Dia da Ascensão do Senhor

O Dia da Ascensão do Senhor é uma festa móvel do calendário cristão e que também surge no calendário civil como uma data comemorativa de importância fundamental. Como uma comemoração eminentemente católica, normalmente tem maior adesão da população católica, que vê nele um dia santo de guarda.

Saiba mais sobre este dia acompanhando essa nossa postagem.

Uma solenidade da Igreja Católica

No calendário católico romano há diversos tipos de celebrações para se comemorar a divindade ou algum santo. Há aquelas que são mais simples (as memórias), as que possuem grau médio de importância litúrgica (as festividades) e as que são comemoradas com maior pompa (as solenidades). O Dia da Ascensão do Senhor se enquadra nesse último caso, das celebrações mais importantes. Até por se tratar da pessoa do Senhor Jesus Cristo, esta é uma celebração importantíssima para os cristãos católicos.

Quantos dias faltam para o dia da Ascensão do Senhor?
hoje é .
Este dia é celebrado dia 21 de maio 2020, 40 dias após a Páscoa.
Faltam 219 dias para o dia da Ascensão do Senhor 2020
Dia da Ascensão do Senhor
Maio 2020
DoSeTeQuQuSe
26272829300102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31010203040506
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

O que e quando se celebra essa solenidade

No Dia da Ascensão do Senhor (também conhecido como a “Exaltação de Cristo”), todos os anos os cristãos celebram o retorno de Jesus Cristo como o Filho de Deus ao Pai Celestial, quando ele subiu triunfantemente ao céu depois da sua ressurreição. A festa é celebrada 40 dias depois do Domingo de Páscoa. Esta é tradicionalmente a quinta-feira depois do quinto domingo depois da Páscoa ou dez dias antes do Pentecostes, com o qual o círculo da Páscoa finalmente encontra seu fim.

A data do Dia da Ascensão, portanto, depende sempre da Páscoa. Portanto, a comemoração é sempre em uma quinta-feira e pode ser entre 30 de abril e 3 de junho.

No Brasil, como esse dia não é feriado nacional, a data é transferida para o domingo imediatamente subsequente para que os fieis possam participar das celebrações com tempo para o exercício da fé.

Origem

Essa data comemorativa é derivada diretamente das escrituras do Novo Testamento, o livro de regras e costumes para todo o cristianismo. Essa ordem do Senhor está descrita no evangelho segundo São Lucas (24,50-52) e no livro dos Atos dos Apóstolos (1,1-11). Essas passagens falam de Jesus ressuscitado, que se mostrou aos discípulos por quarenta dias e foi então elevado ao céu à destra de Deus. Além disso, a Ascensão de Jesus é mencionada em Mateus 26,64, João 14,1-3, Efésios 4,8-10, 1 Tessalonicenses 1,10 e Hebreus 2,9 e 4,14.

Portanto, a Bíblia é o grande fundamento do Dia da Ascensão do Senhor.

Desenvolvimento

Nos primeiros três séculos, era costume fazer a celebração da Ascensão de Cristo com o Pentecostes, devido à estreita conexão entre a ressurreição e a vinda do Espírito Santo. No entanto, durante o século IV, a Ascensão se tornou um festival independente e é mencionada na liturgia de Jerusalém desde 383/ 384 (Relato do peregrino Egeria).

Alfândega no Dia da Ascensão

De acordo com o costume antigo, os três dias antes do Dia da Ascensão são dias de batismo introduzidos na igreja romana no século IV e depois gradualmente se espalhando. O papa Gregório, o Grande, tem as procissões em torno de 600 depois mais desenvolvidas. Como parte da reforma litúrgica em 1969, essas procissões de oração foram abolidas na Igreja Católica.

A cor litúrgica a esta solenidade é o branco pascal como a cor da luz, pois esta é a cor litúrgica para as festas da Igreja Católica.

Curiosidades do Dia da Ascensão do Senhor no mundo

Um costume recente no Dia da Ascensão na Alemanha é a celebração do chamado Dia dos Pais ou Dia dos Homens. Este costume popular também tem suas raízes no feriado cristão (que no país é observado), porque durante muitos séculos os corredores e caminhos do dia da Ascensão eram comuns. Sua origem está na imitação da passagem dos onze discípulos ao Monte das Oliveiras para o propósito de sua missão ou em um dos papas Leão III.

Para a devida comemoração, desejamos a todos os cristãos católicos ótimas festividades e os mais abençoados frutos de graças e bênçãos.