Dia das Bruxas

Dia das Bruxas ou halloween

Dia das Bruxas (ou halloween) é uma data comemorativa do calendário brasileiro que acontece no dia 31 de outubro

O Dia das Bruxas (ou halloween) é uma data comemorativa do calendário brasileiro que acontece no dia 31 de outubro e embora não tenha tamanha tradição aqui como tem em outros países, como por exemplo nos Estados Unidos. Mas isso não significa que não aconteçam festas e comemorações no Brasil! Na verdade, a cada ano que passa esse costume está se tornando cada vez mais comum, o que vem fomentando diversas frentes de comemorações com festas em diversos locais e pessoas fantasiadas por toda a parte.

Mas como surgiu essa data comemorativa e por que a ela foi dado o nome de “Dia das Bruxas”? Conheça mais a respeito da historicidade desse dia e por que ele vem se tornando sempre mais conhecido e vivenciado pela população.

De onde surgiu a ideia de comemorar o Dia das Bruxas?

Para iniciar esse assunto, queremos esclarecer que a comemoração é originária dos Estados Unidos e por isso a nossa explicação estará enraizada no termo americano, que é o halloween.

A origem dessa comemoração vem de muitos e muitos anos e é interessante conhecer para você saber exatamente por que se criou o costume de celebrar-se essa data. Aqui está um resumo de como o Dia das Bruxas passou a existir oficialmente no Brasil.

Você já sabe que o Dia das Bruxas acontece no último dia de outubro, mas aqui está algo que você talvez não saiba: a palavra originária desse tema era All Hallow, significava literalmente “noite sagrada” e era conhecida anteriormente pelos primeiros celebrantes europeus como a noite de Todos os Santos. Toda a véspera do dia de Santuário (31 de outubro) e o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) homenageavam os santos, os bem aventurados que a religião pregava já estarem no céu, contemplando a face de Deus. O nome acabou sendo encurtado para “Halloween”, termo que conhecemos e amamos até os dias de hoje.

As ocasiões pagãs e cristãs nem sempre foram presas ou se degladiaram nas comemorações do Dia das Bruxas. Até o sétimo século EC, a véspera de All Hallow caiu em 13 de maio, mas sem um cunho religioso. Talvez em uma tentativa de compensar a ocasião com uma celebração religiosa, o papa Bonifácio IV fez o chamado para mudar a observância para a data atual de 1º de novembro, passando o Dia de Todos os Santos para o 1º de novembro e deixando o dia 31 “esvaziado”.

Por que celebramos o Dia das Bruxas em 31 de outubro?

O Dia das Bruxas cai em 31 de outubro porque o antigo festival gaélico de Samhain, considerado a mais antiga raiz conhecida dessa data, ocorreu neste dia. Ele marcou um período crucial do ano quando as estações mudaram, mas (mais importante) os observadores também acreditavam que a fronteira entre esse mundo e o próximo se tornava especialmente fina neste momento, permitindo que eles se conectassem com os mortos. Essa crença é compartilhada por algumas outras culturas; uma ideia semelhante é mencionada em torno do feriado judaico do Yom Kippur, que também ocorre tipicamente em outubro e envolve orações pelos mortos. Este é também o lugar onde o Dia das Bruxas ganha suas conotações de um dia assombrado, pois nessa conexão com o mundo dos mortos muitos fantasmas se tornavam capazes de deixar o mundo dos mortos e voltar para o mundo dos viventes.

Costumes na América do Norte

A América do Norte, especialmente os Estados Unidos, possui a maior tradição mundial nas comemorações do Dia das Bruxas.