleses e neerlandeses

É importante saber que, conforme dissemos, não eram somente os portugueses que se demonstravam interessados pelas terras de Roraima, devido ao altíssimo potencial delas, a presença de metais preciosos e também pela imensa presença da Floresta Amazônica. Por causa disso, ingleses e neerlandeses já eram atraídos para a região, adentrando-a por meio da Guiana, o que provocou embates entre eles e Portugal. A Coroa Portuguesa, inclusive, buscando dar uma resposta rápida aos movimentos de ingleses e neerlandeses, criou uma “bandeira” para explorar e tomar posse da região. Ou seja, os interesses eram muitos e a partir disso temos a oportunidade de compreender o aniversário de Roraima como algo sumamente importante, especialmente porque no Brasil soberano ele se tornou um dos grandes destaques em termos de preservação e demarcação de terras indígenas.

As terras indígenas em Roraima

É interessante assinalar que o Brasil inteiro abriga terras indígenas de norte a sul e de leste a oeste, mas nenhum outro estado brasileiro possui tantas terras indígenas quanto o Estado de Roraima, sendo este um dos grandes defensores dos direitos dos índios. Por isso, parabéns pelo aniversário de Roraima, pois esse é um exemplo a ser dado a toda a nação.

Para constar uma informação importante, são 46,37% do território roraimense que pertencem às terras demarcadas para os indígenas.

Aspectos geográficos

No aniversário de Roraima queremos também explanar para você alguns dados geográficos interessantes de conhecer. Vamos lá?

Embora grande parte de Roraima esteja coberta pelas densas florestas tropicais da Selva Amazônica, as áreas ao norte são ocupadas por gramados abertos, enquanto o leste possui uma pequena seção de savana. Devido à sua posição equatorial, o clima deste estado é quente e úmido. É apenas nas encostas mais altas que a temperatura cai significativamente. Uma das montanhas mais altas do Brasil é Monte Roraima e uma pequena parte dessa imponente rocha está situada no estado de Roraima. Atinge uma altura de 2.734 metros ou 8.970 pés.

Os minerais que tornaram este estado tão cobiçado incluem ouro, diamantes, cobre, mármore e bauxita. Devido a restrições legais, estas são agora extraídas apenas de reservas indígenas formais.

Nesse aniversário de Roraima, desejamos ao povo roraimense tudo o que há de melhor. Que esse Estado continue crescendo e trazendo novas conquistas à sua população!





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui