Dia de São Pedro

0
21

Os cristãos costumam celebrar com enorme alegria o Dia de São Pedro devido ao fato de ele ter sido um dos mais determinados e destemidos apóstolos de Jesus, conforme a Bíblia costuma dizer. E por isso, não somente no calendário religioso, mas também no calendário civil, esse dia tem um lugar de destaque, sendo comemorado sempre em 29 de junho, dando às pessoas a oportunidade de anualmente recordar a memória de alguém que foi um verdadeiro exemplo de fé e esperança, já que sua vida foi pautada na busca de pregar o Evangelho e de esperar com confiança para alcançar os resultados esperados quando feita a projeção do local.

Quantos dias faltam para o dia de São Pedro 2020?
A data de hoje é .
O dia de São Pedro é celebrado dia 29 junho.
Faltam 32 dias para o dia da comemoração de São Pedro 2020
Comemorações do Dia de São Pedro
Junho 2020
Do Se Te Qu Qu Se
31 01 02 03 04 05 06
07 08 09 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
11: Corpus Christi 12: Dia dos Namorados
21: Início do inverno
29: Dia de São Pedro
Legenda Feriados Nacionais  Eventos Diversos

Quem foi São Pedro

São Pedro Apóstolo , nome original Simeão ou Simão , (falecido em 64 DC em Roma [Itália]), discípulo de Jesus Cristo, reconhecido na igreja cristã primitiva como o líder dos 12 apóstolos e pela Igreja Católica Romana como o primeiro de sua sucessão ininterrupta de papas, conforme veremos mais adiante. Pedro, um pescador judeu, foi chamado para ser um discípulo de Jesus no início do ministério do Cristo. Ele recebeu de Jesus o nome de Cefas (do aramaico Kepa [“Rocha”]; daí Pedro, de Petros, uma tradução grega de Kepa). Não a toa vemos que o próprio Jesus deu a ele muitas honras, o que justifica bastante a instauração do Dia de São Pedro para se comemorar essa data com tamanho empenho.





São Pedro e o Novo Testamento

Os Evangelhos concordam que Pedro foi chamado para ser um discípulo de Jesus no início de seu ministério, mas quando e onde o evento ocorreu é registrado de forma diferente nos vários Evangelhos. Lucas (5, 1-11) mal menciona Tiago e João e omite André enquanto enfatiza o chamado de Pedro. Mateus (4,18-22) e Marcos (1,16-20) observam o chamado dos quatro homens e – com Lucas – concordam que o evento ocorreu no Mar de Galiléia. O Evangelho Segundo João coloca o chamado na Judéia (1,28) e afirma que André – que havia sido um seguidor de São João Batista (1,35) e ouviu João indicar que Jesus era o Cordeiro de Deus – deixado João e introduziu Pedro ao “Messias”, que na época lhe dava o nome (ou título) de Cefas (ie, Pedro ou Rocha).

O que se celebra no Dia de São Pedro

A festa de São Pedro celebra a vida de um discípulo de Jesus Cristo que é mais conhecido por espalhar o cristianismo em todo o mundo. Pedro assumiu um papel de liderança antes da morte e ressurreição de Cristo. Os católicos romanos consideram que ele seja o primeiro bispo e papa.

Nesta observância, os católicos também celebram São Paulo. Ambos são considerados duas das figuras mais importantes da igreja primitiva. Ambos são creditados com a propagação do cristianismo através da Europa e muitas partes diferentes do Oriente Médio.

O “Chefe” da Igreja Romana

Como forma de enaltecer ainda mais a figura de São Pedro, a Igreja Católica Romana o abraçou como seu líder maior, vendo-o como seu primeiro Pastor (Papa), inaugurando assim uma sucessão que se estenderia por séculos, chegando aos dias atuais.

Festas Juninas e as comemorações do Dia de São Pedro

Como um dos gloriosos santos cuja memória se recorda no mês de Junho, São Pedro é também lembrado nas tradicionais festas juninas que abarcam o Brasil de ponta a ponta nesse período. Em honra ao santo as pessoas costumam se reunir, fazer comidas típicas, dançar quadrilha e diversas outras coisas que são utilizadas para que a comunidade se confraternize e se felicite com a memória viva de alguém que mereceu nosso reconhecimento devido à sua adesão ao projeto de Deus. Tal posicionamento dentro do calendário civil demonstra o quanto as pessoas abraçaram o melhor de São Pedro e o tornaram digno de reconhecimento das pessoas.

Portanto, nesse Dia, busque conhecer mais sobre esse importante personagem para todo o cristianismo oriental e ocidental.





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui