Nossa Senhora da Conceição

Em 8 de dezembro o Brasil e muitos outros países, incluindo Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Itália, Malta, Portugal e Espanha, celebram a solenidade de Nossa Senhora da Conceição, uma das mais significativas datas comemorativas para os cristãos católicos e os que creem nesse dogma.

Você sabe do que se trata e o que representa essa data para os fieis de Nossa Senhora da Conceição? Então fique com a gente e tenha acesso às informações mais precisas sobre o tema, essa que é uma data comemorativa do nosso calendário e do calendário de diversos outros países do mundo em reconhecimento à importante participação desse mulher guerreira no plano de salvação que os cristãos creem que Deus traçou para cada pessoa humana.

Quantos dias faltam para o dia de Nossa Senhora da Conceição 2020?
hoje é .
O dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado dia 08 de dezembro.
Faltam 390 dias para o dia Nossa Senhora da Conceição em 2020
Nossa Senhora da Conceição
Dezembro 2020
DoSeTeQuQuSe
29300102030405
06070809101112
13141516171819
20212223242526
27282930310102
08: Dia de Nossa Senhora da Conceição
21: Início do verão 25:
Natal
Legenda Feriados Nacionais  Feriados Nacionais

Aprofundando os conhecimentos sobre o dogma de Nossa Senhora da Conceição

Na teologia cristã, a Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria livre do pecado original em virtude dos méritos de seu filho Jesus, que poucos anos mais tarde se encarnaria por meio do seu corpo.

A Igreja Católica ensina que Deus atuou sobre Maria no primeiro momento de sua concepção, já no início de tudo, mantendo-a imaculada desde o momento da sua concepção no ventre materno em virtude dos méritos que viriam a ser-lhe atribuídos com o futuro nascimento do Senhor em seu ventre.

A Imaculada Conceição é comumente confundida com o nascimento virginal de Jesus, sendo esta última, antes, a doutrina da Encarnação. Enquanto muitos cristãos acreditam no nascimento virginal de Jesus, são principalmente os católicos romanos, juntamente com várias outras denominações cristãs, que acreditam na doutrina da Imaculada Conceição.

Embora a crença de que Maria era sem pecado, ou concebida sem pecado original, tenha sido amplamente aceita desde a antiguidade tardia, a doutrina não foi dogmaticamente definida na Igreja Católica até 1854 quando o Papa Pio IX declarou ex cathedra, ou seja, usando infalibilidade papal. Dessa forma, a fé em Nossa Senhora da Conceição tornou-se um dogma, uma verdade de fé a que todos os fieis católicos estavam obrigados a acreditar.

E desde então o culto à Virgem Maria em sua Imaculada Conceição passou a seu amplamente divulgado e cada dia mais pessoas aderiram a ele, afeiçoando-se pela ideia de tamanho milagre que precedeu o nascimento do Salvador.

História da Imaculada Conceição

É um dia que celebra a crença de que Maria, mãe de Jesus, foi preservada do pecado original durante toda a sua vida, a começar pela sua concepção, conforme foi dito anteriormente.

Para os católicos romanos, é observado como um dia de obrigação com a frequência obrigatória da igreja, incorrendo em pecado o católico que não se dedica à participação na Santa Missa nesse dia.

Mas ainda é interessante procurar conhecer mais a respeito desse tema, já que trata-se de algo que possui evidências espirituais, mas não técnicas ou científicas.

A mãe de Maria era Santa Ana e seu pai era Joaquim. Enquanto eles não são mencionados na Bíblia, seus nomes aparecem em alguns textos cristãos primitivos. Ana e Joaquim tinham sido um casal sem filhos até que um anjo apareceu dizendo a Ana que ela daria à luz uma criança que o mundo honraria. Ana tornou-se santa ao oferecer seu filho ao serviço de Deus.

Este dia tem sido celebrado desde pelo menos o oitavo século, mas a idéia de que a palavra imaculada significa que Maria nasceu sem pecado original dividiu muitos estudiosos teológicos ao longo dos séculos. Não foi até 1854 que o argumento foi decidido quando, por meio de decisão papal, o dia enfim se tornou de observação obrigatória, conforme já explicitamos anteriormente.

Aos fieis que creem e costumam comemorar com jubilo o dia de Nossa Senhora da Conceição deixamos nosso reconhecimento de que muitos milagres já aconteceram e podem ainda acontecer devido à sua intercessão.