Dia do Evangélico

O Dia do Evangélico é comemorado no Estado do Acre anualmente no dia 23 de janeiro e tem como principal objetivo render homenagens aos homens e mulheres que decidiram dedicar suas vidas ao conhecimento e à observância do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

As contribuições dadas pelos seguidores do Evangelho ao processo de desenvolvimento da nossa história como nação também são lembradas e comemoradas neste dia, pois a presença de missionários de Igrejas Cristãs Evangélicas em território brasileiro ajudaram na formação cultural e religiosa brasileira, oferecendo às pessoas a oportunidade de conhecer outras opções de desenvolvimento da fé.

É por isso que hoje queremos falar sobre o Dia do Evangélico e o quanto ele é relevante para a sociedade brasileira, que pode encontrar em suas raízes um pouco da identificação que possui com boa parcela da população.

Veja quantos dias faltam para o dia do Evangélico 2020.
hoje é .
O Dia do Evangélico é celebrado anualmente no Estado do Acre no dia 23 de janeiro
Faltam 70 dias para o dia do Evangélico, dia 23 de janeiro 2020
O Dia do Evangélico é comemorado no Estado do Acre anualmente no dia 23 de janeiro
Janeiro 2020
DoSeTeQuQuSe
29303101020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
26272829303101
02030405060708
01 – Confraternização Universal e Ano Novo
23: Dia do Evangélico

Dia do Evangélico Feriado Estadual

É de grande importância indicar que o Dia do Evangélico não é apenas uma data comemorativa elencada no calendário acreano, igual a todas as outras. Ainda mais que isso, ao governo estadual pareceu relevante dar a essa comemoração o status de feriado estadual, tamanha a importância observada diante da proposta.

Sensível à necessidade de proporcionar maior valorização às pessoas evangélicas que compõem a população do Estado, a Assembleia Legislativa analisou o projeto e deu o seu aval, concordando com a iniciativa. E desde então o dia 23 de janeiro passou a ser comemorado em todo o território estadual como o Dia do Evangélico.

Há muito se cobrava algo assim…

Não somente no Estado do Acre mas em todo o Brasil sempre houveram cobranças da parte dos evangélicos para que houvesse um dia de feriado para que eles celebrassem sua memória e tradição. A argumentação sempre foi a de que existem diversos feriados ligados à tradição católica e os evangélicos se sentiam incomodados com isso. Foi por esse motivo que o Governo e a Assembleia Legislativa do Estado chegaram à conclusão de que seria necessário algo assim, utilizando-se então de seus poderes administrativos para instituir e colocá-lo dentro do calendário de festividades próprias do Estado.

Porém, sob a argumentação de que os feriados católicos não relembravam a tradição e doutrina do povo católico, posteriormente foi também instituído o feriado do dia do católico, também comemorado no mês de janeiro.

Comemoração Nacional do Dia do Evangélico

A nível nacional os evangélicos também possuem um dia em especial para relembrar sua memória, embora esse não seja um feriado nacional, que é o dia 30 de novembro, considerado feriado apenas no Distrito Federal por força de uma Lei Distrital, que assim considera o Dia do Evangélico dentro dos limites do DF.
O Governo Federal decretou o dia 30 de novembro como o dia para se comemorar a doutrina evangélica no ano de 2010, por meio do Decreto de Lei12.328, mas este não lhe conferiu status de feriado ou sequer ponto facultativo. Ou seja, as atividades trabalhistas acontecem normalmente nesse dia, com exceção do Distrito Federal.

É interessante ainda comentar que a 19ª Vara do Trabalho de Brasília afirmou que nesse dia os servidores federais devem trabalhar normalmente, mesmo os que exercem suas atividades no Distrito Federal, pois um feriado distrital não pode atingir a esfera federal, ainda que as atividades sejam executadas dentro da jurisdição geográfica.

Transferência do Feriado para Sexta-Feira

O Estado do Acre possui uma Lei (2.126/2009) que prevê que a maioria dos feriados estaduais que ocorram de terça a quinta-feira devam ser transferidos para a sexta-feira subsequente. Portanto, ocorrendo o fato de o feriado não acontecer na segunda ou na sexta-feira, ele será transferido para a sexta posterior.

Nesse Dia do Evangélico queremos prestar nossas justas homenagens a todos os evangélicos que vivem em nosso país e aos acreanos em particular, já que nesse dia temos a oportunidade de comemorar os feitos de uma organização que muito tem contribuído com o desenvolvimento do nosso país.