Réveyllon véspera de Ano Novo 2020

Réveyllon véspera de Ano Novo 2020

Réveyllon véspera de Ano Novo 2020

A véspera de Ano Novo no Brasil é um dos dias mais especiais do ano porque trata-se da comemoração do Réveyllon, uma das festas mais tradicionais para o povo. Seja por motivos religiosos, espirituais ou puramente pessoais, os brasileiros levam muito a sério as boas-vindas do ano novo, realizando grandes celebrações e participando de vários rituais e tradições. Além do mais, dezembro é um mês de verão no hemisfério sul, e o clima deslumbrante do Brasil e a beleza natural exuberante fazem dele um excelente destino para as férias de Ano Novo.

Sobre as festividades de Ano Novo

O Réveyllon é uma das datas que compõe as festas de final de ano e é bastante aguardado pelas pessoas durante o decorrer de todo o ano. Trata-se de uma festa bastante movimentada, com comemorações de um extremo ao outro do mundo, sempre levando as pessoas a se despedirem de um ano para recepcionarem o ano vindouro.

O que Significa esse Termo?

A palavra “Réveyllon” vem de origem francesa e tem como significado “a virada de uma noite longa”, não necessariamente apenas a noite da virada do ano. Pode designar, por exemplo, a noite de Páscoa (véspera, Sábado de Aleluia), ou mesmo a noite de Natal.

No Brasil, entretanto, convencionou-se chamar por esse nome apenas a festa de virada do ano. Essa foi a forma encontrada de dar um nome àquela que viria a ser uma das comemorações mais badaladas em todos os anos.

Família, Festas e Projeções de Futuro

O que torna ainda mais mágica a festa do Réveyllon é que nesse período do ano, em que também se comemora o Natal, as pessoas costumam estar mais sensíveis, buscando reparar seus erros e procurando uma vida nova, além de estarem projetando um casamento, a compra de uma casa, a troca do carro e muitas outras coisas que se comprometem consigo mesmas fazer no decorrer do novo ano.

Quanto à forma de se passar essa data, algumas pessoas preferem ficar em casa, na companhia de familiares e amigos mais próximos. Outras têm preferência por ir às festas promovidas das mais diversas maneiras por órgãos públicos e promotores particulares.

Maiores Festas de Ano Novo pelo Brasil

Como um país de dimensões geométricas, o Brasil tem a comemoração de Réveyllon bastante diversificada, sendo que há algumas cidades que se destacam e são o ponto de preferência dos turistas. Dentre elas queremos citar especialmente: Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Salvador e Recife.

As festas de virada são um espetáculo a parte e por isso aconselhamos você a não perder, onde quer que esteja nesse dia!

Algumas tradições brasileiras para a comemoração do Réveyllon

O povo brasileiro possui diversas tradições relativas à passagem do ano e aqui queremos lhe apresentar algumas delas. Confira!

1 – Pular 7 ondas

Se você está na praia quando a meia-noite chega, você deve pular 7 ondas e jogar flores brancas na praia para começar o Ano Novo com sorte, felicidade e prosperidade.

2 – Usar roupas íntimas de diversas cores

Mas engana-se quem pensa que as tradições roupas brancas sejam a única tradição de vestimenta para o brasileiro na virada de ano. A superstição mais comum é usar peças íntimas de cores com significados diferentes. Vestir branco é essencial, no entanto, as roupas de baixo podem incluir cores diferentes.

Os brasileiros normalmente escolhem a cor de suas roupas íntimas para atrair o que querem.

  • Amarelo: atrai dinheiro e prosperidade;
  • Rosa: atrai amor;
  • Vermelho: atrai paixão;
  • Azul: atrai harmonia;
  • Laranja: atrai sucesso profissional;
  • Verde: atrai saúde
  • Roxo: dá mais inspiração.

Diante desse quadro, você só precisa escolher qual cor deseja utilizar no Réveyllon brasileiro e atrair coisas boas para todo o ano que se inicia!

3 –  Comida Brasileira de Ano Novo

Comer romã traz riqueza. Você tem que comer sete pequenas sementes e manter as sementes em sua carteira durante a virada do ano.

Não é recomendável comer aves, como peru ou frango, pois esses animais andam para trás ou “regridem em vida”.

4 –  Sorte

Manter uma folha de louro na carteira e comer lentilhas lhe traz sorte.

5: Levar muito dinheiro

Sempre passe o Réveyllon com os bolsos cheios de dinheiro, para que você possa continuar o resto do Ano Novo da mesma maneira. Mas, você sabe, tenha cuidado em ir a qualquer lugar com maços de dinheiro em seus bolsos, pois isso pode ser muito perigoso.

A Deusa Iemanjá

Outra tradição do Réveyllon no Brasil, envolve a Deusa Iemanjá, a Rainha do Mar.

Muitos brasileiros adoram Iemanjá, que é uma divindade africana. Acredita-se que ela vigie marinheiros e pescadores, controlando o que eles pegam. Ela também é admirada por seu poder e representa a fertilidade e a família.

No Brasil, durante a construção da véspera de Ano Novo e da própria noite, os seguidores de Iemanjá vão ao litoral para fazer oferendas. Eles honram Iemanjá fazendo pequenos altares na areia e colocando velas dentro ou espalhando flores brancas pelo mar.

Tradicionalmente falando, à Deusa Iemanjá geralmente são oferecidas coisas que possuem “ânimo”. Isto significa, coisas que podem explodir, subir, desaparecer ou intoxicar. Exemplos disso incluem fogos de artifício e pipoca. Mas, além disso, acredita-se que Iemanjá se admirava, e é por isso que outros itens costumam incluir jóias, pentes, batons e espelhos.

Gostou? Então, bom Réveyllon à moda brasileira!