Dia das Mães

0
52

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas do calendário 2020 mais bonitas e que mexe com o coração das pessoas de maneira toda especial, pois se trata de um dia em que a sociedade se empenha em prestar homenagens às mães que dedicam sua vida aos filhos, procurando torna-los pessoas de bem a fim de ajudar a construir uma sociedade mais justa e solidária.

Conheça mais sobre essa data e como ela é comemorada no Brasil e em vários lugares do mundo.



Sobre o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma celebração que homenageia as mães e celebra a maternidade, os laços maternos e a influência das mães na sociedade. É comemorado em vários dias em muitas partes do mundo, sendo mais comumente a sua celebração em março, abril ou maio. Complementa o Dia dos Pais, a celebração que homenageia os pais.
O Dia das Mães é sempre comemorado no segundo domingo de maio. Não é um feriado federal, mas é amplamente comemorado como um dia especial para homenagear todas as mães e a maternidade. Juntos, vamos honrar as mulheres que nos criaram e todas as mães que se sacrificaram e ainda se sacrificam por seus filhos.

Maio
Do Se Te Qu Qu Se
26 27 28 29 30 01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 01 02 03 04 05 06
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais
Quantos dias faltam para o dia das Mães 2020.
A data de hoje é .
O dia das Mães é comemorado 2º domingo de maio.
Faltam -23 dias para o dia das Mães
Quando é o dia das mães? Dia 10 de maio de 2020

A história

“O maior amor é da mãe; Então vem um cachorro, depois vem o amor de um cachorro”.
Provérbio polonês



Embora o costume de reservar um dia para homenagear as mães tenha raízes antigas, nossa observância ocorreu principalmente através dos esforços de uma filha dedicada, Anna M. Jarvis.
Após a morte de sua mãe em 1905, Jarvis queria reconhecer os sacrifícios que as mães faziam pelos filhos. Ela organizou a primeira festa oficial em maio de 1908 em uma igreja metodista em Grafton, Virgínia Ocidental.

Muito antes de sua morte, a mãe de Jarvis, Ann Reeves Jarvis, esperava que alguém dedicasse um dia para homenagear as mães. Quando ela morreu em 9 de maio de 1905, Jarvis decidiu fazer exatamente isso. Ela começou a fazer campanha não só para sua mãe, mas para as mães em todos os lugares.
Começou com sua cidade natal de Grafton, na Virgínia Ocidental, que leva o crédito por sediar a primeira celebração oficial do Dia das Mães três anos depois, na Igreja Episcopal Metodista de Andrews. Desde então, a igreja foi apelidada de “Santuário Internacional do Dia das Mães”.

Em 8 de maio de 1914, o presidente Woodrow Wilson assinou uma proclamação designando o segundo domingo de maio, o Dia das Mães, e dentro de alguns anos, a ideia ganhou proeminência mundial.

O Dia das Mães ao redor do mundo

Na maioria dos países, é comemorado no segundo domingo de maio, entre eles o Brasil, EUA, Canadá, a maioria dos países europeus, Austrália, Nova Zelândia, Índia, China, Japão, Filipinas e África do Sul. Uma exceção notável a essa regra é o Reino Unido e a Irlanda, que celebram no quarto domingo da Quaresma. A maioria dos países árabes celebra em 21 de março. A maioria dos países da Europa Oriental celebra no dia 08 de março, dia em que nos habituamos a comemorar o Dia das Mulheres.

Na maioria dos países, o Dia das Mães é uma observância recente derivada do feriado, à medida que evoluiu na América. Quando foi adotado por outros países e culturas, recebeu significados diferentes, associados a diferentes eventos (religiosos, históricos ou lendários), e celebrados em datas diferentes.

Alguns países já fizeram celebrações em homenagem à maternidade, e suas celebrações adotaram várias características externas do feriado americano, como dar cravos e outros presentes à sua própria mãe.
A extensão das celebrações varia muito. Em alguns países, é potencialmente ofensivo para a mãe não marcar o Dia das Mães. Em outros, é um festival pouco conhecido, celebrado principalmente por imigrantes, ou coberto pela mídia como um gosto da cultura estrangeira.

Nesse dia tão especial, não deixe de prestar homenagens a todas as mães que diariamente se doam pela criação de seus filhos.

Parabéns a todas as mães!





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui