Categoria: Datas Comemorativas

Datas Comemorativas mês de Janeiro de 2020

Se o que você está buscando são informações a respeito do calendário de janeiro 2020, então acaba de chagar ao lugar certo, onde obterá todos os detalhes sobre este que é o primeiro mês do ano civil brasileiro.
Mês de férias, verão e muito calor em praticamente todo o Brasil, janeiro é um mês alegre em que as pessoas estão se preparando para os novos desafios do ano que está apenas começando. Aqui você irá encontrar dicas sobre os feriados e datas comemorativas do calendário de janeiro 2020, além de muitas dicas bacanas sobre o que fazer para curtir ao máximo tudo de bom que ele tem para oferecer!

▦ Calendário de Janeiro 2020 ▦

Janeiro
DoSeTeQuQuSe
29303101020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
26272829303101
02030405060708
01 – Confraternização Universal e Ano Novo
06 – Dia de Reis
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais   Legenda Feriados Nacionais  Eventos Diversos

Fases da Lua Janeiro 2020

Cresc.Calendário Lua Quarto crescente03 de Janeiro

CheiaCalendário Lua Cheia10 de Janeiro

Ming.Calendário lunar Quarto Minguante17 de Janeiro

NovaLua Nova24 de Janeiro

Calendário lunar completo

Confira abaixo as datas comemorativas que compõem o calendário de janeiro 2020

DATADatas Comemorativas 2020 – Calendário de janeiro
01 – QuaDia de Ano-Novo
01 – QuaDia da Praça
01 – QuaDia do Enólogo
02 – QuaSão Basílio Magno
04 – SábDia Nacional da Abreugrafia
06 – SegDia da Gratidão
06 – SegDia de Reis
07 – TerLiberdade de Cultos
07 – TerDia do Leitor
08 – QuaDia do Fotógrafo
09 – QuiDia do Fico
09 – QuiDia do Astronauta
10 – SexDia de São Gonçalo de Amarante
12 – DomAniversário de Belém
14 – TerDia do Enfermo
15 – QuaDia do Adulto
15 – QuaDia do Compositor
16 – QuaSão Marcelo, papa
18 – SábDia do Esteticista
19 – DomDia do Cabeleireiro
20 – SegDia do Farmacêutico
20 – SegDia de São Sebastião
21 – TerDia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
21 – TerDia Mundial da Religião
24 – SexDia da Previdência Social
24 – SexDia dos Aposentados
25 – SábAniversário de São Paulo
25 – SábDia do Carteiro
26 – Domdia da Gula
27 – SegDia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
28 – TerDia de São Tomás de Aquino
28 – TerDia do Portuário
30 – QuiDia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 – QuiDia do Padrinho
30 – QuiDia da Saudade
31 – SexDia de São João Bosco
31 – SexDia do Mágico

Dia do Servidor Público

Dia do Servidor Público

Por que a sociedade brasileira costuma comemorar com carinho o Dia do Servidor Público?

Antes de qualquer coisa é interessante esclarecer para as pessoas quem são os funcionários públicos. “Servidor público” é o cidadão que foi aprovado em um concurso público ou contratado temporariamente pela administração pública e foi nomeado para a prestação de serviços de interesse da população em geral, como por exemplo o atendente do INSS, o professor da escola púbica, o médico do hospital público, o policial, o juiz, o promotor, etc. Ou seja, a palavra servidor não se posta aqui em vão. De fato o servidor público está investido na função para servir à sociedade, para prestar a essa relevantes serviços no tocante ao que o governo tem a obrigação de fazer pela nação.

São diversos os setores de atuação destes, atingindo todas as camadas da sociedade, desde os mais pobres até os mais abastados que de alguma maneira necessitem de atendimento junto aos mais variados órgãos da Administração Pública.

Portanto, o Dia do Servidor Público, também conhecido como Dia do Funcionário Público, comemorado anualmente em 28 de outubro, é uma data comemorativa do calendário nacional totalmente voltada para a homenagem a esses trabalhadores que lutam todos os dias para que a prestação dos serviços públicos ao cidadão seja feita de maneira satisfatória.

Serviços prestados pela União, Estados e Municípios

A República Federativa Brasileira se divide em três entes federados, sendo eles União, Estados e Municípios. Cada um possui sua própria estrutura administrativa e promove a contratação de seu funcionalismo, sendo tudo isso sempre de acordo com a Constituição Federal, Leis Federais e demais normas federais, estaduais e/ ou municipais pertinentes ao tema. Cada um possui suas próprias atribuições e tem em comum, entre outras coisas, a prestação de serviços à população, o que naturalmente é feito por meio do funcionalismo público. Então, seja na União, nos Estados ou Municípios, o Dia do Servidor Público deve ser comemorado com muito carinho, pois estes são os profissionais que atendem as pessoas que necessitam do Poder Público para quaisquer finalidades.

Sobre a instituição do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu como uma maneira de prestar homenagens a todas as pessoas que se esforçaram, passaram num concurso público e passaram a exercer atividades em algum órgão federal, estadual ou municipal. E os fatos que conduziram a isso se devem especialmente à necessidade sentida pelo próprio governo de dar mais reconhecimento àqueles que são de fato a “cara” da administração pública, que estão realmente em contato com as pessoas e que podem ou não resolver os problemas daqueles que chegam até eles.

Foi por esse motivo que o Governo Federal decidiu, por meio do Art. 236 da Lei 8112/ 1990, instituir o Dia do Servidor Público.

Mas como essa lei trata do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, ela não alcançou os Estados e os Municípios, ficando a cargo de Governadores e Prefeitos instituírem, após a devida deliberação pelas suas Casas Legislativas, essa comemoração em sua área de abrangência, sendo que muitos deles optaram por fazer a comemoração no mesmo dia consagrado para os servidores da União.

Feriado ou Data Comemorativa?

É interessante assinalar que ao criar o Dia do Servidor Público o Governo não o consagrou como um feriado nacional, sendo este apenas mais uma data comemorativa dentro do calendário nacional. Nesse dia os chefes do Poder Executivo tem a opção de decretar ponto facultativo para seus servidores, sendo esta a única forma de os mesmos estarem dispensados do serviço nesse dia. É o que normalmente acontece todo dia 28 de outubro. Mas sem a decretação, todos os servidores devem trabalhar normalmente, pois não há lei que os ampare diante disso.

Aos funcionários públicos da União, Estados e Municípios, o nosso reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados em favor da nossa sociedade!