Categoria: Datas Especiais

Véspera de Ano Novo

Véspera de Ano Novo
A véspera de Ano Novo é uma das maiores celebrações globais porque marca o último dia do ano no calendário gregoriano, 31 de dezembro, antes do novo ano que se inicia. Faça a contagem regressiva até o ano novo, não importa onde você esteja no mundo.

Conheça mais sobre essa data comemorativa que mexe com os ânimos das pessoas em todo o mundo e que marca a passagem de uma época para a outra.

Programações para a Véspera de Ano Novo

A Véspera de Ano Novo é um dia de sentimentos contraditórios para muitas pessoas. Por um lado, é hora de celebrar o final do ano e receber o que está reservado no ano novo. Por outro lado, algumas pessoas experimentam um sentimento de nostalgia ao refletirem sobre os eventos que ocorreram em suas vidas nos últimos 12 meses. Muitas pessoas começam a pensar em resoluções de ano novo nesta época do ano.

Algumas pessoas celebram participando dos cultos da meia-noite, enquanto outras se reúnem em locais públicos (é muito comum no Brasil as festas nas praias) para contar os segundos finais do ano anterior. Muitas pessoas organizam festas para despedir-se do ano e celebrar o ano novo. O tamanho dos eventos festivos para a Véspera de Ano Novo pode variar em tamanho e tema. Algumas pessoas assistem a bailes de máscaras formais, enquanto outras têm festas à fantasia. Algumas pessoas têm pequenas festas ou reuniões em suas casas. Muitas celebrações da Véspera de Ano Novo são realçadas por exibições de fogos de artifício, sendo a mais famosa do Brasil a de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Muitas pessoas começam a contar até o dia de ano novo no último minuto ou segundos antes que a última noite do ano termine e o novo ano comece. Algumas pessoas assistem a contagem regressiva na televisão. Enquanto o relógio marca a meia-noite, muitas pessoas celebram esse evento trocando abraços, beijos e desejando um ao outro um “Feliz Ano Novo”.

A Véspera de Ano Novo é realmente uma das mais belas datas comemorativas em todo o mundo!

Costumes da sociedade

A Véspera de Ano Novo é um feriado em alguns lugares do mundo, mas em outros não. É um feriado para bancos em países como Bangladesh, Brunei, Paraguai e Japão (também é um feriado do governo no Japão).

A véspera de Ano Novo não é um feriado nacional em países como Brasil, Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, mas algumas empresas fecham cedo, as escolas geralmente são fechadas e muitas pessoas podem ter meio dia de folga. Aqueles que desejam viajar através de transporte público podem precisar verificar com as autoridades locais de transporte sobre os horários dos transportes públicos para a Véspera de Ano Novo.

Historicidade

A Véspera de Ano Novo é o último dia do ano e o dia antes do dia de ano novo, que marca o início de um novo ano de acordo com o calendário gregoriano. Papa Gregório XIII introduziu o calendário gregoriano em 1582. Foi adotado imediatamente em algumas áreas da Europa, mas não foi usado em vários países até mesmo séculos depois. Por exemplo, o Reino Unido e os Estados Unidos começaram a observar o calendário gregoriano em 1752, no qual 11 dias foram abandonados.

As festividades podem ser rastreadas até as celebrações na Europa que datam antes da disseminação do cristianismo. Quando muitos habitantes da Europa se converteram ao cristianismo, esses festivais se fundiram com as crenças cristãs e, com o tempo, vieram a marcar feriados como as celebrações do ano novo.

É importante notar que nem todas as culturas seguem o calendário gregoriano observando a Véspera de Ano Novo e o ano novo. Por exemplo, o ano novo nos calendários hindus, chineses, coptas, judeus e islâmicos difere do calendário gregoriano.

Símbolos

A Véspera de Ano Novo e Ano Novo são simbolizados de várias maneiras em todo o mundo. A meia-noite entre a Véspera de Ano Novo e o ano novo é muitas vezes marcada por fogos de artifício e foguetes. Muitas pessoas bebem e brindam com champanhe ou outro vinho espumante.

Desejamos a todos os brasileiros e povos de todas as nações uma excelente ano novo!

Dia do Comerciário

O Dia do Comerciário é uma data comemorativa do calendário brasileiro que se repete todos os anos no dia 19/10, quando nós somos chamados a refletir sobre a importância das pessoas que atuam no comércio e que, com o seu trabalho, fazem a máquina da economia girar e o país recolher mais dinheiro para trabalhar pela sua população (ao menos esse é o seu dever e obrigação).

A atividade do comerciário possui forte relação com o fortalecimento econômico do país porque é por meio dele que o dinheiro circula e faz o Brasil obter maiores rendimentos. E por isso julgamos interessante falar sobre essa data comemorativa!

Dia do Comerciário

O Dia do Comerciário é uma data comemorativa do calendário brasileiro que se repete todos os anos no dia 19 de outubro

Em nosso artigo, descubra mais sobre o Dia do Comerciário e a sua importância para a sociedade brasileira!

Quem é o Comerciário?

Essa é uma dúvida muito comum, mas que é facilmente sanada, bastando apenas conhecer dois conceitos simples:

  • Comerciante: é o dono do comércio, o patrão, aquele que contrata e dá as ordens para o bom funcionamento de sua empresa.
  • Comerciário: é o empregado do comércio, o servidor, aquele que é contratado para seguir as ordens emanadas da alta cúpula do comércio.

Portanto, a ideia do Dia do Comerciário é homenagear o servidor do comércio, o trabalhador que é contratado para prestar serviços em uma empresa. O intuito, portanto, não é ter como foco o empresário, mas sim o empregado.

Mas ainda que o que se deseja não seja prestar homenagens ao comerciante, essa é também uma realidade no Dia do Comerciário, já que compreende-se que assim como é importante o trabalho do empregado, também é importante o trabalho do empregador, já que é a empresa dele que está comprometida com o desenvolvimento econômico do país.

Por isso a nossa homenagem aos empregadores e empregadores do comércio nesse Dia do Comerciário!

A importância do comércio

Como o comerciário não existe sem a atividade comercial, decidimos indicar a importância do comércio, de forma que consigamos compreender também a importância da pessoa que trabalha com ele.

Entendida como uma das atividades econômicas mais importantes para o ser humano, o comércio é aquele que permite que você não só obtenha produtos que não são produzidos localmente (bem como a venda dos que ocorrem no âmbito adequada), mas também é a atividade econômica que permite aos seres humanos entrar em contato com outras sociedades, conhecendo elementos de sua cultura e tradições que podem ser assimilados de diferentes maneiras.

O comércio é ao mesmo tempo uma atividade dinâmica que evita o fechamento geográfico e político das comunidades e exige, para funcionar adequadamente, contato permanente e intercâmbio entre diversas comunidades e povos. Por isso o Dia do Comerciário é de suma relevância, porque nos indica a necessidade de repensar o comércio e a sua importância para a sociedade.

A necessidade das atividades comerciais

O comércio é uma atividade que o ser humano realizou desde muito cedo, sempre que entendeu que nem tudo o que uma comunidade precisava poderia ser produzido localmente e que, então, era necessário trocar produtos próprios por aqueles que se interessavam. Assim, uma comunidade especializada na colheita de certos cereais, pode obter outros tipos de cereais ou alimentos típicos de outras regiões da troca em partes iguais ou valores de um produto próprio. Embora o comércio monetário que foi promovido na Europa desde a Idade Moderna seja o mais conhecido, por muitos séculos as antigas comunidades realizaram formas comerciais baseadas em escambo.

O comércio para o homem social e cultural

A importância do comércio para o ser humano é muito profunda, pois tem a ver não só com o econômico, mas também com o social e cultural. Assim, como foi dito, é do comércio que uma sociedade pode entrar em contato com outra, no momento em que é reconhecida como não autossuficiente e começa a procurar por espaços ou comunidades que possam fornecer o que lhe falta. O conhecimento de outras comunidades e a interação com elas através do comércio é, além disso, o que enriquece melhor a sociedade.

Nesse Dia do Comerciário, deixamos nossos mais sinceros parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras do comércio, que não cessam de dar o seu suor para promover o desenvolvimento econômico e social da nossa sociedade.