Ei mulher, você sabe como usar a calculadora e com fazer seu calendário menstrual?

Muitas mulheres, infelizmente não sabe em qual fase do período menstrual ela está, com a calculadora e o calendário menstrual será muito mais fácil controlar o ciclo menstrual.



Porque isso seria importante? Isso é importante, por exemplo, para você se preparar para a TPM, para os dias da menstruação, para mulheres que desejam engravidar, sabem o dia da sua fertilidade.

A mulher que usa a calculadora saberá como será seu ciclo menstrual e isso só tem vantagens a oferecer para a mulher. Além de apenas calcular e fazer seu calendário menstrual é importante que a mulher entenda alguns detalhes.

calendário de fertilidade com a calculadora do ciclo menstrual

Quer engravidar? Saiba seu período fértil!

Muitos casais tem o desejo de engravidar e apenas decidem ter relações sexuais. Para que a gestação ocorra de forma mais rápida é importante que a mulher esteja ovulando.

O período de ovulação garante que a mulher estará mais fértil, esse período geralmente acontece por volta do 14.º dia do seu ciclo menstrual. Esse é o período que a mulher tem maiores chances de ter um óvulo fecundado.

A calculadora irá te ajudar muito a chegar a data prevista para sua próxima ovulação, ela te fornecerá uma estimativa aproximada da próxima data. O bom é que você tenha um acompanhamento por um profissional em fecundação para cálculos mais exatos.

Outro ponto, é que se você não tem um ciclo menstrual estável, ficará difícil de conseguir informações precisas para esse cálculo. Se você tem um ciclo menstrual muito irregular, o mais certo para você ter uma assertividade maior é observar seus sintomas.

Muitas mulheres acabam apresentando alguns sintomas quando estão no período de ovulação.

Os sintomas do período fértil podem variar um pouco de mulher para mulher, mas no geral são: Há um aumento da secreção vaginal, a temperatura do corpo da mulher também aumenta, essa temperatura deve ser medida assim que você acordar.

Outro ponto é que o apetite e o desejo sexual da mulher aumentarão para que ela tenha mais relações e dores pélvicas podem surgir. O correto para que você perceba melhor esse momento é que você vá realizando anotações mensalmente.

Como funciona a calculadora para o calendário menstrual?

Para uma maior precisão existem algumas calculadoras que irão solicitar muitas mais informações, como, por exemplo, a temperatura do corpo. Para que o cálculo seja preciso, quanto mais informação melhor, mas detalhes como a temperatura basal, não é um dado usual que a mulher possa fornecer.

Quando a calculadora é usada de maneira correta, a precisão pode chegar a 100% de acertos sobre o período fértil da mulher.

Se você prefere um cálculo mais simples, sem muitos dados até porque, você pode não ter em mãos, o modelo de calculadora oferecido aqui, é simples e eficaz.



Como usar a calculadora de modo mais preciso

Para usar a calculadora você precisará inserir alguns dados, entre eles, a data do seu último período menstrual. Para se ter um cálculo mais preciso, é necessário que você insira o primeiro dia do seu último ciclo menstrual.

Essa é a data correta do para o início do seu ciclo menstrual. Caso você não tenha essa data correta, comece a observar a partir do último dia que você menstruou. Anote quanto tempo durou a menstruação e acompanhe a partir de agora.

O período chamado de TPM, acontece após as mudanças hormonais relacionadas aos períodos do ciclo. Os sintomas geralmente são tanto físicos como emocionais e melhoram quando a mulher está grávida ou menstruando. Algumas mudanças na dieta podem ajudar a melhorar os sintomas da TPM.

Outra informação bastante importante para que a calculadora realize o cálculo com maior precisão é o período entre os ciclos. Existem mulheres que os ciclos duram cerca de 30 dias, outras 28 que é o mais comum, e algumas mulheres podem chegar a 25 dias.

Tente ser mais precisa o possível para que você tenha os resultados mais exatos. Caso tenha dúvida, o correto é que você anote durante o mês todas essas informações e só depois use a calculadora para uma maior precisão.

Com todas as informações precisas suas chances de engravidar serão muito maiores.

Qual é a minha fase de ovulação?

De uma maneira bem geral as mulheres têm a ovulação entre os dias 12 e 16 do seu ciclo menstrual. Mas cada mulher tem um período de duração do ciclo menstrual diferente podendo variar de 23 a 30 dias.

E ainda existem outros fatores que podem alterar seu ciclo menstrual, estresse, aumento de peso, medicamentos e até viagens. Tente observar quais fatores podem estar interferindo na duração do seu ciclo.

 

Entenda como seu ciclo menstrual acontece

Para que você saiba usar a calculadora de uma forma mais exata é importante que você conheça seu ciclo menstrual.

Todo processo se inicia quando menstruamos, dentro do nosso útero uma camada espessa chamada de endométrio começa a se soltar. Já que não tem um bebê para ela receber, ela se solta porque nossos índices de hormônios começam a cair.

Essa é a fase da menstruação, após isso seu corpo descansará uns dias e logo os hormônios aumentaram novamente para receber um novo óvulo e o ciclo se reiniciará.

Caso seu corpo receba um espermatozoide nesse período e o óvulo seja fecundado, o útero fecha todos os poros como uma proteção. O óvulo ficará dentro da trompa de Falópio por 3-4 dias e após esse período ele se moverá parar se fixar no útero.

Logo os hormônios da gravidez começaram a ser liberados e dentro de 6 a 8 dias por um exame de sangue, você saberá se está gravida ou não. Para exames de urina a identificação desse hormônio pode levar até 2 semanas.

 

Pontos importantes sobre a calculadora e calendário menstrual

A calculadora que mostramos aqui, te ajuda a realizar um planejamento para os próximos meses, através de um calendário de fertilidade. Assim você saberá se planejar melhor para os dias de menstruação, TPM e principalmente para os dias férteis.

Lembrando sempre que nosso corpo pode sofrer alterações constantes, o que pode alterar a precisão do cálculo. Mas a calculadora ainda é uma ferramenta extremamente útil para quem deseja planejar uma gestação.





Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar: