Dia da criação do Estado do Amapá

0
134

No dia 05 de outubro comemoramos o Dia da Criação do Estado do Amapá, uma data comemorativa que diz muito para o sentimento cívico da população amapaense e para o orgulho desse povo que é um dos mais hospitaleiros e gentis de todo o Brasil.

Antes pertencente ao Estado do Pará, o Amapá, antes de se tornar um Estado independente, passou pela situação jurídica de Território Federal, num período da história em que isso parecia ser o mais correto a se fazer para a defesa de interesses do país e outras coisas mais.



Quantos dias faltam para o dia da comemoração da criação do Estado do Amapá 2020?
hoje é .
O dia da criação do Estado do Amapá é comemorado dia 05 de outubro.
Faltam 52 dias para festa do dia da criação do Estado do Amapá 2020
Dia da criação do Estado do Amapá
Outubro 2020
Do Se Te Qu Qu Se
27 28 29 30 01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
01 02 03 04 05 06 07
05: Dia da criação do Estado do Amapá
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
28: Dia do Servidor Público

Os Territórios Federais destituídos pela Constituição Federal

Até o advento da Constituição Federal de 1988 haviam três Territórios Federais no Brasil, sendo um deles o do Amapá. Mas com a promulgação da Constituição de 1988 todos eles foram extintos e içados à categoria de Unidades da Federação.



É por esse motivo que o 05 de outubro passou a ser comemorado anualmente como o Dia da Criação do Estado do Amapá, que sua população festeja com intenso carinho a cada ano que passa.

Territórios Federais, a título de explicação, são territórios coordenados pela União, não submetidos a nenhum estado brasileiro. Não há na atualidade Territórios Federais no Brasil, mas nada impede que possam vir a ser criados de acordo com as conveniências do Governo Federal.

Um pouco sobre o Estado do Amapá

Para tornar ainda mais jubiloso do Dia da Criação do Estado do Amapá queremos explanar para você um pouco do que é ele.

O Amapá é um estado localizado na região norte do Brasil. É o segundo estado menos populoso e o décimo oitavo maior em área. Localizado no extremo norte do país, o Amapá é limitado no sentido horário pela Guiana Francesa ao norte, o Oceano Atlântico ao leste, o Pará ao sul e oeste e o Suriname a noroeste. A capital e maior cidade é Macapá.

No período colonial, a região era chamada de Guiana Portuguesa e fazia parte do estado brasileiro de Portugal. Mais tarde, a região foi distinguida das outras Guianas. O Amapá já foi parte do Pará, mas se tornou um território separado em 1943 e um estado em 1988.

A característica dominante da região e 90% de sua área total é a Floresta Amazônica. Florestas inexploradas ocupam 70% do Amapá, e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, estabelecido em 2002, é o maior parque florestal tropical do mundo. O estuário do Rio Oiapoque é o ponto mais setentrional do litoral brasileiro.

Geografia

O estado do Amapá possui a menor taxa de perda de sua vegetação original para qualquer estado brasileiro, estimada em apenas 2%. A maior parte do território do Amapá é coberta por floresta tropical, enquanto as áreas restantes são cobertas por savana e planícies.

No litoral do Amapá, praias quase intactas se misturam a pântanos, criando a maior representação desse bioma no Brasil. Esta mistura de sal e água doce é perfeita para a reprodução da cadeia alimentar de várias espécies animais. A poluição, no entanto, é agora um problema crônico no estado do Amapá.

O mercúrio, usado na extração de ouro, é amplamente encontrado em fontes de água e sistemas de esgoto nos centros populacionais do Amapá.

Clima

O Amapá tem um clima equatorial, um clima tropical sem estação seca. Na classificação climática de Köppen, tem um clima Tropical Monsoon, Am. A floresta tropical é a vegetação natural.

Por essas características peculiares e prováveis para uma boa estadia e passeios bastante agradáveis, trata-se de um Estado com altíssimo potencial turístico, onde as pessoas passarão por excelentes e únicas experiências.

No Dia da Criação do Estado do Amapá queremos parabenizar aos habitantes do Amapá, sejam filhos nativos da terra, sejam os que a escolheram para viver, pois sabemos que esse é um motivo de muita honra!

Salve o Estado do Amapá!





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui