Categoria: Datas Especiais

Dia do Servidor Público 2020

Por que a sociedade brasileira costuma comemorar com carinho o Dia do Servidor Público?

Antes de qualquer coisa é interessante esclarecer para as pessoas quem são os funcionários públicos. “Servidor público” é o cidadão que foi aprovado em um concurso público ou contratado temporariamente pela administração pública e foi nomeado para a prestação de serviços de interesse da população em geral, como por exemplo o atendente do INSS, o professor da escola púbica, o médico do hospital público, o policial, o juiz, o promotor, etc. Ou seja, a palavra servidor não se posta aqui em vão. De fato o servidor público está investido na função para servir à sociedade, para prestar a essa relevantes serviços no tocante ao que o governo tem a obrigação de fazer pela nação.

São diversos os setores de atuação destes, atingindo todas as camadas da sociedade, desde os mais pobres até os mais abastados que de alguma maneira necessitem de atendimento junto aos mais variados órgãos da Administração Pública.

Portanto, este dia, é também conhecido como Dia do Funcionário Público, comemorado anualmente em 28 de outubro, é uma data comemorativa do calendário nacional totalmente voltada para a homenagem a esses trabalhadores que lutam todos os dias para que a prestação dos serviços públicos ao cidadão seja feita de maneira satisfatória.

Quantos dias faltam para o dia do Servidor Público 2020.
A data de hoje é .
O dia do Servidor Público é comemorado dia 28 outubro.
Faltam 326 dias para o dia do Servidor Público 2020
Dia do Servidor Público
28: Dia do Servidor Público

Outubro 2020
DoSeTeQuQuSe
27282930010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
01020304050607
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Serviços prestados pela União, Estados e Municípios

A República Federativa Brasileira se divide em três entes federados, sendo eles União, Estados e Municípios. Cada um possui sua própria estrutura administrativa e promove a contratação de seu funcionalismo, sendo tudo isso sempre de acordo com a Constituição Federal, Leis Federais e demais normas federais, estaduais e/ ou municipais pertinentes ao tema. Cada um possui suas próprias atribuições e tem em comum, entre outras coisas, a prestação de serviços à população, o que naturalmente é feito por meio do funcionalismo público. Então, seja na União, nos Estados ou Municípios, o Dia do Servidor Público deve ser comemorado com muito carinho, pois estes são os profissionais que atendem as pessoas que necessitam do Poder Público para quaisquer finalidades.

Sobre a instituição do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu como uma maneira de prestar homenagens a todas as pessoas que se esforçaram, passaram num concurso público e passaram a exercer atividades em algum órgão federal, estadual ou municipal. E os fatos que conduziram a isso se devem especialmente à necessidade sentida pelo próprio governo de dar mais reconhecimento àqueles que são de fato a “cara” da administração pública, que estão realmente em contato com as pessoas e que podem ou não resolver os problemas daqueles que chegam até eles.

Foi por esse motivo que o Governo Federal decidiu, por meio do Art. 236 da Lei 8112/ 1990, instituir o Dia do Servidor Público.

Mas como essa lei trata do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, ela não alcançou os Estados e os Municípios, ficando a cargo de Governadores e Prefeitos instituírem, após a devida deliberação pelas suas Casas Legislativas, essa comemoração em sua área de abrangência, sendo que muitos deles optaram por fazer a comemoração no mesmo dia consagrado para os servidores da União.

Feriado ou Data Comemorativa?

É interessante assinalar que ao criar o Dia do Servidor Público o Governo não o consagrou como um feriado nacional, sendo este apenas mais uma data comemorativa dentro do calendário nacional. Nesse dia os chefes do Poder Executivo tem a opção de decretar ponto facultativo para seus servidores, sendo esta a única forma de os mesmos estarem dispensados do serviço nesse dia. É o que normalmente acontece todo dia 28 de outubro. Mas sem a decretação, todos os servidores devem trabalhar normalmente, pois não há lei que os ampare diante disso.

Aos funcionários públicos da União, Estados e Municípios, o nosso reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados em favor da nossa sociedade!




Dia do Comerciário 2020

O Dia do Comerciário é uma data comemorativa do calendário brasileiro que se repete todos os anos no dia 19/10, quando nós somos chamados a refletir sobre a importância das pessoas que atuam no comércio e que, com o seu trabalho, fazem a máquina da economia girar e o país recolher mais dinheiro para trabalhar pela sua população (ao menos esse é o seu dever e obrigação).

A atividade do comerciário possui forte relação com o fortalecimento econômico do país porque é por meio dele que o dinheiro circula e faz o Brasil obter maiores rendimentos. E por isso julgamos interessante falar sobre essa data comemorativa!

Em nosso artigo, descubra mais sobre o Dia do Comerciário 2020 e a sua importância para a sociedade brasileira!

Quantos dias faltam para o dia do Comerciário 2020?
hoje é .
O dia do Comerciário é comemorado dia 19 de outubro.
Faltam 317 dias para o dia do Comerciário 2020
Dia do Comerciário 2020
Outubro
DoSeTeQuQuSe
27282930010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
01020304050607
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
28: Dia do Servidor Público
18: Início do horário de verão

Quem é o Comerciário?

Essa é uma dúvida muito comum, mas que é facilmente sanada, bastando apenas conhecer dois conceitos simples:

  • Comerciante: é o dono do comércio, o patrão, aquele que contrata e dá as ordens para o bom funcionamento de sua empresa.
  • Comerciário: é o empregado do comércio, o servidor, aquele que é contratado para seguir as ordens emanadas da alta cúpula do comércio.

Portanto, a ideia do Dia do Comerciário é homenagear o servidor do comércio, o trabalhador que é contratado para prestar serviços em uma empresa. O intuito, portanto, não é ter como foco o empresário, mas sim o empregado.

Mas ainda que o que se deseja não seja prestar homenagens ao comerciante, essa é também uma realidade no Dia do Comerciário, já que compreende-se que assim como é importante o trabalho do empregado, também é importante o trabalho do empregador, já que é a empresa dele que está comprometida com o desenvolvimento econômico do país.

Por isso a nossa homenagem aos empregadores e empregadores do comércio nesse Dia!

A importância do comércio

Como o comerciário não existe sem a atividade comercial, decidimos indicar a importância do comércio, de forma que consigamos compreender também a importância da pessoa que trabalha com ele.

Entendida como uma das atividades econômicas mais importantes para o ser humano, o comércio é aquele que permite que você não só obtenha produtos que não são produzidos localmente (bem como a venda dos que ocorrem no âmbito adequada), mas também é a atividade econômica que permite aos seres humanos entrar em contato com outras sociedades, conhecendo elementos de sua cultura e tradições que podem ser assimilados de diferentes maneiras.

O comércio é ao mesmo tempo uma atividade dinâmica que evita o fechamento geográfico e político das comunidades e exige, para funcionar adequadamente, contato permanente e intercâmbio entre diversas comunidades e povos. Por isso é de suma relevância, porque nos indica a necessidade de repensar o comércio e a sua importância para a sociedade.

A necessidade das atividades comerciais

O comércio é uma atividade que o ser humano realizou desde muito cedo, sempre que entendeu que nem tudo o que uma comunidade precisava poderia ser produzido localmente e que, então, era necessário trocar produtos próprios por aqueles que se interessavam. Assim, uma comunidade especializada na colheita de certos cereais, pode obter outros tipos de cereais ou alimentos típicos de outras regiões da troca em partes iguais ou valores de um produto próprio. Embora o comércio monetário que foi promovido na Europa desde a Idade Moderna seja o mais conhecido, por muitos séculos as antigas comunidades realizaram formas comerciais baseadas em escambo.

O comércio para o homem social e cultural

A importância do comércio para o ser humano é muito profunda, pois tem a ver não só com o econômico, mas também com o social e cultural. Assim, como foi dito, é do comércio que uma sociedade pode entrar em contato com outra, no momento em que é reconhecida como não autossuficiente e começa a procurar por espaços ou comunidades que possam fornecer o que lhe falta. O conhecimento de outras comunidades e a interação com elas através do comércio é, além disso, o que enriquece melhor a sociedade.

Nesse dia, deixamos nossos mais sinceros parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras do comércio, que não cessam de dar o seu suor para promover o desenvolvimento econômico e social da nossa sociedade.