Criação do Território do Amapá

A Criação do Território do Amapá foi um evento que aconteceu em 13 de setembro de 1943 e por isso esse dia é até hoje reconhecido como o dia específico de se comemorar esse evento tão importante para a sociedade amapaense, que com isso se viu liberta da submissão ao governo do Pará, ao qual era legalmente pertencente na época.

Se você quiser conhecer mais a respeito dessa data, saber por que essa atitude foi tomada e quais as consequências a curto, médio e longo prazo que ela trouxe, aqui irá encontrar as melhores informações sobre o tema.

Quantos dias faltam para o dia da comemoração da criação do Território do Amapá em 2020?
hoje é .
O dia da criação do Território do Amapá é comemorado dia 13 de setembro.
A partir de hoje Faltam 297 dias para o dia da comemoração da criação do Território do Amapá 2020
13 de Setembro dia Criação do Território do Amapá
Setembro 2020
DoSeTeQuQuSe
30310102030405
06070809101112
13141516171819
20212223242526
27282930010203
07: Independência do Brasil
13: Criação do Território do Amapá
22: Início da primavera
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Por que aconteceu a Criação do Território do Amapá

Esse evento não se deu unicamente por decisão unilateral do Presidente da República do Brasil. Houve uma gama de interesses que estavam “postos à mesa” quando por fim essa atitude foi tomada. E para compreender de que maneira se deu a concretização desse projeto, precisamos nos remeter ao período da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil, embora não participando diretamente da guerra, sofria intervenções por parte de diversos países que eram seus aliados.

Havia aqui um temor pontual de que o Norte do país fosse invadido e fugisse completamente ao controle do Governo Federal, já que tratava-se de uma área extremamente grande que aos governos locais era difícil coordenar. E foi então que, por motivos de ordem militar, estratégica, política e econômica, o Presidente Getúlio Vargas procedeu a Criação do Território do Amapá, essa importante data comemorativa que até hoje o povo amapaense comemora com enorme sentimento cívico.

A Floresta Amazônica

Outro fator que contribuiu bastante com a Criação do Território do Amapá foi a Floresta Amazônica, que constitui quase 90% de sua área total. Sempre sendo objeto de disputas por povos de diversos países, devido à sua enorme importância para o equilíbrio do meio ambiente, o governo brasileiro decidiu proteger seu espaço para evitar que investidas mais agressivas contra a posse da floresta fossem feitas.

Compreenda o que é um Território Federal

Um território federal é uma espécie de divisão administrativa adotada pela República Federativa do Brasil. Nela o Estado Brasileiro decreta que determinado território pertence a ele e passa a geri-lo. Claro que há um processo legal que deve ser seguido para isso, mas não iremos nos ater a ele porque não faz sentido debater o assunto aqui.

O território federal possui organização administrativa própria, agindo de maneira autônoma (limitadamente) e elege representantes na Câmara dos Deputados, mas não elege Senadores, já que estes representam os Estados e o território é ligado diretamente à União, não estando subjugado a nenhum Estado. É por isso que com a Criação do Território Federal do Amapá se deu sua desvinculação do Estado do Pará.

E foi então que, com a Constituição Federal de 1988, enfim foi criado o Estado do Amapá, retirando-o da condição de Território e elevando-o a Unidade da Federação.

A Bandeira do Estado do Amapá

Já elevado ao posto de Estado, o Amapá adotou a sua bandeira, que foi oficialmente criada

pelo Decreto nº 8 de 23 de abril de 1984. O azul representa o céu sobre o Amapá e a justiça, o verde representa a floresta nativa e o amarelo representa a União e seus recursos naturais. O negro representa o falecido que trabalhava para o Estado, e o branco pela vontade do estado de viver em paz e estabilidade. O símbolo no lado da elevação representa a Fortaleza de São José, da qual a capital do estado cresceu.

Antes de 1984, o estado tinha uma bandeira vermelho-branco-avermelhada, baseada na bandeira do Pará, e semelhante à bandeira do Peru.

Queremos nessa data comemorativa parabenizar os habitantes do Amapá por todas as conquistas obtidas desde sua criação e até os dias de hoje.