Dia da adesão do Maranhão à Independência

0
25

O Dia da adesão do Maranhão à Independência é comemorado anualmente em 28 de julho e tem como plano de fundo o saudoso dia em que a Capitania se convenceu de que o melhor a fazer era reconhecer a soberania brasileira e aceitar fazer parte dessa nova nação que ali nascia.

Não foi um processo fácil de se concretizar porque muitos interesses escusos ainda ligavam o Maranhão à Coroa Portuguesa, mas não foi possível conter o movimento que se desenhou e que iremos explicar detalhadamente agora.



Venha com a gente e descubra todos os fatos que levaram à instauração do Dia da adesão do Maranhão à Independência do Brasil!

Quantos dias faltam para o dia da adesão do Maranhão à Independência?
hoje é .
O dia da adesão do Maranhão à Independência é comemorado dia 28 de julho.
Faltam 61 dias para o dia da adesão do Maranhão à Independência
Dia da adesão do Maranhão à Independência
Julho
Do Se Te Qu Qu Se
28 29 30 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 01
02 03 04 05 06 07 08
28: Dia da adesão do Maranhão à Independência

Sobre o Estado do Maranhão

O Maranhão é um estado do nordeste do Brasil. Para o norte encontra-se o Oceano Atlântico. O Maranhão é vizinho dos estados do Piauí, Tocantins e Pará (sentido horário) . O povo maranhense tem um sotaque diferenciado dentro do dialeto comum nordestino. O Maranhão é descrito em livros como o País das Palmeiras por Gonçalves Dias e a Casa de Pensão por Aluízio Azevedo.



As dunas de Lençóis são uma importante área de preservação ambiental. Também de interesse é a capital do estado, a cidade de São Luiz, designada como Patrimônio Mundial da Unesco. Outra importante área de conservação é o delta do Rio Parnaíba, entre os estados do Maranhão e Piauí, com suas lagoas, dunas desérticas e praias desertas ou ilhas, como a ilha do Caju, que abrigava aves raras.

As elites maranhenses não queriam a adesão…

Todos sabemos que houve uma grande batalha entre portugueses e brasileiros (ou amantes do Brasil) para que o processo de Independência se consolidasse em 07 de setembro de 1822. De fato era muito difícil romper os vínculos com Portugal porque haviam pessoas em toda a Colônia que mantinham excelentes relações (de todas as ordens que se possa imaginar) com a Coroa Portuguesa. Ou seja, não se tratava somente de possuir vontade de se tornar livre, mas especialmente de se ter condições de fazê-lo garantindo as conquistas e os direitos de cada um.

Esses foram os motivos apresentados pelos membros da elite maranhense que se manifestaram contrários à adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Suas relações com Portugal eram tão fortes e rentáveis que eles não queriam se render a isso e como tinham muito poder na sociedade conseguiram barrar esse processo por quase um ano após a proclamação da Independência por Dom Pedro I.

Uma guerra se desencadeia

É fato que, conforme citamos anteriormente, estava muito difícil para o Maranhão proceder a adesão à Independência do Brasil. E isso só se fez depois do desencadear de uma guerra entre aqueles que eram a favor e os que eram contrários à ideia. Depois de muitas conversas e tentativas democráticas de se conseguir essa adesão e não obtendo sucesso, o Imperador decidiu então forçar a Capitania a se render ao seu domínio. Não somente para forçar o Maranhão, mas também todas as Capitanias que resistiam em aderir à Independência, Dom Pedro I mandou que as tropas militares viajassem por todo o território exigindo que essa adesão se fizesse de pronto.

Com o Maranhão a ofensiva chegou por mar, na cidade de São Luis. Os militares chegaram de surpresa e bloquearam toda a cidade, ameaçando bombardeá-la e destruí-la por completo. Esses eventos se deram na mesma época da Batalha do Jenipapo, o que fez com que não somente o Maranhão ficasse em evidência nesse período.

Sem forças para lutar contra as poderosas tropas do Império, ao Maranhão nada mais restou além de acatar a Independência e se unir ao Brasil. Isso se deu em 28 de julho de 1823, quase um ano depois da Proclamação da Independência do Brasil. Foi por isso que acostumou-se a se comemorar nessa data o Dia da adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

E nossa equipe quer se unir ao povo maranhense e comemorar com muita alegria essa data comemorativa que é a o Dia da adesão do Maranhão à Independência do Brasil! Felizmente sabemos que o estado e todo o país ganharam muito com essa atitude que enriqueceu ainda mais a nossa pátria amada!





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui