Categoria: Paraíba – PB

Dia de Nossa Senhora das Neves

O dia de Nossa Senhora das Neves é comemorado com muito fervor no Estado da Paraíba, já que ela é uma santa de grande devoção para o seu povo. Muitas pessoas locais relatam já terem recebido muitas graças oriundas de sua intercessão e por isso nutrem por ela um profundo carinho, o que levou à instituição dessa data comemorativa que todos os anos é relembrada no calendário do Estado no dia 05 de agosto com muita fé e espírito de piedade.

A essa devoção também se deve um título de honra concedido à Virgem das Neves, que é o posto de padroeira da cidade de João Pessoa, capital do estado paraibano. Além disso, ela também é invocada pelos devotos como a padroeira de todos os alpinistas, estes também apresentando inúmeros relatos de situações difíceis pelas quais passaram e que sobreviveram com a sua intercessão.

É por esses e muitos outros motivos que hoje queremos falar sobre essa data comemorativa coberta de fé e devoção, que marca profundamente a vida dos habitantes de João Pessoa e de todo o Estado da Paraíba.

Quantos dias faltam para o dia de Nossa Senhora das Neves 2020?
hoje é .
O dia de Nossa Senhora das Neves é comemorado dia 5 de agosto.
Faltam 265 dias para o dia de Nossa Senhora das Neves 2020
Dia de Nossa Senhora das Neves
Agosto
DoSeTeQuQuSe
26272829303101
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30310102030405
05: Nossa Senhora das Neves
05: Homenagem a João Pessoa
09: Dia dos Pais

Santa Maria Maior

A Igreja Católica, a qual tem propagado por muitos séculos a devoção a Nossa Senhora das Neves, também deu a ela um outro título, que é o de Santa Maria Maior. Por isso o dia de Nossa Senhora das Neves é também conhecido como o dia de Santa Maria Maior, sendo esta a mesma devoção.

Esse tipo de situação é muito comum na devoção à Mãe de Jesus em geral, pois ela é uma única santa que recebe diversos nomes de acordo com a história de sua aparição, milagres operados, local de surgimento da devoção, etc. Trata-se de um antigo costume que a Igreja vem desenvolvendo ao longo dos anos e que se fortaleceu no campo da religiosidade popular.

A origem da devoção

Para explicar a devoção e o por que de se comemorar o dia de Nossa Senhora das Neves a Igreja propagou a sua história, que é fonte de feitos fantásticos e de um milagre. Conta-se que no ano 352 um casal de idosos romanos muito ricos e sem filhos suplicaram a Nossa Senhora que os orientasse sobre o que deveriam fazer com suas posses, tendo ela falado com eles através de um sonho. Nesse evento ela teria dito que eles deveriam construir uma Basílica na Colina de Roma, sendo que esta apareceria coberta de neve no dia seguinte à sua construção. O casal obedeceu e assim o fez, terminando a construção no verão. E eis que a promessa da Virgem se cumpre e em pleno verão teria nevado e a Basílica de fato amanheceu coberta de neve. Daí o título de Nossa Senhora das “Neves”.

Como esses fatos ocorreram na madrugada do dia 04 para 05 de agosto de 352, o dia 05 de agosto ficou consagrado historicamente como o dia de Nossa Senhora das Neves.

O sonho Papal

Conta ainda a história que algum temo depois o Papa Libério teve o mesmo sonho que o casal de idosos de Roma e por isso mandou construir um grande templo em honra a Nossa Senhora das Neves no mesmo local, tornando assim ainda mais forte o poder da devoção em todo o mundo.

Não se trata de uma data comemorativa apenas para a Paraíba

Apesar de o dia de Nossa Senhora das Neves ser lembrado com grande fervor pelo povo paraibano, essa não é uma data comemorativa apenas para ele. Sendo uma devoção católica, é natural que pessoas em todo o mundo desenvolvam o costume de comemorar essa data com enorme carinho, especialmente aquelas pessoas que afirmam ter recebido graças por intermédio da santa.

Logo, essa é uma data comemorativa de todos os devotos espelhados pelo mundo e não apenas de um grupo de pessoas do Estado da Paraíba, o que abrilhanta ainda mais a comemoração dessa data, tornando-a mais completa e feliz.

Nesse dia queremos nos unir ao coro de fé do povo paraibano e agradecer à sua padroeira pelas bênçãos e graças derramadas sobre o Estado.

