Dia do Servidor Público 2020

Por que a sociedade brasileira costuma comemorar com carinho o Dia do Servidor Público?

Antes de qualquer coisa é interessante esclarecer para as pessoas quem são os funcionários públicos. “Servidor público” é o cidadão que foi aprovado em um concurso público ou contratado temporariamente pela administração pública e foi nomeado para a prestação de serviços de interesse da população em geral, como por exemplo o atendente do INSS, o professor da escola púbica, o médico do hospital público, o policial, o juiz, o promotor, etc. Ou seja, a palavra servidor não se posta aqui em vão. De fato o servidor público está investido na função para servir à sociedade, para prestar a essa relevantes serviços no tocante ao que o governo tem a obrigação de fazer pela nação.

São diversos os setores de atuação destes, atingindo todas as camadas da sociedade, desde os mais pobres até os mais abastados que de alguma maneira necessitem de atendimento junto aos mais variados órgãos da Administração Pública.

Portanto, este dia, é também conhecido como Dia do Funcionário Público, comemorado anualmente em 28 de outubro, é uma data comemorativa do calendário nacional totalmente voltada para a homenagem a esses trabalhadores que lutam todos os dias para que a prestação dos serviços públicos ao cidadão seja feita de maneira satisfatória.

Quantos dias faltam para o dia do Servidor Público 2020.
A data de hoje é .
O dia do Servidor Público é comemorado dia 28 outubro.
Faltam 379 dias para o dia do Servidor Público 2020
Dia do Servidor Público
Outubro 2020
DoSeTeQuQuSe
27282930010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
01020304050607
28: Dia do Servidor Público
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Serviços prestados pela União, Estados e Municípios

A República Federativa Brasileira se divide em três entes federados, sendo eles União, Estados e Municípios. Cada um possui sua própria estrutura administrativa e promove a contratação de seu funcionalismo, sendo tudo isso sempre de acordo com a Constituição Federal, Leis Federais e demais normas federais, estaduais e/ ou municipais pertinentes ao tema. Cada um possui suas próprias atribuições e tem em comum, entre outras coisas, a prestação de serviços à população, o que naturalmente é feito por meio do funcionalismo público. Então, seja na União, nos Estados ou Municípios, o Dia do Servidor Público deve ser comemorado com muito carinho, pois estes são os profissionais que atendem as pessoas que necessitam do Poder Público para quaisquer finalidades.

Sobre a instituição do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu como uma maneira de prestar homenagens a todas as pessoas que se esforçaram, passaram num concurso público e passaram a exercer atividades em algum órgão federal, estadual ou municipal. E os fatos que conduziram a isso se devem especialmente à necessidade sentida pelo próprio governo de dar mais reconhecimento àqueles que são de fato a “cara” da administração pública, que estão realmente em contato com as pessoas e que podem ou não resolver os problemas daqueles que chegam até eles.

Foi por esse motivo que o Governo Federal decidiu, por meio do Art. 236 da Lei 8112/ 1990, instituir o Dia do Servidor Público.

Mas como essa lei trata do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, ela não alcançou os Estados e os Municípios, ficando a cargo de Governadores e Prefeitos instituírem, após a devida deliberação pelas suas Casas Legislativas, essa comemoração em sua área de abrangência, sendo que muitos deles optaram por fazer a comemoração no mesmo dia consagrado para os servidores da União.

Feriado ou Data Comemorativa?

É interessante assinalar que ao criar o Dia do Servidor Público o Governo não o consagrou como um feriado nacional, sendo este apenas mais uma data comemorativa dentro do calendário nacional. Nesse dia os chefes do Poder Executivo tem a opção de decretar ponto facultativo para seus servidores, sendo esta a única forma de os mesmos estarem dispensados do serviço nesse dia. É o que normalmente acontece todo dia 28 de outubro. Mas sem a decretação, todos os servidores devem trabalhar normalmente, pois não há lei que os ampare diante disso.

Aos funcionários públicos da União, Estados e Municípios, o nosso reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados em favor da nossa sociedade!