Dia da Mentira

0
143

O Dia da Mentira é um dos dias mais leves do ano. Suas origens são incertas. Alguns vêem isso como uma celebração relacionada à virada das estações, enquanto outros acreditam que isso deriva da adoção de um novo calendário. E você? Quer saber mais sobre o Dia da Mentira? Então veja o que temos a lhe dizer sobre o tema!

Quantos dias faltam para o dia da Mentira de 2020?
hoje é .
O Dia da Mentira é um dos dias mais leves do ano. é celebrado dia 1º de abril.
Faltam -135 dias para o dia da Mentira 2020
dia da Mentira
Abril 2020
Do Se Te Qu Qu Se
29 30 31 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 01 02
03 04 05 06 07 08 09
01: Dia da Mentira
10: Paixão de Cristo
12: Páscoa
21: Tiradentes

Movimentos do Dia de Ano Novo

Culturas antigas, incluindo as dos romanos e hindus, celebraram o Ano Novo em ou por volta de 1º de abril. Ele segue de perto o equinócio vernal (20 de março ou 21 de março). Na época medieval, grande parte da Europa comemorou 25 de março, a Festa da Anunciação, como o começo do novo ano.





Em 1582, o papa Gregório XIII ordenou um novo calendário (o calendário gregoriano) para substituir o antigo calendário juliano. O novo calendário pedia que o Ano Novo fosse comemorado em 1º de janeiro. Naquele ano, a França adotou o calendário reformado e mudou o dia de Ano Novo para 1º de janeiro. De acordo com uma explicação popular, muitas pessoas se recusaram a aceitar a nova data ou não aprendeu sobre isso, e continuou a celebrar o Dia de Ano Novo em 1º de abril. Outras pessoas começaram a zombar desses tradicionalistas, enviando-os em “tarefas erradas” ou tentando enganá-los para que acreditassem em algo falso. Eventualmente, a prática se espalhou por toda a Europa. Essa é uma explicação para o Dia da Mentira.

Problemas com esta explicação

Há pelo menos duas dificuldades com esta explicação. A primeira é que não leva em conta a propagação do Dia da Mentira para outros países europeus. O calendário gregoriano não foi adotado pela Inglaterra até 1752, por exemplo, mas já estava bem estabelecido naquele ponto. A segunda é que não temos evidência histórica direta para essa explicação, apenas conjectura, e essa conjectura parece ter sido feita mais recentemente.

Constantino e Kugel

Outra explicação das origens foi dada por Joseph Boskin, professor de história da Universidade de Boston. Ele explicou que a prática começou durante o reinado de Constantino, quando um grupo de bobos e tolos da corte disse ao imperador romano que eles poderiam fazer um trabalho melhor na administração do império. Constantino, divertido, permitiu que um bobo chamado Kugel fosse rei por um dia. Kugel aprovou um edital pedindo o absurdo naquele dia, e o costume tornou-se um evento anual.

“De certo modo”, explicou o professor Boskin, “foi um dia muito sério. Naquela época, tolos eram realmente sábios. O papel de bobos era colocar as coisas em perspectiva com humor”.

Essa explicação foi trazida à atenção do público em um artigo da Associated Press impresso por muitos jornais em 1983. Havia apenas um problema: Boskin inventou tudo. Demorou algumas semanas para que a AP percebesse que eles haviam sido vítimas de uma piada de primeiro de abril. A AP caiu numa pegadinha.

Febre de Primavera

Vale a pena notar que muitas culturas diferentes tiveram dias de insensatez por volta do início de abril, mais ou menos algumas semanas. Os romanos tiveram um festival chamado Hilaria em 25 de março, regozijando-se na ressurreição de Attis. O calendário hindu tem Holi, e o calendário judaico tem Purim. Talvez haja algo sobre a época do ano, com a sua vez do inverno para a primavera, que se presta a celebrações despreocupadas.

Observâncias ao redor do mundo

O Dia da Mentira é observado em todo o mundo ocidental. Práticas incluem o envio de alguém em uma “tarefa de tolo”, procurando por coisas que não existem; jogando partidas; e tentando levar as pessoas a acreditar em coisas ridículas.

No Brasil esse dia é motivo de muitas brincadeiras, em que as pessoas “pregam peças” umas nas outras apenas para se divertirem. No calendário brasileiro, essa é uma das datas mais engraçadas que existe.





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui