Dia de Cabralzinho

Você já ouviu falar do Dia de Cabralzinho? Tem ideia do que representa essa data comemorativa e por que ela passou a ser comemorada? Sabe onde essa comemoração é feita e o que leva o povo a fazê-la com tanta veemência?



O Dia de Cabralzinho é uma data comemorativa celebrada pelo povo amapaense anualmente no dia 15 de maio e possui tamanha significação que foi içado à qualidade de feriado estadual recentemente, em julho do ano de 2017, para ser mais preciso. Trata-se portanto de um dia de máxima importância para a população do Estado do Amapá.

Se você não tem informações sobre o tema e quer saber do que se trata, nós estamos aqui para ajudá-lo a resolver as suas dúvidas inquietantes. Descubra tudo o que é mais relevante a respeito desse assunto!

Quantos dias faltam para o dia de Cabralzinho?
hoje é .
O dia de Cabralzinho é comemorado dia 15 de maio.
Faltam 111 dias para o dia de Cabralzinho 2020
Dia de Cabralzinho
Maio
DoSeTeQuQuSe
26272829300102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31010203040506
15: Dia de Cabralzinho
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Personagem que se comemora no Dia de Cabralzinho

O que muita gente não sabe (inclusive muita gente do povo amapaense) é que essa data comemorativa celebra a memória de Francisco Xavier da Veiga Cabral, mais conhecido como Cabralzinho.



Sua importância para a população amapaense é nítida e certa: trata-se de um verdadeiro herói, reconhecido por sua coragem e bravura ao lutar contra a invasão de tropas francesas às terras amapaenses. Na oportunidade o que a França queria era o controle sobre a região para explorá-la economicamente. Mas a população não era simpatizante dessa ideia e se levantou contra, tendo Cabralzinho como um de seus mais enfáticos defensores. Ou seja, sua ação foi determinante para que o Amapá não fosse tomado pelos franceses e mantivesse a sua autonomia como Unidade da Federação.

Sobre a Invasão Francesa e a batalha

Quando tentaram invadir o Amapá os franceses vieram pela Guiana Francesa e foram surpreendidos pelos guerrilheiros na fronteira entre os países, onde ocorreu a batalha. Não há provas históricas de que Cabralzinho tenha participado da guerra, mas relatos dão conta de que sim. E o Dia de Cabralzinho também tem influência desse processo, já que o que as pessoas desejavam era atingir esse fim, qual fosse, o de não permitir que a França se apoderasse de seu território.

Críticas ao processo de homenagens a Cabralzinho

Muitas pessoas já chegaram à conclusão de que Cabralzinho não deveria ser o único a ser lembrado quando da memória de resistência do povo às investidas francesas é lembrada. Afinal, ele não lutou sozinho e nem sofreu sozinho. Toda uma gama de pessoas foi mobilizada para batalhar e juntas elas obtiveram sucesso. Mas é fato que em todas as histórias sempre há os heróis e os coadjuvantes, pessoas que embora tenham contribuído sempre são colocadas à sombra de outras. Cabralzinho surgiu como o “protagonista” enquanto os demais permaneceram como coadjuvantes.

A polêmica do “Salvador da Pátria”

Fato interessante e intrigante é que há muitas teorias que apontam Cabralzinho como um aproveitador, que na verdade se usou da situação para conseguir fama e apoio popular. Era algo bastante salutar para ele, já que se tratava de uma pessoa envolvida com política e que buscava o reconhecimento da população. Na verdade, ele era um líder político e incitador das pessoas que não estavam satisfeitas com a conjuntura que se mostrava na época. Esse foi o motivo pelo qual o seu nome se tornou cada vez mais conhecido e o Estado se propôs a criar o feriado estadual do Dia de Cabralzinho, tendo sido bem sucedido na votação feita em sua Casa Legislativa.

Nesse Dia de Cabralzinho desejamos à população amapaense os sinceros parabéns pela vitória que foi obtida na luta contra a invasão francesa em seu território. E desejamos ainda um excelente feriado, de forma que o dia esteja completamente disponível para as celebrações cívicas dessa data comemorativa.