Homenagem a João Pessoa

Muito se tem questionado atualmente sobre o feriado em homenagem a João Pessoa e o que tem ocorrido para ele não ser mais respeitado no calendário do Estado e por isso decidimos trazer explicações sobre o tema.

Até o ano de 2015 o Estado da Paraíba tinha como um de seus feriados estaduais o dia 26 de julho, data em homenagem a João Pessoa, um dos ilustres batalhadores pela construção da sociedade paraibana. Entretanto, em dezembro de 2015 foi aprovada uma lei na Assembleia Legislativa que transferia esse feriado para o dia 05 de agosto, data em que se celebra o aniversário da fundação da Paraíba e da emancipação da capital João Pessoa, cujo nome se deve à figura que hoje falamos nesse artigo.

Como a sociedade paraibana ainda alimenta grande reconhecimento por todos os trabalhos prestados, queremos falar especificamente sobre a homenagem a João Pessoa, aproveitando para falar sobre sua biografia e contribuições para que o Estado da Paraíba se tornasse o que é hoje: um dos mais importantes estados do Brasil!

Quantos dias faltam para o dia de Homenagem a João Pessoa 2020?
hoje é .
O dia de Homenagem a João Pessoa é comemorado dia 5 de agosto.
Faltam 265 dias para o dia de Homenagem a João Pessoa 2020
Dia de Homenagem a João Pessoa
Agosto
DoSeTeQuQuSe
26272829303101
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30310102030405
05: Homenagem a João Pessoa
05: Nossa Senhora das Neves
09: Dia dos Pais

Vamos falar sobre João Pessoa

Seu nome era João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, advogado e político nascido em Umbuzeiro – PB em 24 de janeiro de 1878 e morto no Recife – PE em 26 de julho de 1930. Dentre os cargos ocupados se destacam os seguintes:

  • Auditor Geral da Marinha;
  • Ministro da Junta de Justiça Militar;
  • Ministro do Superior Tribunal Militar;
  • Presidente da Paraíba.

Foi devido ao dia de sua morte que durante muito tempo o dia 26 de julho vinha sendo comemorado como dia de homenagem a João Pessoa, vistos os feitos por ele promovidos em prol de sua terra mãe.

Quando se tornou Presidente da Paraíba João Pessoa promoveu uma reforma política e administrativa do Estado, tornando-o menos caro e mais eficiente, o que à época foi um grande ganho para toda a população. Ele também se dedicou a buscar mais receitas para o Estado, a fim de garantir sua sustentabilidade financeira. Para isso, por exemplo, promoveu a tributação sobre o comércio realizado entre o interior da Paraíba e o Porto de Recife. Isso ocasionou muitos desconfortos com as oligarquias, que se viam desprestigiadas pelo governo. Mas para a população em geral esse modelo de política austera foi bastante positivo, pois auxiliou o Estado a obter maior desenvolvimento econômico com o passar do tempo.

Uma figura controversa

O fato de até pouco tempo ter existido o costume de se prestar uma homenagem a João Pessoa com um feriado estadual não significa, entretanto, que ele foi uma unanimidade entre as pessoas do Estado. Muitas se manifestaram contrárias às suas ideias e não eram somente os oligarcas. Pessoas do povo, que também se beneficiavam com as medidas tomadas para aumentar a renda do Estado e assim aumentar a qualidade de vida da população, também se mostraram arredias às suas ideias.

Isso é comum no meio político, já que ninguém é unanimidade. Mas no caso de João Pessoa é possível que isso tenha provocado problemas ainda maiores…

O Assassinato de João Pessoa

Ainda durante seu mandato, numa viagem ao Estado de Pernambuco, João Pessoa foi assassinado e isso gerou muitas polêmicas em relação aos motivos que alguém teria para fazê-lo e o que melhor se encaixava nas teorias apresentadas era uma revolta pelo fato da política de austeridade implantada por seu governo.

Mas sua morte ainda rendeu outros episódios para a nossa história, sendo o mais emblemático deles o estopim para a Revolução de 1930, um golpe que quase três meses mais tarde já derrubava do poder o Presidente Eleito e colocava em seu lugar Getúlio Vargas, que prometia trabalhar incessantemente pelo desenvolvimento do país instaurando um novo tempo para a República Brasileira.

Embora já não seja mais um feriado estadual, queremos nos unir à população paraibana e render uma bela homenagem a João Pessoa, esse filho ilustre das terras da Paraíba, que foi um dos grandes responsáveis pelo Estado ser o que se tornou com o decorrer de todo o tempo.