Emancipação Política do Paraná

0
84

No dia 19 de dezembro o povo paranaense possui uma data comemorativa extremamente significativa para celebrar com muito orgulho, que é a Emancipação Política do Paraná. Trata-se de uma data que marca a independência do Estado em relação à Província de São Paulo, à qual era juridicamente subordinado. Isso representou uma grande conquista para a sociedade porque trouxe mais autonomia e poder de desenvolvimento para a Província que mais tarde viria a se tornar um dos Estados mais prósperos do país.

Para conhecer melhor o processo de Emancipação Política e os resultados efetivos que isso trouxe para o Estado e o país, nossa equipe buscou as melhores informações sobre o assunto e trouxe em primeira mão, de forma resumida, para você que tem sede por conhecer a fundo as datas comemorativas celebradas no Brasil.



Quantos dias faltam para o dia Emancipação Política do Paraná 2020?
hoje é .
O dia da Emancipação Política do Paraná é comemorado dia 19 de dezembro.
Faltam 163 dias para o dia da comemoração da Emancipação Política do Paraná em 2020
Emancipação Política do Paraná 2020
Dezembro 2020
Do Se Te Qu Qu Se
29 30 01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 01 02
19: Emancipação Política do Paraná
21: Início do verão
25: Natal
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Por que a Província do Paraná se desligou da Província de São Paulo

Havia na história do Império do Brasil diversas batalhas pelo poder. Essas aconteciam em grande quantidade, colocando as províncias brasileiras em lados opostos, batalhando entre si. Eram os conflitos de interesse que permeavam a sociedade e a tornavam separatista por natureza. Assim aconteceu aquela que viria a ser um dos grandes motivos da separação entre a Província do Paraná e a Província de São Paulo: a Revolução Farroupilha, que por sua vez já era uma forma retaliação à participação da Província de São Paulo na Revolução Liberal de 1842.



Além disso, havia a motivação econômica que impulsionava os paranaenses a buscar a sua independência em relação a São Paulo. A região que viria a se tornar a Província do Paraná possuía vasta produção de erva-mate, o que gerava grandes lucros. Mas sendo subordinada à Província de São Paulo havia a obrigatoriedade de divisão dos lucros com a Província, o que desagradava a população da região em geral, especialmente os líderes regionais e os produtores.

E foram esses os principais eventos que levaram à Emancipação.

Historicidade da Emancipação Política do Paraná

Os eventos que precederam o processo de Emancipação Política do Paraná, conforme já citamos anteriormente, colocaram a Província de São Paulo e a região do Paraná em lados opostos. Isso se deu devido aos interesses dos líderes da Província e daqueles que defendiam que a região deveria se desmembrar de São Paulo para que experimentasse verdadeiro desenvolvimento econômico. E apesar de subordinada à Província de São Paulo, a região já não vinha aderindo aos mesmos ideais e nem comungando das mesmas ideias, o que desagradou também os líderes da Província. Na verdade, já era praticamente inevitável o processo de ruptura entre ambas, porque todos os eventos ora citados tornavam insustentável tal situação.

E foi assim que em 19 de dezembro de 1853 a Emancipação Política do Paraná se consumou, criando a mais nova Província do Império do Brasil naquela ocasião.

Os efeitos da Emancipação Política do Paraná

Quando vemos hoje o Estado do Paraná celebrando essa data comemorativa com imenso carinho e sentimento cívico podemos perceber o quão benéfico esse evento foi para a sociedade paranaense. E a isso ainda devemos somar o nível de desenvolvimento experimentado pelo Estado desde então, este que é um dos estados com maior qualidade de vida em todo o Brasil, reconhecido mundialmente por sua organização e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) bastante elevado, além de diversos outros fatores.

Portanto, a única conclusão a que conseguimos chegar é que o processo de Emancipação Política do Paraná foi extremamente benéfico para a Província, que mais tarde tornou-se Estado, e para o Brasil em geral, que viu nascer ali uma Unidade da Federação forte e competitiva no mercado internacional.

Por outro lado, para a Província de São Paulo foi uma grande perda porque o poderio econômico da região se concentrou em outra Província, que não lhe rendia mais lucros com suas atividades.

Parabéns a todos os paranaenses pela passagem do aniversário de Emancipação Política do Paraná. O Brasil agradece por contar com um Estado forte e promissor em sua República.





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui