Aniversário do Acre 2020

No dia 15 de junho 2020 os acreanos têm a oportunidade de comemorar o aniversário do Acre, uma data comemorativa do calendário do Acre de extrema relevância para a população por relembrar o dia em que o Acre deixou de ser um Território Federal para se tornar um Estado da Federação, dotado de autonomia política, administrativa e financeira. Essa foi uma grande conquista para a população devido ao altíssimo poder transformador obtido por meio desse evento e às consequências dele, que foram extremamente positivos para todos. Por isso anualmente se tem a oportunidade de proporcionar as pessoas as comemorações por esse dia.

Se as informações que você busca hoje estão relacionadas ao Aniversário do Acre e suas implicações historicamente e também na sociedade atual, procurando saber o que mudou e como de fato as coisas aconteceram quando a sociedade acreana deu o grito de liberdade, veja o que nossa equipe preparou para lhe explicar tudo com detalhes.

Vamos juntos nessas novas descobertas?

Quantos dias faltam para o dia do Aniversário do Acre 2020?
A data de hoje é .
O dia do Aniversário do Acre é comemorado dia 15 junho.
Faltam 214 dias para o dia da comemoração do Aniversário do Acre 2020
Aniversário do Acre
Junho 2020
DoSeTeQuQuSe
31010203040506
07080910111213
14151617181920
21222324252627
28293001020304
05060708091011
11: Corpus Christi 12: Dia dos Namorados
15: Dia do Aniversário do Acre
21: Início do inverno
29: Dia de São Pedro
Legenda Feriados Nacionais  Eventos Diversos

De Território Federal a Estado Membro

A princípio o Acre era pertencente à Bolívia, nada tendo a se relacionar com o Brasil. Todas as relações do Acre se davam com o Governo Boliviano, que era o país que possuía autoridade sobre ele. Isso se iniciou em 1877 e seguiu até 1903, quando houve uma sucessão de batalhas tendo em vista a separação em relação à Bolívia, o que resultou na criação do Território Federal do Acre e na consequente valorização de sua população.

O Território Federal é uma divisão administrativa que integra diretamente a União, não sendo pertencente a qualquer Estado. Essa era a situação do Acre à época, sendo este legitimamente governado por um representante legal, subordinando-se completamente aos ditames do Governo Federal.
E foi em 1962 que o então Presidente da República, João Goulart, promulgou a Lei Federal nº 4070, em que elevou o Território do Acre a condição de Estado Membro da Federação, o que agradou bastante a população local.

O que se comemora no Aniversário do Acre

As comemorações do Aniversário do Acre são cívicas, motivo pelo qual diversos eventos oficiais marcam sua passagem. O que se comemora nesse caso são os eventos que levaram o Estado do Acre a se libertar e passar a ter maior autonomia dentro do cenário político nacional, agindo enfim de maneira plena nos quadros nacionais.

A sociedade acreana até hoje se vê na necessidade de fazer essas comemorações por todos os cantos do Estado porque reconhece que esse foi um evento de máxima importância para o desenvolvimento da sociedade.

Tradições culturais do Estado do Acre

Também não podemos deixar de indicar que no aniversário do Acre deve ser feita a comemoração das tradições culturais da população, que são muitas e extremamente diversificadas.

Essa diversificação se deve a formação do povo, que surgiu por meio da união de diversas culturas oriundas de grande parte do Brasil. Os migrantes que tiveram participação nesse processo chegaram de São Paulo, da Região do Nordeste e de grupos étnicos indígenas. Suas contribuições foram as mais diversificadas possível, passando pela culinária, pelas tradições religiosas, pelos costumes, etc. Ou seja, a cultura do Estado do Acre se mostra como uma grande riqueza para a população e a certeza de que há muito o que se comemorar no período do aniversário do Acre.

Se você ama o Estado do Acre e deseja homenageá-lo nesse dia, não deixe de manifestar seu apreço nesse dia, pois assim o seu carinho será explanado e poderá mostrar o quanto o seu amor pelo lugar é grande!
Nossos mais sinceros parabéns ao Acre e a todos os seus habitantes pela passagem desse dia memorável!