Festa de Parintins 2020

A Festa de Parintins ( também conhecida como Festival Folclórico de Parintins ) é uma celebração anual popular, parte do calendário de comemorações anuais amazonense, realizada na cidade brasileira de Parintins, no Estado do Amazonas, no último fim de semana de junho. É um dos maiores festivais comemorados em todo o Brasil, sendo que somente as festividades do carnaval no Rio de Janeiro e Salvador atraem mais participantes. Ou seja, a Festa de Parintins merece um grande destaque nacional porque é ela uma das mais expressivas que conhecemos.

E para saber mais sobre a festa, o que fazer?

Aqui você encontrará mais informações a respeito desse tema e irá descobrir a sua importância para a cultura do país.

Quantos dias faltam para o dia da Festa de Parintins 2020?
hoje é .
O dia da Festa de Parintins é comemorado entre os dias 26 (sexta) a domingo 28 de junho 2020. A Festa tem uma data móvel e é sempre comemorada no último fim de semana do mês de junho.
Faltam 255 dias para a Festa de Parintins 2020
Festa de Parintins
Junho
DoSeTeQuQuSe
31010203040506
07080910111213
14151617181920
21222324252627
28293001020304
05060708091011
11: Corpus Christi 12: Dia dos Namorados
21: Início do inverno
26, 27, 28: Festa de Parintins
Mais informações: festivaldeparintins.com.br

Sobre a Festa de Parintins

Frequentemente chamado Festival de Boi-Bumbá, Bumba meu Boi, ou simplesmente Festival, o evento acontece durante três dias ininterruptos, trazendo muitas festas e comemorações em todo o município. Isso traz ao conhecimento do povo uma grande atividade cultural, bem como ajuda o município a arrecadar fundos, pois a cidade fica cheia de turistas que lotam os leitos de hospedagem e participam ativamente da vida econômica, aquecendo o comércio local.

A comemoração é parte do folclore brasileiro, sendo um dos maiores representantes da festividade em todo o mundo. Por esse motivo a indicamos como uma excelente atividade cultural a ser desenvolvida para se conhecer mais da nossa história.

Detalhando o Bumba Meu Boi

O Bumba Meu Boi é uma dança folclórica brasileira, reconhecida pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural do país devido à sua importância para a cultura do nosso país. Em todo o Norte e Nordeste, é reverenciado e incorpora temas, formas, ritmos, instrumentos e vários nomes.

Como essa festa chegou ao Norte do país?

Característica do Maranhão, o Bumba Meu Boi chegou ao Estado do Amazonas sob o apelido de “Boi-Bumbá”. É durante o Festival de Parintins que a dança é exibida aos turistas todos os anos. O evento, realizado desde 1965 no município de Parintins, acontece desde o primeiro momento no último final de semana de junho, sendo estes os melhores dias para se visitar a cidade. O festival ao ar livre compreende três noites de apresentações, e o auge do show é a disputa entre os touros alegóricos Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), que explicaremos mais adiante. A festa é embalada por um gênero musical chamado toada .

O que se comemora nessa festividade

O festival celebra uma lenda local sobre um boi ressuscitado, misturando seres humanos com animais. É também uma competição onde duas equipes, Garantido e Caprichoso, competem em recontagens estendidas da história, cada equipe tentando superar o outro com danças extravagantes, cantando e apresentando desfiles de carros alegóricos. Cada equipe tem que completar seu show dentro de duas horas e meia. Uma equipe que não segue esse limite de tempo está sujeita a penalidades de pontos. Cada performance noturna é em grande parte baseada no folclore e nos costumes e cultura indígenas locais da Amazônia, mas também incorpora ritmos e temas brasileiros contemporâneos. O local onde as equipes se apresentam é chamado de “Bumbódromo”, uma etapa redonda e fundamentada. O Bumbódromo suporta 35.000 pessoas na platéia.

Como essa data comemorativa se tornou conhecida

Apesar da importância da comemoração para a região amazônica do Brasil, este festival não era muito conhecido em outras partes do país até que o grupo musical Carrapicho lançou o hit “Bate forte o tambor”, em 1996.

É comum as pessoas locais dizerem aos visitantes que Parintins é o único lugar no mundo onde os anúncios da Coca-Cola são azuis. Embora seja verdade que dentro do Bumbódromo existem anúncios da Coca-Cola em vermelho e azul, há outros exemplos de anúncios da Coca-Cola refletindo as cores das equipes esportivas.

Um dado recente interessante é que durante o Festival de 2011 da Festa de Parintins, a Coca-Cola esteve disponível em toda a região do Amazonas em edição especial de latas meio vermelhas, meio azuis.

Visite a cidade para conhecer a Festa de Parintins 2020 e certamente você não irá se arrepender, pois irá conhecer uma das mais belas tradições culturais do Norte do país.