Categoria: Festa Cívica

Dia da Árvore

Dia da Árvore

O calendário de datas comemorativas brasileiro celebra, a cada 21 de setembro, o Dia da Árvore.

Como forma de levar as pessoas a refletir a respeito da importância das árvores para o nosso planeta, o calendário de datas comemorativas brasileiro celebra, a cada 21 de setembro, o Dia da Árvore. Nesse dia muitos ativistas dos direitos da natureza se mobilizam e fazem a defesa das árvores, afirmando que sem elas o nosso ecossistema sofre um grave desequilíbrio e a humanidade sofre as consequências. Também as escolas costumam utilizar o Dia da Árvore como forma de fazer os trabalhos pedagógicos voltados para a conscientização das crianças e adolescentes quanto à importância das árvores para a sobrevivência e perpetuação da nossa espécie e de todas as formas de vida que existem no planeta.

E é nesse sentido de despertar as consciências, enquanto instruímos sobre o tema, que queremos apresentar essa postagem, como forma de melhor explicar o que é o Dia da Árvore e por que devemos comemorá-lo com imenso amor e carinho.

A necessidade da proteção do meio ambiente

A proteção do meio ambiente é uma das grandes bandeiras levantadas pelos ativistas que comemoram o Dia da Árvore e isso nos remete a uma reflexão bastante importante sobre o tema, já que de fato estamos diante de um quadro preocupante em relação à destruição do meio ambiente devido a diversos outros interesses, na maioria das vezes econômicos, como por exemplo o desmatamento para se proceder os trabalhos da agricultura.

E quando chamamos a atenção para a necessidade de proteção do meio ambiente estamos levantando uma bandeira de vida e não de guerra, como normalmente as pessoas costumam entender. Pois a ideia não é agredir os outros e nem atrapalhar as suas negociações. O ideal que o Dia da Árvore propõe é que tenhamos a capacidade de raciocinar e perceber que não adianta lucrar com a destruição do meio ambiente e depois não termos condições de viver em um planeta onde não teremos sequer oxigênio para respirar. Portanto, a luta é para que tenhamos a capacidade de evoluir e compreender que a defesa do meio ambiente é uma responsabilidade e uma necessidade de todos nós.

Tanto é assim que esse dia não é uma data comemorativa somente no Brasil, mas também em diversos outros países do mundo, que veem a necessidade de celebrá-la para conscientizar os seus sobre a nossa obrigação de proteger as árvores, sob pena de destruirmos a nossa própria espécie.

A importância das árvores

Não é difícil citarmos a importância das árvores para a humanidade e assim explicar por que o Dia da Árvore é comemorado com tamanho carinho no Brasil e em muitos outros lugares do mundo.

Dentre os diversos motivos, gostaríamos de citar os seguintes:

  • Contribuem para a beleza das paisagens na cidade ou nas áreas eminentemente naturais;
  • Contribuem para a biodiversidade;
  • Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras, sendo um grande alívio em dias de calor intenso;
  • Delas podemos extrair flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
  • Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos, além de serem a principal fonte de alimentação para diversos animais da nossa fauna;
  • Reduzem a poluição do ar à medida em que colaboram para a produção do ar (oxigênio) limpo.

Por tudo isso e muito mais é que nos unimos aos ativistas que lutam pelos direitos da natureza e conclamamos mais respeito às árvores, pois estas são responsáveis por nos dar mais vida e saúde.

Uma história de lutas

Em todos os lugares onde é comemorado há uma intensa história de lutas em favor da natureza. No Brasil, por exemplo, há uma batalha de anos contra o desmatamento da Amazônia, do Cerrado e de diversos outros biomas que possuímos em nosso território. E a ideia é sempre a mesma: proteger a natureza como forma de proteger a própria humanidade de um processo de autodestruição.

Nesse Dia estamos unidos às vozes que pedem pela preservação da natureza e esperamos que as autoridades sejam sensíveis a isso e ajudem a população em sua luta por mais saúde e qualidade de vida.

Dia dos Professores

Dia dos Professores dia 15 de outubro
O Dia dos Professores é comemorado todos os anos no dia 15 de outubro no Brasil, uma data comemorativa de grande significado para os milhares de educadores do Brasil que nesse dia têm a oportunidade de refletir sobre sua prática e debater a educação em ampla escala.

Mas não é somente um dia de falar sobre educação e os rumos que se deve dar a ela na sociedade. Esta data tem algum significado histórico. Neste dia de 1827, o Imperador Pedro I assinou uma lei que criou o Ensino Fundamental Imperial no Brasil, tornando a educação acessível a todos. Desde então, o sistema de educação no Brasil melhorou significativamente, mas a data comemorativa não foi criada imediatamente logo após isso. Em 15 de outubro de 1947, quatro professores de uma pequena escola da Rua Augusta organizaram um dia de desfile para celebrar a educação e planejar o currículo para o próximo ano. Nos anos seguintes, outras escolas retomaram a ideia, e o governo brasileiro designou o dia 15 de outubro como o Dia do Professor em 1963.

Esse não se trata de um feriado nacional, mas geralmente os professores são dispensados do trabalho nesse dia.

Por que os Professores escolhem essa profissão

A educação é uma das atividades mais nobres que se pode desenvolver, mas no Brasil não possui o reconhecimento e valorização necessários por parte do governo e de grande parcela da sociedade. Mas quem possui cultura e nobreza de espírito evidentemente não faz coro a esse tipo de coisa. E certamente os professores que são educadores de alma também não, pois esses escolhem ser professores e amam o que fazem.

Não é para menos. De fato o magistério é uma das profissões mais bonitas e importantes, sendo considerada em diversas partes do mundo o pilar de toda a sociedade, lugares onde são realmente respeitados e valorizados humana e profissionalmente.

Esse é também outro motivo pelo qual afirmamos que o Dia dos Professores deve ser também um momento de toda a sociedade brasileira pensar naquilo que eles representam e de que forma é possível contribuir para que seu trabalho ocorra da melhor maneira possível e assim possa efetivamente trazer significativas transformações para a sociedade.

Memórias dos Professores

O dia do professor é sempre lembrado como o momento em que seus esforços estão sendo reconhecidos pelo governo, pelos pais e também pelos alunos. Durante este dia, os estudantes inundam a escola com seus cartões comerciais e de apreciação e amor que os professores aceitam alegremente.

No geral são feitas diversas homenagens pelos alunos e pais de alunos, com festas e comemorações internas para dizer aos professores o quanto eles são importantes para o crescimento humano e intelectual das pessoas.

Por que os Professores são importantes para a sociedade

Os professores desempenham um papel importante na nossa vida para nos tornarmos bem sucedidos na carreira e nos negócios. Um bom professor nos ajuda a ser um bom ser humano na sociedade e bom cidadão do país. Os professores sabem que os estudantes são o futuro de qualquer nação.

Portanto, o desenvolvimento futuro de qualquer nação está nas mãos dos professores. O que nos tornamos na vida depende dos professores. Os professores transmitem os dados e informações no cérebro dos alunos para analisar. Analisando a situação, o que é possível é a coisa mais importante que aprendemos com os professores.

Professores e educadores de todo o país são celebrados neste dia por pais e alunos, em reconhecimento ao grande ofício desempenhado em prol de toda a sociedade. São esforços completamente necessários que sempre demonstram o quanto podemos confiar no trabalho de um professor, que dedica tempo buscando a melhor forma de transmitir conhecimento ao outro.

Feliz Dia do Professor! É o que a nossa equipe deseja para você!