Dia do Aniversário do Sergipe

0
24

08 de julho é o Dia do Aniversário do Sergipe e por isso os habitantes do Estado o tratam com enorme carinho e respeito, além de consciência cívica. E não é para menos, já que esse é o dia em que se dá a grande comemoração da autonomia política do Sergipe, evento que o desmembrou da Capitania da Bahia e lhe deu personalidade própria. Esses fatos ocorreram em 1820. Ali se concretizavam os anseios de toda uma população que via nisso a possibilidade de maior desenvolvimento e mais qualidade de vida para todos.

Nessa postagem iremos lhe falar sobre a historicidade do Dia do Aniversário do Sergipe, sua importância para a sociedade local e nacional e quais foram os resultados práticos alcançados com  o alcance dessa economia.



Quantos dias faltam para o dia do Aniversário do Sergipe 2020?
hoje é .
O dia do Aniversário do Sergipe é comemorado dia 08 de julho.
Faltam 41 dias para o dia do Aniversário do Sergipe 2020
08 de julho dia do aniversário de Sergipe
Julho
Do Se Te Qu Qu Se
28 29 30 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 01
02 03 04 05 06 07 08
08: Aniversário de Sergipe

O que significa a autonomia política?

Na época em que se deu o processo de autonomia política do Sergipe haviam um Governo Central e as Capitanias, que depois se transformaram em Províncias e mais tarde vieram a se tornar os Estados da República Federativa do Brasil. As Capitanias abrigavam diversas regiões, muitas delas grandes e bem desenvolvidas, chegando a ser desproporcional até mesmo com o governo de cada uma delas. Por esses motivos, muitas vezes de ordem econômica, política e/ ou social essas Capitanias se subdividiam e formavam outras Capitanias. Foi o que aconteceu com Sergipe após se desmembrar da Bahia, tornando-se livre e responsável por si mesmo.



Mas o que isso significou na prática?

Uma Capitania era uma personalidade jurídica autônoma, isto é, responsável por si mesma. Não havia subordinação dela a mais ninguém, a não ser à Coroa. Mas a criação das suas leis e a administração dos seus negócios estavam em suas mãos, sob o seu domínio e poder. Por isso era tão interessante se tornar politicamente autônomo. Tratava-se de um ato que mudava completamente (para melhor) os rumos da região ascendida a esse posto. Portanto, é fato que o Dia do Aniversário do Sergipe realmente não poderia ser outro: essa data comemorativa se dá exatamente no dia em que se rememora com muito amor a instauração da autonomia política do Estado.

Os interesses nos produtos da terra coroaram o aniversário do Sergipe

Os primeiros a chegar até as terras onde viria a ser instaurado o Estado do Sergipe foram os franceses, que vinham à busca de materiais que eram produzidos em abundância na região, como o algodão, o pau brasil e a pimenta da terra. Eles chegavam em navios e convenciam os nativos a lhes dar esses produtos a troca de bugigangas que traziam da França, como colares velhos, canetas, chapéus e correntes. Esse era um mercado bastante promissor para a França, que se aproveitava da ingenuidade dos índios.

Porém, Portugal descobriu que isso estava acontecendo nas terras de sua Colônia e decidiu reagir. Foram mandados missionários religiosos e expedições militares à região para afugentar os franceses e estes, que sabiam estar fora do seu direito, não ofereceram resistência, fugindo imediatamente.

Para garantir que a região estaria sob constante vigilância e evitar o retorno dos franceses, ela foi então anexada à Capitania da Bahia.

Novas conquistas e a decretação da Autonomia Política

Ainda subordinado à Bahia, o território do Sergipe demonstrou grande capacidade de desenvolvimento sustentável e de geração de riquezas para a Coroa, posto que sua produção de produtos da terra era cada vez maior e as suas contribuições para o enriquecimento de Portugal cresciam dia após dia. Fora esses e muitos outros motivos que levaram o Rei Dom João VI a proclamar a autonomia do Sergipe em relação à Bahia, dando-lhe liberdade para desenvolver os seus negócios e administrar a sua própria estrutura de governo. E isso foi respeitado por Dom Pedro I que dois anos mais tarde proclamou o Brasil livre de Portugal, implantando um sistema de Províncias no Império.

O Dia do Aniversário do Sergipe é realmente uma data comemorativa memorável, que traz para toda a sociedade sergipana a sensação de que todas as coisas conspiraram para o bem de seu povo e de sua cultura, que felizmente prosperaram a passos largos antes e após o seu processo de autonomia política.

Parabéns a todos os sergipanos por essa data em que relembramos tão grande conquista!





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui