12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, tem sua festa celebrada solenemente no dia 12 de outubro, quando os devotos se reúnem para render homenagem à Virgem Mãe Aparecida, que julgam ser a sua grande intercessora e a medianeira de todas as graças. Por isso a alegria do nosso povo em festejar essa data comemorativa!

O povo católico tem especial devoção por Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil, a quem atribuem todas as bênçãos e graças recebidas. Os relatos são diversos e muitas pessoas afirmam que suas vidas foram transformadas pela intercessão da Santa que de tão importante para a comunidade católica, mereceu da parte do governo o título de grande padroeira de toda a nação.

Mas você sabe como surgiu essa devoção e por que ela recebeu esse título? Confira!

Quantos dias faltam para o dia 12 de outubro 2020 dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil?
hoje é .
O dia de Nossa Senhora Conceição Aparecida é celebrado dia 12 de outubro.
Faltam 363 dias para o dia da celebração de Nossa Senhora Aparecida de 2020
12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil
Outubro
DoSeTeQuQuSe
27282930010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
01020304050607
12: Nsa. Sra. Aparecida
15: Dia dos Professores
17: Dia do Comércio
28: Dia do Servidor Público
18: Início do horário de verão

Como Surgiu a Imagem da Padroeira do Brasil

O achado da imagem de uma santa negra foi o que deu início a tudo. Daí surgiu o nome “Aparecida”, pois ela “apareceu”. Conforme relatos históricos, alguns pescadores estavam pescando no Rio Paraíba quando içaram o corpo da imagem e depois a cabeça da mesma. Antes disso eles não estavam tendo êxito na pesca, mas após terem apanhado a imagem fizeram uma pescaria jamais imaginada por eles. Para os fieis, aquele foi o primeiro milagre operado por Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Isso se deu na segunda quinzena de outubro de 1717.

O Início da Devoção

Antes mesmo de ser invocada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil, as pessoas já afirmavam ter recebido várias graças através de sua mediação. Isso foi se tornando cada vez mais comum, a ponto de chamar a atenção da Igreja e do Reino (nessa época o Brasil ainda era um Império). Foi criada para ela uma capela e lá os fieis se reuniam para orar, fazer seus pedidos e agradecer pelos milagres ocorridos.

O Título Recebido

Tendo em vista todas as manifestações de fé das pessoas, que apresentaram inúmeros relatos falando sobre os milagres que obtiveram de Deus por intercessão da Virgem Maria, e ainda considerando que a própria aparição por si só já se tratava de um milagre, a Igreja Católica concedeu a Nossa Senhora da Conceição Aparecida o título de Padroeira do Brasil em 16 de Julho de 1930, por Decreto do Papa Pio XI. Esse título também foi reconhecido pelo Governo Brasileiro, que passou a tê-lo presente em seu calendário de Datas Comemorativas para que sua observância se tornasse obrigatória em todo o território nacional.

Para que as pessoas pudessem se dedicar à devoção neste dia, comparecendo às Missas, pregações, retiros, procissões, vigílias, etc. o Governo Federal decretou, por meio da Lei nº 6802/ 1980, o dia 12 de outubro como feriado nacional por ser o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Romaria de Aparecida – SP

Uma das mais tradicionais festas cristãs do planeta, a Romaria de Aparecida acontece todos os anos no mês de outubro, que é o mês da festa de Nossa Senhora Aparecida, segundo a solene liturgia da Igreja Católica. Por sua ocasião, milhões de pessoas vindas do Brasil e de diversas outras partes do mundo visitam a cidade a fim de ir até o Santuário e apresentar à Virgem os seus agradecimentos por todas as bênçãos e graças recebidas. Em nenhum outro lugar do Brasil ou do mundo há uma festa tão grandiosa em honra à Senhora Aparecida.

Mas não é somente no mês da festa que acontecem as peregrinações das pessoas até o Santuário de Aparecida. Durante o decorrer de todo o ano os romeiros vão a Aparecida do Norte, em viagens particulares ou organizando excursões, para render homenagens à Virgem Mãe de Deus.

Portanto, seja no período das festividades de outubro, seja em quaisquer outros meses do ano, visitar Aparecida do Norte é um grande ato de fé para os devotos da Virgem Aparecida.

Apenas a título de explicação, é importante destacar que essa festividade atinge o mais alto posto dentro da liturgia católica, que é a solenidade. Isso demonstra o quanto a Igreja dá importância a Nossa Senhora Aparecida!

A devoção à Virgem de muitos nomes

Entretanto, se engana quem imagina que essa devoção se dê unicamente a Nossa Senhora Aparecida. Por título é ela a grande Padroeira do Brasil, mas como se trata apenas de mais um dos inúmeros títulos que a Mãe de Jesus recebeu da parte dos fiéis, também nas suas outras festividades o seu Santuário em Aparecida do Norte costuma ser bem frequentado, pois a ideia das pessoas é que de uma ou outra maneira prestem homenagem à Mãe Aparecida, de Fátima, de Lourdes, Auxiliadora, dos Aflitos, etc. E assim acontece na cidade de Aparecida do Norte e em todos os outros Santuários, Igrejas e Capelas que se dignam levar o seu nome em todo o Brasil e no mundo. Aos pés da Padroeira do Brasil os fiéis se prostram em oração para suplicar as bênçãos para toda a nossa nação.

Nós temos a alegria de nos unir aos clamores de nosso povo e apresentar à Virgem Aparecida, chegando o dia de celebrar solenemente a Padroeira do Brasil, a bênção sobre o nosso povo sofrido, mas que nunca desiste de lutar para a construção de uma sociedade melhor e mais feliz!