Aniversário de Tocantins

0
23

Anualmente, no dia 05 de outubro, os tocantinenses têm a grata satisfação de comemorar o aniversário do Tocantins, uma data comemorativa bastante relevante para a população do Estado, que se encontra em festa pela memória de um feito de tamanha importância para a sociedade.

O sonho de se tornar um estado independente nasceu o coração da população da região Norte de Goiás devido aos escassos investimentos que o Governo do Estado vinha fazendo em seu favor, já que devido à extensão territorial do estado não lhe era de fato possível fazer investimentos maciços em todas as regiões. E a que normalmente ficava mais penalizada era exatamente a região Norte (hoje pertencente ao Estado de Tocantins) que ficava mais distante da capital, Goiânia.



Saiba mais sobre o aniversário de Tocantins acompanhando todo o apanhado que nossa equipe fez sobre o assunto!

Quantos dias faltam para Aniversário de Tocantins 2020?
hoje é .
O Aniversário de Tocantins é comemorado dia 05 de outubro.
Faltam 130 dias o dia do Aniversário de Tocantins 2020
Dia 05 de outubro Aniversário de Tocantins 2020
Outubro 2020
Do Se Te Qu Qu Se
27 28 29 30 01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
01 02 03 04 05 06 07
05: Aniversário de Tocantins
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
28: Dia do Servidor Público

Sobre o Estado do Tocantins

Para celebrar com muito amor o Aniversário de Tocantins queremos apresentar alguns dados sobre a região, para que você compreenda o quão importante ele é dentro do cenário nacional.



O Estado do Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros, formado em 1988 e abrangendo o que antes eram os dois quintos do norte do estado de Goiás. Tocantins cobre 277.620,91 quilômetros quadrados e tem uma população superior a 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) habitantes.

Mesmo sua criação se dando oficialmente em outubro de 1988, a construção da sua capital, a cidade de Palmas, começou em 1989; a maioria das outras cidades do estado data do período colonial português. Com exceção de Araguaína, existem poucas outras cidades com uma população significativa no estado. O governo investiu em uma nova capital, uma grande represa hidrelétrica, ferrovias e infraestrutura relacionada para desenvolver essa área, principalmente agrícola.

O Tocantins atraiu centenas de milhares de novos moradores, principalmente para Palmas. Está construindo seus recursos hidrelétricos. Os rios Araguaia e Tocantins drenam a maior bacia hidrográfica que fica inteiramente dentro do território brasileiro. O Rio Tocantins foi represado pela energia hidrelétrica, criando um grande reservatório que se tornou um centro de recreação. Por estar na zona central do país, o Tocantins possui características da Bacia Amazonica, e também pastos semiabertos, conhecidos como cerrado. A Ilha do Bananal, no sudoeste do Estado, é a maior ilha fluvial do mundo. Tocantins também abriga o Parque Nacional do Araguaia, as reservas indígenas de Carajás e o Parque Estadual do Jalapão, que fica a cerca de 250 km de Palmas. Lá, os rios criam um oásis na paisagem seca, atraindo muitos ecoturistas para a região.

Portanto, nesse Aniversário do Tocantins, queremos também chamar a atenção para o polo turístico que o Estado se tornou, atraindo pessoas de diversos lugares do Brasil para conhecer aquilo que ele tem de melhor.

Os eventos que levaram à criação do Estado de Tocantins

Foi em 1821 que tiveram início os movimentos separatistas promovidos pelo governo autônomo do Tocantins, influenciado pelas batalhas em prol da independência do Brasil. Mas esse movimento não obteve sucesso, permanecendo essa região sob os domínios de Goiás.

Em 1920, quase 100 anos depois, novamente surgiram os rumores de um movimento de separação, buscando maior independência dentro do país, mas novamente não foi possível consolidar o sonho que tomava conta de parte da população.

E foi na década de 60 que a ideia voltou à tona, dessa vez para ficar. Sob a égide da construção de Brasília, os movimentos separatistas ganharam força e então se tornou inevitável tal situação. Foram iniciados diversos debates e reuniões para estudar a viabilidade de tal projeto. Entretanto, o Governo de Goiás se opunha a isso, afirmando que seria uma perda para o estado essa separação. Mas os argumentos dos separatistas foram mais fortes e convenceram as elites da política nacional, fazendo com que a independência do Tocantins se desse com o advento da Constituição Federal de 1988.

É por esse motivo que o Aniversário de Tocantins se dá em 05 de outubro, data da promulgação da Constituição.

No Aniversário do Tocantins temos a data comemorativa de um estado que é uma das grandes preciosidades da Região Norte e de todo o Brasil! Por isso nos unimos aos nossos compatriotas tocantinenses para a mais bela celebração desse dia!

Salve o Estado do Tocantins e todo o povo tocantinense!





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui