Dia de São Tiago

O Dia de São Tiago é uma das datas comemorativas mais relevantes para o povo brasileiro, pois representa a fé desse povo, que vê no Apóstolo de Cristo a personalidade de alguém admirável, que merece toda a honra e veneração por parte do povo fiel. Trata-se de alguém que se narra importantes obras para a edificação da fé e isso representa um grande diferencial para a celebração dessa data comemorativa em nosso calendário oficial.

Saiba mais sobre o Dia de São Tiago e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

Quantos dias faltam para o dia de São Tiago 2020?
hoje é .
O dia de São Tiago é comemorado dia 25 de julho.
Faltam 223 dias para o dia de São Tiago em 2020
Dia de São Tiago
Julho 2020
DoSeTeQuQuSe
28293001020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
26272829303101
02030405060708
25: Dia de São Tiago

Padroeiro da Espanha

Um título de extremo significado para São Tiago é o de Padroeiro da Espanha, a ele conferido devido ao imenso carinho que a população espanhola tem pelo santo. Por esse motivo o Dia de São Tiago trata-se de feriado nacional na Espanha.

Diferente é a situação no Brasil, onde há sim muito carinho pelo santo, mas não se comemora seu dia com feriado nacional ou estadual. No caso do Brasil os fieis que desejam celebrar o Dia de São Tiago devem fazê-lo sem contar com um feriado.

Fato curioso é que a escolha do dia de celebração da sua memória (25 de julho) foi escolhido porque acredita-se que foi nesse dia que seu corpo foi milagrosamente encontrado na cidade de Santiago de Compostela. Esse é um dos motivos para o fervor das pessoas que nele creem e que esperam obter graças por meio de sua intercessão.

Sobre São Tiago

São Tiago, filho de Zebedeu e Salomé, era apóstolo e irmão de João apóstolo, segundo a crença cristã. Ele viveu ao mesmo tempo que Jesus. Ele pode ter viajado para a área que é hoje Santiago de Compostela, motivo pelo qual a Espanha é tratada como o seu berço. Acredita-se até mesmo que os seus restos mortais estejam enterrados em Santiago de Compostela.

São Tiago foi decapitado na Judéia no ano 44 EC. Alguns cristãos acreditam que seus discípulos levaram seu corpo por mar até Padrón, na costa galega. Eles então enterraram seu corpo sob o que é hoje a catedral em Santiago de Compostela.

As relíquias de São Tiago foram descobertas em algum momento entre 791 e 842 dC. Santiago de Compostela tornou-se então um local de peregrinação. O papa Leão XIII afirmou que as relíquias de São Tiago em Compostela eram autênticas em uma bula papal. Esta bula papal foi publicada em 1 de novembro de 1884.

Símbolos

Símbolos comuns de São Tiago incluem um chapéu de viajante e uma concha de vieira. A concha de vieira é usada para marcar uma rede de rotas de peregrinação. Estas rotas levam à catedral de Santiago de Compostela, grande santuário em homenagem a São Tiago, a partir de muitos países europeus, incluindo:

  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Inglaterra;
  • França;
  • Alemanha;
  • Itália;
  • Luxemburgo;
  • Holanda;
  • Portugal;
  • Suíça.

Milhares de pessoas caminham, pedalam ou andam a cavalo ao longo das rotas de peregrinação a Santiago de Compostela todos os anos. Muitas pessoas esperam chegar logo antes do Dia de São Tiago.

O martírio

O local do martírio está localizado na Catedral Apostólica Armênia de São Tiago no bairro armênio de Jerusalém. A capela de São Tiago, o Grande, localizada à esquerda do santuário, é o lugar tradicional onde ele foi martirizado, quando o rei Agripa ordenou que ele fosse decapitado (Atos 12: 1-2). Sua cabeça está enterrada sob o altar, marcada por um pedaço de mármore vermelho e cercada por seis lâmpadas votivas.

Que nessa data comemorativa, que é o Dia de São Tiago, tenhamos a alegria de comemorar em verdade a memória desse santo que tem forte representatividade na disseminação da fé cristã.