Categoria: Goiás – GO

Aniversário de Goiânia

O Aniversário de Goiânia, comemorado anualmente em 24 de outubro, marca  fundação daquela que seria uma das mais importantes cidades do Centro Oeste brasileiro e também de todo o Brasil. A cidade foi criada para ser a capital do Estado de Goiás, em substituição à antiga capital, que era a cidade de Goiás (hoje conhecida como Goiás Velho). As razões para isso foram de vários aspectos, especialmente de ordem técnica e política, conforme iremos lhe explicar agora, quando falamos a respeito dessa data comemorativa que é tão importante para os goianienses e todo o povo goiano!

Quantos dias faltam para o dia do aniversário de Goiânia 2020?
hoje é .
O dia do aniversário de Goiânia é comemorado dia 24 de outubro.
Faltam 345 dias para o dia do aniversário de Goiânia 2020
Dia do Aniversário de Goiânia 2020
Outubro
DoSeTeQuQuSe
27282930010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
01020304050607
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
24: Aniversário de Goiânia
28: Dia do Servidor Público

Sobre o Município de Goiânia

Goiânia é a capital do Estado de Goiás e a cidade mais populosa do Estado. A nível regional, é a segunda cidade mais populosa, ficando atrás apenas de Brasília, a capital do país, da qual fica distante apenas 209 km. A cidade se localiza na Região Centro Oeste do Brasil, no coração do Estado. Ela está também localizada no Planalto Central, um conglomerado que inclui o Distrito Federal e os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A qualidade de vida oferecida no município é bastante expressiva, levando as pessoas a reconhecerem que a cidade é uma das melhores para se viver no Brasil, pois ainda que com todas as dificuldades apresentadas, os serviços públicos funcionam de maneira satisfatória e as opções diversão e lazer são sólidas e constantes.

Historicidade do Aniversário de Goiânia

A motivação para a construção de Goiânia está na marcha para o oeste, uma política desenvolvida pelo Governo de Getúlio Vargas que previa o desenvolvimento econômico e populacional em larga escala da região, o que de fato aconteceu, levando a cidade de Goiânia a alcançar em 2018, segundo o IBGE, uma população estimada de 1.495.705 habitantes, PIB per capita de R$32.209,01 (dados de 2016) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,799 (dados de 2010).

Mas não foram somente as motivações econômicas que ensejaram a fundação da cidade de Goiânia. Houve também as motivações políticas, que estavam focadas em tirar das mãos da família Caiado o governo do Estado.

Nessa época a capital era a Cidade de Goiás, totalmente comandada pela família Caiado. Pedro Ludovico Teixeira, que havia sido nomeado interventor em Goiás por Getúlio Vargas, encontrou aí a possibilidade de descentralizar o poder político e assim enfraquecer os poderosos Caiados, que se proliferavam na política goiana.

Note-se que a família Caiado nunca deixou de participar da política goiana, chegando atualmente a ter um governador democraticamente eleito, que é o Sr. Ronaldo Caiado, filiado ao DEM de Goiás.

A Revolução de 1930 e o Aniversário de Goiânia

Foi um movimento armado no Brasil liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, culminando em um golpe. A revolução derrubou o presidente Washington Luíz em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e encerrou a República Velha.

Entenda como tudo ocorreu… Em 1929, líderes de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como “política do café com leite”, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência. Em resposta, o presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, apoiou o candidato da oposição do sul, Getúlio Vargas.

No dia 1º de março de 1930, foram realizadas eleições para o Presidente e a vitória foi conquistada pelo candidato do governo, Júlio Prestes, que era o presidente do estado de São Paulo. No entanto, ele não tomou posse porque o golpe foi desencadeado em 3 de outubro de 1930; ele foi exilado.

Getúlio Vargas assumiu a liderança do governo provisório em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.

E foi em homenagem a esses eventos, que tiveram o ápice em 24 de outubro de 1930, que Pedro Ludovico Teixeira, três anos mais tarde, decidiu fazer o lançamento da pedra fundamental de Goiânia nesse dia. E por esse motivo, desde então o Aniversário de Goiânia vem sendo comemorado no dia 24 de outubro, uma grande data comemorativa para o município e o Estado de Goiás.

