Dia da Árvore

Dia da Árvore

O calendário de datas comemorativas brasileiro celebra, a cada 21 de setembro, o Dia da Árvore.

Como forma de levar as pessoas a refletir a respeito da importância das árvores para o nosso planeta, o calendário de datas comemorativas brasileiro celebra, a cada 21 de setembro, o Dia da Árvore. Nesse dia muitos ativistas dos direitos da natureza se mobilizam e fazem a defesa das árvores, afirmando que sem elas o nosso ecossistema sofre um grave desequilíbrio e a humanidade sofre as consequências. Também as escolas costumam utilizar o Dia da Árvore como forma de fazer os trabalhos pedagógicos voltados para a conscientização das crianças e adolescentes quanto à importância das árvores para a sobrevivência e perpetuação da nossa espécie e de todas as formas de vida que existem no planeta.

E é nesse sentido de despertar as consciências, enquanto instruímos sobre o tema, que queremos apresentar essa postagem, como forma de melhor explicar o que é o Dia da Árvore e por que devemos comemorá-lo com imenso amor e carinho.

A necessidade da proteção do meio ambiente

A proteção do meio ambiente é uma das grandes bandeiras levantadas pelos ativistas que comemoram o Dia da Árvore e isso nos remete a uma reflexão bastante importante sobre o tema, já que de fato estamos diante de um quadro preocupante em relação à destruição do meio ambiente devido a diversos outros interesses, na maioria das vezes econômicos, como por exemplo o desmatamento para se proceder os trabalhos da agricultura.

E quando chamamos a atenção para a necessidade de proteção do meio ambiente estamos levantando uma bandeira de vida e não de guerra, como normalmente as pessoas costumam entender. Pois a ideia não é agredir os outros e nem atrapalhar as suas negociações. O ideal que o Dia da Árvore propõe é que tenhamos a capacidade de raciocinar e perceber que não adianta lucrar com a destruição do meio ambiente e depois não termos condições de viver em um planeta onde não teremos sequer oxigênio para respirar. Portanto, a luta é para que tenhamos a capacidade de evoluir e compreender que a defesa do meio ambiente é uma responsabilidade e uma necessidade de todos nós.

Tanto é assim que esse dia não é uma data comemorativa somente no Brasil, mas também em diversos outros países do mundo, que veem a necessidade de celebrá-la para conscientizar os seus sobre a nossa obrigação de proteger as árvores, sob pena de destruirmos a nossa própria espécie.

A importância das árvores

Não é difícil citarmos a importância das árvores para a humanidade e assim explicar por que o Dia da Árvore é comemorado com tamanho carinho no Brasil e em muitos outros lugares do mundo.

Dentre os diversos motivos, gostaríamos de citar os seguintes:

  • Contribuem para a beleza das paisagens na cidade ou nas áreas eminentemente naturais;
  • Contribuem para a biodiversidade;
  • Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras, sendo um grande alívio em dias de calor intenso;
  • Delas podemos extrair flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
  • Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos, além de serem a principal fonte de alimentação para diversos animais da nossa fauna;
  • Reduzem a poluição do ar à medida em que colaboram para a produção do ar (oxigênio) limpo.

Por tudo isso e muito mais é que nos unimos aos ativistas que lutam pelos direitos da natureza e conclamamos mais respeito às árvores, pois estas são responsáveis por nos dar mais vida e saúde.

Uma história de lutas

Em todos os lugares onde é comemorado há uma intensa história de lutas em favor da natureza. No Brasil, por exemplo, há uma batalha de anos contra o desmatamento da Amazônia, do Cerrado e de diversos outros biomas que possuímos em nosso território. E a ideia é sempre a mesma: proteger a natureza como forma de proteger a própria humanidade de um processo de autodestruição.

Nesse Dia estamos unidos às vozes que pedem pela preservação da natureza e esperamos que as autoridades sejam sensíveis a isso e ajudem a população em sua luta por mais saúde e qualidade de vida.