Dia do Índio

O Brasil é um país multicultural, com povos oriundos dos mais diversos nichos. Dentre estes estão os povos indígenas, que se tornaram dignos de ter o Dia do Índio como uma homenagem apropriada à grandeza de sua importância para a sociedade brasileira.

Conheça mais sobre essa data de máxima relevância para os brasileiros nativos, que já vivam em nossas terras antes mesmo de elas serem “descobertas” pelos navegantes portugueses.

A comemoração do Dia do Índio

Todos os anos, no dia 19 de abril, o povo indígena do Brasil, e todos os brasileiros que reconhecem a importância dos povos indígenas para nossa cultura, celebra o Dia do Índio. Este dia comemorativo foi criado em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas e decretado por lei, o instrumento registrado sob o número 5540. A partir de então com muita alegria a sociedade brasileira comemora esse dia anualmente, refletindo sobre todas as contribuições dadas pelos índios para a formação de nossa identidade como povo brasileiro.

Abril 2020
DoSeTeQuQuSe
29303101020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
26272829300102
03040506070809
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais
Quantos dias faltam para o dia do Índio.
A data de hoje é .
Dia 22 abril dia do Índio.
Faltam 134 dias para o dia do Índio
Dia do Índio dia 19 de abril, cultura e historia indígena

Historicidade do Dia do Índio

A história do Dia do Índio começa em 1940, ano em que ocorreu o Primeiro Congresso Indígena Internacional na cidade de Patzcuaro, no México. Esta convenção, composta por representantes de vários países da América do Sul, foi concebida para discutir formas de proteger os direitos indígenas em todo o continente. Vários líderes indígenas foram convidados para o evento. Embora inicialmente não tenham aceitado o convite por causa de uma certa desconfiança, no final participaram efetivamente da reunião, dando importantes contribuições para o debate acerca de todos os pontos que compunham esse tema.

A participação de vários líderes indígenas, após entenderem a importância desse momento histórico, ocorreu no dia 19 de abril, que mais tarde foi escolhido no Brasil como o Dia do Índio em reconhecimento à importância dessa população para toda a nossa formação cultural. Embora todos os dias sejam considerados o Dia Indígena para os povos indígenas no Brasil, em 19 de abril anualmente, eles costumam revisitar e refletir sobre sua história colonial, onde se lembram que já habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses em 1500. A partir desta data eles viram desrespeito e a diminuição de suas populações. Infelizmente, esse processo ainda ocorre, com a mineração e exploração de recursos naturais, onde muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Conscientização sobre a importância do Povo Indígena

A comemoração do Dia do Índio, em 19 de abril, visa conscientizar sobre a importância da população indígena, sua história, a preservação de seu orgulho e a identidade de um povo que não está desistindo da luta. Por outro lado, como resultado da resiliência à subordinação desde os tempos coloniais, os ancestrais indígenas no Brasil deixaram grandes legados que contribuíram para a cultura brasileira pós-independência, a começar pela influência das palavras na língua portuguesa brasileira, muitas das quais tem origem indígena e influenciou a culinária, a música e o folclore, entre outros exemplos.

O maior evento cultural indígena do mundo

Em todo o mundo há diversos movimentos no sentido de se reconhecer a importância da cultura indígena, mas em nenhum outro local do mundo há uma data tão significativa quanto a do dia 19 de abril, dada a situação emblemática que envolve a instituição dele, conforme vimos anteriormente. Por isso precisamos valorizar esse dia e fazer comemorações em todos os lugares do país, pois essa é uma das datas mais importantes do nosso calendário de comemorações em todo o ano. Afinal, valorizar as comunidades indígenas é o mesmo que valorizar a nossa história desde as suas origens.

Nesse Dia do Índio, vamos nos unir como nação e valorizar aqueles que foram nossos predecessores na construção de nossa identidade e de nossa cultura enquanto um povo digno de cada sonho projetado desde o início da nossa história.