Barretos 2020: Festa do Peão de Boiadeiro

Quando falamos sobre a Festa do Peão de Boiadeiro naturalmente nossa lembrança nos remete às mais diversificadas comemorações que vemos por todo o país, em pequenas, médias e grandes cidades. Mas é fato que quando falamos sobre a maior Festa do Peão de Boiadeiro da América Latina estamos nos referindo à cidade de Barretos, no Estado de São Paulo, onde acontece o maior evento do gênero em todo o continente.

Essa é uma festa cultural que possui repercussão internacional e que tem potencial para crescer ainda mais e se consagrar com maior fervor no campo das atrações mundiais.

E se você chegou até aqui procurando informações sobre a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e sua importância dentro do calendário de datas comemorativas do Estado de São Paulo, as suas respostas estão aqui!

Quantos dias faltam para o dia da festa do Peão de Boiadeiro 2020?
hoje é .
O dia da festa do Peão de Boiadeiro é comemorado dia 25 (terça-feira) de agosto 2020.
Faltam 254 dias para a Festa do Peão de Boiadeiro 2020
Festa do Peão de Boiadeiro 2020
Agosto
DoSeTeQuQuSe
26272829303101
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30310102030405
09: Dia dos Pais
25: Festa do Peão de Boiadeiro
Mais informações: Barretos 2020

O que é a Festa de Barretos?

A Festa do Peão de Barretos é um rodeio com touros e cavalos. Em Barretos, Brasil, centenas de festivais são realizados ao longo do ano. A Festa do Peão é uma das festas mais famosas e se tornou mundialmente famosa por seu tamanho. O festival é realizado todos os anos na cidade de Barretos, em São Paulo, tradicionalmente organizada e promovida pelo clube social Os Independentes. Essa comemoração se dá de maneira prolongada, movimentando a cidade com grande fluxo de pessoas e um comércio aquecido que faz girar bastante a economia da cidade, sendo portanto importante tanto em termos culturais quanto em termos de desenvolvimento econômico e social.

Como acontecem os festejos na cidade

Durante dez dias a cidade de Barretos, no estado de São Paulo, se transforma na maior cidade do mundo. A cidade fica a 438 km de São Paulo e a 127 km de Ribeirão Preto. A maior festa de rodeio da América Latina não tem apenas rodeio. O evento, que movimenta milhões de dólares, surpreende com a sua diversidade. Uma profusão de atrações folclóricas, culturais, artísticas, comerciais e esportivas, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos atrai mais de 800 mil pessoas, ocupando hotéis, albergues, pousadas e todos os leitos disponíveis em um raio de 150 km. Pessoas vindas de todos os cantos do Brasil e de outros países, vestidas de cowboys e cowgirls, ocupam o estádio local, o espaço plenamente dedicado e preparado para as festividades, que possui lojas variadas, praças de alimentação com réplicas de restaurantes famosos, parques temáticos, feiras e discotecas. Ou seja, a diversão está garantida em todos os sentidos!

História da Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos

O festival tem suas origens na transferência de gado de pastagens nos estados vizinhos de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para abatedouros em Barretos. Os cowboys nas “comitivas” que lideravam os rebanhos se reuniam à tarde e competiam entre si para ver quem montaria os cavalos mais animados – o precursor da competição de hoje. A tradição mais difícil de montar touros em vez de cavalos foi trazida dos Estados Unidos.

Em 1955, em Barretos, um grupo de pessoas solteiras organizou a primeira Festa do Peão de Boiadeiro registrada. Desde aquela época, o festival se tornou mundialmente famoso por sua escala, e a alta qualidade de cowboys, cavalos e touros. O festival acontece todo mês de agosto, coincidindo com o aniversário da fundação de Barretos, em 25 de agosto e continua organizado pelos Independentes.

Em 2019 aconteceu a 64ª Festa anual e em 2020 ocorrerá a 65ª Festa. Até 1984, as festividades aconteceram no parque Paulo de Lima, no centro de Barretos, onde ocorreram exposições memoráveis ​​de gado durante os anos 60 até os anos 80. Desde 1985, os Independentes realizam o evento em um parque de 110 hectares com um estádio grande o suficiente para acomodar 35 mil pessoas, projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Se você se decidir por participar da Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos, certamente não irá se arrepender porque trata-se de uma comemoração bastante interessante. Participe e tire as suas conclusões sobre o que estamos lhe dizendo!