Dia da Fundação da Cidade de Goiás

Qual foi o Dia da Fundação da Cidade de Goiás e qual a representatividade e importância que esse evento tem para a história? Para chegar a essa resposta precisamos nos remeter ao período colonial do Brasil, quando foram fundadas as capitanias e o povoamento de cada uma delas começou a acontecer a passos largos. No decorrer desse tempo foram descobertas diversas jazidas de ouro espalhadas pela colônia e isso provocou uma intensa corrida das pessoas em busca do metal precioso.

O bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva descobriu ouro nas cabeceiras do Rio Vermelho e para facilitar a busca pelo mesmo fundou o Arraial de Sant’Anna na capitania, este que mais tarde se tornaria a Vila Boa de Goyaz e, por fim, a Cidade de Goiás, que viria a ser a capital da Capitania de Goiás.

A comemoração do Dia da Fundação da Cidade de Goiás se dá anualmente em 26/07 e nesse dia é comum o acontecimento de festividades e comemorações por toda a cidade.

Quantos dias faltam para o dia da Fundação da Cidade de Goiás 2020?
hoje é .
O dia da Fundação da Cidade de Goiás é comemorado dia 26 de julho.
Faltam 255 dias para o dia da Fundação da Cidade de Goiás 2020
Dia da Fundação da Cidade de Goiás
Julho
DoSeTeQuQuSe
28293001020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
26272829303101
02030405060708
26: Fundação da Cidade de Goiás

Um pouco sobre a Cidade de Goiás

A cidade de Goiás é uma das antigas cidades coloniais, fundada em ouro em 1727 com o nome de Vila Boa de Goyaz. Foi nomeado em homenagem aos habitantes da área antes da chegada dos europeus, o povo Goyaz.

Foi a capital do estado de Goiás até 1937, quando a capital foi transferida para a nova cidade planejada de Goiânia.

A cidade tem duas praças significativas. O Coreto Plaza, a praça principal, abriga o “Coreto”, uma concha de banda.

Também é liderado pela Igreja da Catedral de Santa Ana. A construção da igreja da cidade começou em 1727 com uma capela. Em 1743, uma igreja foi construída enquanto a cidade crescia. A igreja durou até 1929, quando a construção da igreja como a vemos foi concluída em 1998.

Também de frente para a praça está o Palácio Conde dos Arcos, residência do antigo governador. Desde a construção inicial em 1749, a residência teve outras três residências incorporadas em seu design. A residência foi transformada em museu em 1961. A residência só estava sendo usada como tal por um a três dias por ano, quando o governador estadual estaria em residência, quando a cidade de Goiás recuperaria seu status de capital do estado.

Finalmente, o Museu de Arte Sacra de Boa Morte é a outra estrutura significativa em frente à praça. A antiga Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, foi convertida em museu em 1967. A construção da igreja começou em 1762 e foi ocupada em 1779.

Transferência da Capital para a Cidade de Goiás

Por ocasião das comemorações do Dia da Fundação da Cidade de Goiás, em 26/07, é costume do Governo do Estado de Goiás proceder a transferência simbólica da capital para a cidade. Trata-se de uma maneira de recordar a história e de prestigiar as pessoas da Cidade de Goiás. É uma maneira de dizer que a transferência da capital aconteceu, mas a Cidade de Goiás continua sendo importante para a história local.

Por que aconteceu a transferência da capital para Goiânia?

A motivação para se fazer a transferência da capital para Goiânia foram muitas, mas a maior delas é sem dúvida a motivação política, que era afastar o centro do poder das mãos da família Caiado, que comandava a Cidade de Goiás e toda a política local. Num esforço de desfazer essas consequências foi que se decidiu por tal atitude, o que de fato surtiu efeito, já que a família Caiado se enfraqueceu e outros nomes surgiram na política de Goiás.

Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade

Devido à sua importância para a história de Goiás e de todo o Brasil a Cidade de Goiás foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e esse é mais um dos motivos que temos para comemorar com muita alegria o Dia da Fundação da Cidade de Goiás. Isso se deu em 2001 os aspectos observados foram a sua natureza exuberante, sua peculiar arquitetura barroca e suas tradições culturais.

  • calendário do Distrito Federal
  • Nesse dia nossos mais sinceros parabéns aos goianos, com votos de novas e maiores conquistas!