Dia do Católico 2020

A sociedade acreana possui o Dia do Católico como um de seus feriados e datas comemorativas e queremos hoje explicar para você um pouco mais sobre essa comemoração, que possui um lugar de grande destaque no coração de todas as pessoas daquele Estado.

O Dia do Católico é comemorado anualmente no Estado do Acre no dia 20 de janeiro e tem como principal motivação prestar homenagens ao povo católico de todo o país, que à sua maneira sempre tem contribuído com o desenvolvimento do país. A ideia é proporcionar aos católicos um dia para que sejam relembradas as ações da Igreja Católica em prol da sociedade acreana e brasileira em geral, que reconhecidamente deve bastante de suas conquistas ao que o catolicismo construiu em sua história.

Vamos conhecer mais sobre essa data e os eventos que levaram à sua instituição?

Quantos dias faltam para o dia do Católico 2020?
hoje é .
O dia do Católico é celebrado dia 20 de janeiro
Faltam 67 dias para o dia do Católico, dia 20 de janeiro 2020
Dia do Católico é comemorado anualmente no dia 20 de janeiro
Janeiro 2020
DoSeTeQuQuSe
29303101020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
26272829303101
02030405060708
01 – Confraternização Universal e Ano Novo
06 – Dia de Reis
20: Dia do Católico 2020

Dia do Católico x Dia do Evangélico

A ideia de criar o Dia do Católico e instaurar esse feriado estadual no Acre veio após a Assembleia Legislativa do Estado aprovar a lei que criava o Dia do Evangélico. Diante de tal concessão à comunidade evangélica do Estado o Deputado Manoel Moraes apresentou o projeto que visava conceder um dia também ao povo católico, afirmando que era inconcebível se dar essa honra aos evangélicos e não dá-la aos católicos.
Como foi a reação da sociedade é o que também queremos indicar para você a partir de agora.

Feriados Católicos

O deputado argumentou ainda que embora existam vários feriados católicos instituídos no calendário nacional e respeitados pelo Acre, mas disse que nenhum deles fazia justiça à população católica, que merecia um dia para fazer a comemoração de sua fé, o que se mostrou como algo bastante justo, embora algumas alas do próprio catolicismo (como o Padre Mássimo Lombardi, reitor da Diocese de Rio Branco), que à época disse que não via necessidade de algo assim ser oferecido à comunidade católica.

Essas foram as teorias aceitas pela maioria dos Deputados que à época foram favoráveis à medida e aprovaram a proposta, instituindo oficialmente no calendário do Estado do Acre.

Comemorações quanto à doutrina

O que também se apresenta como motivo de comemoração para a comunidade católica do Acre no Dia do Católico é uma festividade quanto à doutrina, que assim como a que é comemorada pelos evangélicos, é já consolidada como uma das maiores do mundo.

Também não podemos deixar de dizer que o Dia do Católico de fato inspira o que de bom a Igreja Católica já foi capaz de fazer pelo povo acreano e de todo o Brasil.

A colonização do Brasil e o catolicismo

Essas contribuições vêm de longa data, desde a época da colonização do Brasil, quando junto aos colonizadores portugueses chegaram às nossas terras os missionários Jesuítas, que vinham com a incumbência de pregar a fé católica aos povos nativos que viviam nos continentes esquecidos do mundo.
É claro que não podemos fechar os olhos para algumas atrocidades que foram cometidas em nome da religião, como por exemplo o massacre da fé e dos costumes indígenas em nome do estabelecimento de costumes e fidelidade próprios da Igreja Romana.

Entretanto, cabe-nos ainda dizer que os missionários Jesuítas foram decisivos na proteção dos índios diante da agressividade dos portugueses, na busca por melhores condições de vida para a colônia e na construção de uma sociedade menos opressora para todos.

Em última análise, entre erros e acertos, é fato que desde o início da história do Brasil a Igreja Católica esteve presente e deu sua parcela de contribuição para hoje termos uma sociedade construída e alicerçada.
Por isso, nesse Dia do Católico 2020, queremos prestar justas homenagens a esses bravos guerreiros que são responsáveis por grandes conquistas obtidas por nosso povo desde o início de nossa história até os dias atuais.