Dia da Fundação da Cidade de Goiás

0
26

Qual foi o Dia da Fundação da Cidade de Goiás e qual a representatividade e importância que esse evento tem para a história? Para chegar a essa resposta precisamos nos remeter ao período colonial do Brasil, quando foram fundadas as capitanias e o povoamento de cada uma delas começou a acontecer a passos largos. No decorrer desse tempo foram descobertas diversas jazidas de ouro espalhadas pela colônia e isso provocou uma intensa corrida das pessoas em busca do metal precioso.

O bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva descobriu ouro nas cabeceiras do Rio Vermelho e para facilitar a busca pelo mesmo fundou o Arraial de Sant’Anna na capitania, este que mais tarde se tornaria a Vila Boa de Goyaz e, por fim, a Cidade de Goiás, que viria a ser a capital da Capitania de Goiás.



A comemoração do Dia da Fundação da Cidade de Goiás se dá anualmente em 26/07 e nesse dia é comum o acontecimento de festividades e comemorações por toda a cidade.

Quantos dias faltam para o dia da Fundação da Cidade de Goiás 2020?
hoje é .
O dia da Fundação da Cidade de Goiás é comemorado dia 26 de julho.
Faltam 59 dias para o dia da Fundação da Cidade de Goiás 2020
Dia da Fundação da Cidade de Goiás
Julho
Do Se Te Qu Qu Se
28 29 30 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 01
02 03 04 05 06 07 08
26: Fundação da Cidade de Goiás

Um pouco sobre a Cidade de Goiás

A cidade de Goiás é uma das antigas cidades coloniais, fundada em ouro em 1727 com o nome de Vila Boa de Goyaz. Foi nomeado em homenagem aos habitantes da área antes da chegada dos europeus, o povo Goyaz.



Foi a capital do estado de Goiás até 1937, quando a capital foi transferida para a nova cidade planejada de Goiânia.

A cidade tem duas praças significativas. O Coreto Plaza, a praça principal, abriga o “Coreto”, uma concha de banda.

Também é liderado pela Igreja da Catedral de Santa Ana. A construção da igreja da cidade começou em 1727 com uma capela. Em 1743, uma igreja foi construída enquanto a cidade crescia. A igreja durou até 1929, quando a construção da igreja como a vemos foi concluída em 1998.

Também de frente para a praça está o Palácio Conde dos Arcos, residência do antigo governador. Desde a construção inicial em 1749, a residência teve outras três residências incorporadas em seu design. A residência foi transformada em museu em 1961. A residência só estava sendo usada como tal por um a três dias por ano, quando o governador estadual estaria em residência, quando a cidade de Goiás recuperaria seu status de capital do estado.

Finalmente, o Museu de Arte Sacra de Boa Morte é a outra estrutura significativa em frente à praça. A antiga Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, foi convertida em museu em 1967. A construção da igreja começou em 1762 e foi ocupada em 1779.

Transferência da Capital para a Cidade de Goiás

Por ocasião das comemorações do Dia da Fundação da Cidade de Goiás, em 26/07, é costume do Governo do Estado de Goiás proceder a transferência simbólica da capital para a cidade. Trata-se de uma maneira de recordar a história e de prestigiar as pessoas da Cidade de Goiás. É uma maneira de dizer que a transferência da capital aconteceu, mas a Cidade de Goiás continua sendo importante para a história local.

Por que aconteceu a transferência da capital para Goiânia?

A motivação para se fazer a transferência da capital para Goiânia foram muitas, mas a maior delas é sem dúvida a motivação política, que era afastar o centro do poder das mãos da família Caiado, que comandava a Cidade de Goiás e toda a política local. Num esforço de desfazer essas consequências foi que se decidiu por tal atitude, o que de fato surtiu efeito, já que a família Caiado se enfraqueceu e outros nomes surgiram na política de Goiás.

Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade

Devido à sua importância para a história de Goiás e de todo o Brasil a Cidade de Goiás foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e esse é mais um dos motivos que temos para comemorar com muita alegria o Dia da Fundação da Cidade de Goiás. Isso se deu em 2001 os aspectos observados foram a sua natureza exuberante, sua peculiar arquitetura barroca e suas tradições culturais.

  • calendário do Distrito Federal
  • Nesse dia nossos mais sinceros parabéns aos goianos, com votos de novas e maiores conquistas!





    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui