Horário de Brasília

Confira aqui o Horário de Brasília e fique por dentro do horário oficial do Brasil!

Todos os países possuem um horário oficial e este serve de base para toda a população, mesmo quando se trata de um país imenso como o Brasil, em que há diversos fusos horários regendo a vida das pessoas nas regiões do país. Esses fusos se devem à imensidão do país, que possui estados em diversas zonas e trópicos, determinando que naquele local o horário seja outro. Mas é fato que para se ter um horário fixo é necessária uma referência, o que temos no Brasil pelo horário de Brasília, que é o horário oficial em todo território brasileiro.

Hora atual no Brasil

Hora de Fernando de Noronha
Horário de Brasília
Hora da Amazônia
Hora do Acre

Vamos encontrar mais informações sobre esse tema a fim de que você realmente compreenda a importância desse horário e por que estar sempre antenado com ele? Então vem com a gente e tire todas as suas dúvidas!

O que é Fuso Horário?

Para melhor compreensão sobre o Horário de Brasília dentro do complexo sistema de horas do Brasil, que possui quatro fusos diferentes para normatizá-lo, é importante saber mais sobre os fusos horários e iremos lhe explicar isso agora!

Fusos horários são áreas da Terra que seguem a mesma definição de tempo. Anteriormente, as pessoas usavam o tempo solar aparente, fazendo com que o tempo variasse um pouco de cidade para cidade. Os fusos horários corrigiram parcialmente o problema, sincronizando os relógios de uma região ao mesmo tempo solar real. Portanto, uma primeira informação importante é que os fusos horários estão relacionados ao sol, ou seja, ao período em que determinado ponto da terra está voltado para o sol.

Os fusos horários são geralmente centrados em meridianos de um comprimento que é um múltiplo de 15 °; No entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares porque se adaptam aos limites dos países, nem sempre sendo tão precisos ou indicando a real situação de determinada localidade.

Um intervalo de tempo (também conhecido como fuso horário) é cada uma das 24 partes de 15 ° de longitude em que a Terra é dividida por meridianos e começando no meridiano de Greenwich. Já que a Terra vira para o oeste para o leste quando vai de um horário para outro no leste, uma hora deve ser adicionada. Por outro lado, ao ir de oeste a leste, uma hora teria que ser subtraída. No meridiano de 180 ° a linha internacional de mudança de data é marcada.

Fusos horários e UTC no Horário de Brasília

Embora sejam geralmente usados ​​como sinônimos, o fuso horário e a UTC não são exatamente os mesmos. A UTC, termo que iremos explicar melhor adiante, se encaixa nos meridianos, enquanto o fuso horário é a região pela qual o mesmo tempo se estende. Assim, um país pode ter territórios em dois fusos horários, mas ser governado pelo mesmo horário oficial, ou estar em um fuso horário, mas ser governado, oficialmente, por uma hora ou mais. Esse é o caso do Brasil, que está dividido em quatro fusos horários, a saber:

Fusos horários e UTC no Horário de Brasília

As linhas representam a hora real, e as cores indicam a horal legal.

  • A Hora de Fernando de Noronha, que é UTC-2;
  • A Hora de Brasília, que é UTC-3;
  • A Hora da Amazônia que é UTC-4;
  • A Hora do Acre, que é UTC-5.

O Horário de Brasília é, portanto, o horário do Brasil, indicado em nosso esboço por UTC-3.

Agora, para melhor compreensão de todo esse processo, vamos explicar em detalhes o que é a UTC e a sua importância para a definição do Horário de Brasília.

Falando sobre a UTC

Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), que é o horário local no Meridiano Principal (ou seja, cujo comprimento é 0°), dado em horas e minutos no relógio de 24 horas. Por exemplo, consideramos a hora 1350 UTC, que significa 13 horas e 50 minutos depois da meia-noite, ou 1:50 pm no Meridiano Principal.

O Observatório Real de Greenwich, na cidade de Greenwich, na Inglaterra (no 0° de comprimento), foi o local onde os cronômetros navais foram calibrados, instrumento de grande importância no cálculo do comprimento. É por isso que a referência de tempo GMT foi estabelecida para ser usada em todo o mundo. Os meteorologistas usaram o tempo UTC ou GMT por mais de um século para garantir que eles tomem simultaneamente medições meteorológicas de todo o planeta.

Em linhas gerais, o que ocorre é que há um ponto imaginário (no Greenwich), onde está a posição 0º da UTC. À medida que há oscilações nesse ponto, temos intervalos de horas para mais ou para menos, o que estabelece os diversos fusos horários existentes no planeta. E assim, quanto mais distante do ponto inicial, maior a diferença entre os horários, que são medidos em horas, sendo o Horário de Brasília dotado de uma diferença de -3 em relação ao ponto do Greenwich.

Ainda ficaram dúvidas sobre o tema? Então que tal conversar com a nossa equipe sobre ele? Entre em contato e nos fale qual foi a sua inquietação em relação ao Horário de Brasília.