Corpus Christi 2020

Solenidade Corpus Christi 2020 será celebrada dia 11 de junho. Quando tomamos conhecimento do termo Corpus Christi e vemos a imensidão das comemorações que são feitas todos os anos em todo o ano pode ser que fiquemos, a princípio, nos questionando a respeito do que isso significa exatamente.



É claro que a tradução literal é bastante simples de se fazer e isso é bastante normal, sendo até mesmo intuitivo. Afinal, trata-se de um termo latino, muito próximo da nossa língua, que é Corpus (corpo) e Christi (de Cristo). Ou seja, trata-se da festa do sagrado corpo de Cristo que os fiéis acreditam ser o grande Salvador da humanidade, a quem devem o altíssimo preço da remissão dos seus pecados.

Mas é quanto ao significado dessa festividade para toda a sociedade e os cristãos em geral? Como podemos compreendê-la e dar-lhe pleno significado, a fim de que todas as pessoas compreendam o por que de essa data comemorativa existir?

Vamos responder a todos esses questionamentos com as explicações que trazemos para você agora!

Quantos dias faltam para o dia de Corpus Christi 2020?
hoje é .
Festa do sagrado corpo de Cristo. Em 2020 é comemorado no 11 de junho.
Faltam 115 dias para o dia da celebração de Corpus Christi 2020
De onde surgiu o Costume de Celebrar o “Corpo de Cristo?
Junho 2020
Do Se Te Qu Qu Se
31 01 02 03 04 05 06
07 08 09 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
11: Corpus Christi 2020 12: Dia dos Namorados
21: Início do inverno

Uma festa de caráter católico

O Corpus Christi é uma festa eminentemente católica, que nesses termos significa “universal”, pois está presente e atuante em todos os lugares do mundo, conforme estabelecido por sua fé. E nesse dia os fieis são chamados a celebrar solenemente o Corpo de Cristo. Trata-se de uma solenidade em que a Igreja Católica celebra o dia da Eucaristia, um dos Sete Sacramentos, que, segundo sua fé, é o próprio Corpo e o próprio Sangue de Cristo.



Agora sobre a importância dessa data comemorativa…

O próprio termo “solenidade” já indica o alto grau de importância dessa data comemorativa, já que o ápice das celebrações católicas são as solenidades, utilizadas para as festividades que envolvem a divindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e algumas da Mãe de Jesus, Maria.

Para a comemoração desse dia são celebradas Missas, organizadas procissões, feitas adorações ao Santíssimo Sacramento, ministradas palestras e mais uma porção de coisas que são costumes do povo católico para reverenciar a divindade de seu Senhor.

Mas não somente os católicos são chamados à adoração

Certos de que esse é o meio por excelência de prestar verdadeira adoração ao Senhor, os católicos têm o costume de chamar para esse momento de celebração todas as pessoas que desejam de fato amar e adorar a Cristo Jesus. Por isso não podemos deixar de enaltecer que o Corpus Christi é uma festa de toda a humanidade e não apenas de um povo ou de uma etnia.

Esse mistério não pertence a uma religião ou a um clã. Ele é de todos os que desejam adorar plenamente ao Senhor!

De onde surgiu o Costume de Celebrar o “Corpo de Cristo”?

A celebração do Corpus Christi foi instituída em 08 de setembro de 1264 pela Bula Transiturus, promulgada pelo Papa Urbano IV que vislumbrava já naquela época a necessidade de se adorar o Cristo que, para os católicos, está vivo na Eucaristia. O religioso afirmava que a Eucaristia era de tamanha importância para a Igreja que merecia uma data dedicada unicamente à sua comemoração, pois embora todos os dias fossem dias de se adorar o Senhor Eucarístico, parecia-lhe inconcebível que não houvesse um dia em especial dedicado a isso. E desde então os fieis criaram o costume de fazer procissões, participar da Missa e comungar em agradecimento ao que creem ser o símbolo maior do amor de Deus pela humanidade, que é o sacrifício de salvação do Senhor.

Nesse dia, os fieis enfeitam as ruas com tapetes ornamentados com imagens e figuras que recordam a Eucaristia; neles um Sacerdote passa trazendo consigo um Ostensório onde se encontra a Hóstia Consagrada para adoração. Com hinos e orações as pessoas acompanham a procissão e, mesmo que ao seu modo, prestam homenagens a Jesus.

A Solenidade Corpus Christi 2020 é uma Festa Móvel e não é Feriado Nacional

A solenidade de Corpus Christi acontece sempre após a Páscoa, sendo o costume religioso no Brasil celebrá-la na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Por isso não é possível precisar a sua data, já que a mesma depende de quando será a Páscoa. Ou seja, essa data varia bastante de um ano para o outro.
Veja Também:

  • Quinta-Feira Santa 2020
  • Sexta-feira Santa 2020
  • Um fato interessante é que a celebração do Corpo de Cristo não é feriado nacional, mas sim ponto facultativo, cabendo a cada governo decidir decretar a paralisação dos serviços ou não. Mas habitualmente há dispensa de serviço em todo o país nesse dia.

    E um fato bastante interessante a se notar é que a celebração do Corpus Christi sempre se dá numa quinta-feira, devido à tradição católica que tem na quinta-feira um dia semanal dedicado à Eucaristia. Mas o que há de bom? É que sendo assim sempre há a possibilidade de um feriado prolongado, que serve para um bom descanso e até mesmo para se fazer uma viagem e conhecer as tradições dessa belíssima solenidade em outros lugares do Brasil.

    O Corpus Christi é uma festa em memória ao próprio Jesus, que na Última Ceia disse aos seus Apóstolos: “Fazei isso em minha memória”. Aos que creem, esse é um ótimo momento para praticar a fé!

    Portanto, se você é crente na Eucaristia e deseja prestar homenagens a Jesus, na certeza de que Ele se sacrificou para dar vida a mim e a você, o dia de Corpus Christi 2020 é uma excelente oportunidade de exercitar a fé!





    Deixe um comentário

      Subscribe  
    Notificar:

    Send this to a friend