Calendário Lunar 2020

Você sabe o que é o calendário lunar? Conhece, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então fique atento porque vamos lhe explicar do que exatamente ele se trata.

Algumas noites, quando olhamos para a lua, ela está cheia e brilhante; às vezes é apenas um pedaço de luz prateada enfeitando o céu; por vezes sequer a vemos no céu. Essas mudanças na aparência são as fases da lua. À medida que a lua orbita em volta da terra, ela passa por oito fases distintas, sendo quatro as mais importantes de serem explicadas. São as quatro fases primárias, que ocorrem com cerca de uma semana de intervalo de uma para a outra.

O que significa isso? Vamos explicar para você agora, conceituando as fases da lua dentro do calendário lunar!

Fases da lua

A lua tem fases porque orbita em volta da terra, o que faz com que a porção que vemos iluminada mude de um período para o outro. A Lua leva 27,3 dias para orbitar a terra, mas o ciclo da fase lunar é de 29,5 dias. A Lua gasta os 2,2 dias extras para completar o ciclo porque a terra viaja cerca de 45 milhões de milhas ao redor do sol durante o tempo em que a lua completa uma órbita ao redor da terra. É por isso que podemos ver com precisão as fases da lua dentro de cada mês do ano, ao que damos o nome de “calendário lunar”.

As fases a que nos referimos são lua nova, lua crescente, lua cheia e quarto minguante. Nas duas primeiras, dizemos que a lua está em fase crescente. Nas duas últimas, dizemos que está em fase decrescente. A fase crescente acontece dentro da primeira quinzena do mês e a fase decrescente, dentro da segunda quinzena do mês.

Viu como é simples compreender o calendário lunar? Então agora compreenda cada uma dessas fases e como situá-las dentro de cada mês.

Lua Nova

Essa é a primeira fase da lua e não conseguimos enxergá-la, porque ela está posicionada entre o sol e a terra. É a época em que a lua está no céu durante o dia, nascendo por volta das 6h e se pondo por volta das 18h. Sua ocorrência se dá normalmente nos primeiros sete dias do mês.

Lua Crescente

O termo crescente se deve à impressão que temos de que a lua está “crescendo”, já que uma pequena parte está iluminada e o restante não. Nesse período vemos apenas ¼ de sua totalidade. Nessa fase a lua costuma “nascer” por volta do meio dia e se “por” por volta da meia noite.Sua ocorrência se dá normalmente entre o 8º e o 14º dia do mês.

Lua Cheia

Trata-se da fase mais deslumbrante da lua, pois é o período em que ela está completamente iluminada e visível, trazendo mais beleza ao calendário lunar. Isso se deve ao fato de que a terra está entre o sol e a lua. Nessa fase a lua “nasce” por volta das 18h e se “põe” por volta das 6h do dia seguinte. Sua ocorrência se dá normalmente entre o 16º e o 22º dia do mês.

Lua Minguante

Essa é a última fase da lua, quando ela está encerrando o ciclo. Novamente é possível ver somente ¼ da lua, mas dessa vez porque ela está voltando á sua posição original para novamente retomar seu curso de órbita ao redor da terra. Nessa fase a lua “nasce” por volta da meia noite e se “põe” aproximadamente ao meio dia.Sua ocorrência se dá normalmente entre o 23º e o 31º dia do mês.

O calendário lunar é muito simples de se compreender e sua utilização nos ajuda a compreender o funcionamento do universo, onde os astros vivem em harmonia universal para o equilíbrio do cosmos.

Calendário Lunar 2020 para cada mês do ano